segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Aplicações informáticas úteis para a implementação do novo acordo ortográfico

(Post publicado inicialmente a 7 de Julho de 2011 e republicado pela óbvia pertinência agora que já estamos a menos de uma semana do início de um novo ano lectivo)

Hoje em conversa com outros colegas surgiu o assunto da implementação (nas escolas) do novo acordo ortográfico da língua portuguesa a partir de Setembro deste ano... Surgiram algumas dúvidas, alguma discussão e no final acabámos por partilhar alguns links que já conhecíamos para aplicações informáticas úteis para ter no computador e que nos irão dar jeito para migrarmos para o "novo" português.

Aquela que irei instalar no meu computador é a que consta na alínea a) (vejam abaixo) e que actualiza o corrector ortográfico do Office, no entanto, só mesmo lá para finais de Agosto é que irei fazer essa migração...

Assim, apresento uma lista de programas que poderão dar jeito (cliquem nas imagens para aceder às aplicações):

a) Para o Office 2007 e Office 2010 (Microsoft):


Nota: Segundo recomendação do colega João G,, confirmem "nas opções do office se tem na parte verificação o pré-acordo, pós-acordo e ambos". No meu caso não tinha... Eh eh eh

b) Para o OpenOffice (Oracle):

c) Lince - conversor para a nova ortografia (Portal da Língua Portuguesa):

d) Apple - aparentemente já vem de "origem". Segundo indicação do colega JedWar, é sé verificar nas preferências do word.

16 comentários:

  1. Eh pah... Agóra vô ficáre con u teistu toudu xeio de coizas veremeilhas!!! XD

    ResponderEliminar
  2. AH AH AH AH AH... Não serás o único. É por isso que vou adiar o "downgrade" lá para finais de Agosto.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Boa dica Ricardo, a das opções!

    Adiar o mais possível. ehehehe

    Vê no mail mais uma fatia de fruta, desde há muito...tstststs

    ResponderEliminar
  4. E se eu não aderir o que é que me acontece? ;)

    ResponderEliminar
  5. Já somos dois anónimo!

    Eu fico completamente bloqueada a escrever com o hortográfico acordo (que eu discordo).

    Não sei o que me vai acontecer, mas eu não vou aderir. Jamais!

    ResponderEliminar
  6. Colegas,

    sejamos profissionais.

    Nesta altura já não há espaço para afirmar "estou contra" ou "a favor" - se bem que nunca fomos consultados.
    É nosso dever, enquanto profissionais de educação, sermos veículo transmissor da nossa língua.
    É o nosso trabalho. Ponto. Façamo-lo bem.

    ML

    ResponderEliminar
  7. Cara colega ML, sou o primeiro anónimo.
    O meu profissionalismo não será manchado por não aderir ao acordo ortográfico. Não sou professor de língua portuguesa e julgo não comprometer as aprendizagens dos meus alunos com a minha opção.
    Chamar-me-à velho do restelo, conservador, tacanho, talvez. Contudo há momentos na vida em que temos de decidir se queremos seguir a corrente ou lutar contra ela. Dir-me-à que sou um simples grão de areia nesta grande engrenagem, porém continuo e espero continuar sempre, a achar que todos nós podemos fazer a diferença.
    As leis só são válidas se os cidadãos quiserem obedecerem às mesmas.

    ResponderEliminar
  8. Ainda pagas em escudos??? Escreves pharmacia? sózinho? O Português não é latim... não é uma língua morta..

    ResponderEliminar
  9. Obrigada, Ricardo pelo post. Vou partilhar.
    Tudo de bom.
    Bom final de ano lectivo.

    ResponderEliminar
  10. Ao último anónimo...
    Consegue explicar aos alunos o porquê do nome hipopótamo sem o H?
    Eu não.

    ResponderEliminar
  11. Ao último anónimo,
    E por que razão quem quer que seja tem de explicar aos alunos o porquê de hipopótamo sem H ou do que quer que seja sem H?! Não percebi...
    Se calhar convém saber o que muda com o AO antes de explicar o que quer que seja aos alunso...

    ResponderEliminar
  12. Quando a lei é injusta, ou apenas idiota como neste caso, o nosso dever é lutar contra ela.
    Concordo que uma língua esteja em constante evolução. Mas, neste caso, as alterações nada têm a ver com evolução. Foi apenas uma submissão dos nossos políticos medíocres a interesses estrangeiros (com o apoio de alguns lacaios nacionais).

    ResponderEliminar
  13. Tenho uma questão "economico-ética"...Se o Office instalado foi adquirido por meios digamos, de "amigo",a actualização do acordo ortográfico vai implodir o meu computador?
    Agradecia dicas úteis se fizerem o favor.
    Obrigadão.
    GoGo

    ResponderEliminar
  14. A coisa já foi feita e funciona direitinho.
    Obrigada Ricardo pela dica e já agora um bom ano para ti.

    ResponderEliminar
  15. GUIA EXPRESSO PARA A MUDANÇA:
    https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9ZGzjLwbLDZZTllZGM0ZDUtYmM4YS00ZmU3LWJlODMtOWU4M2M4NGIwZmY3&hl=pt_PT

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar