quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Critérios "manhosos" nas ofertas de escola - XXIII

Por aquilo que sei foi neste blogue que se iniciou a divulgação dos critérios utilizados por algumas escolas para selecção por contratação de escola. Ultimamente outros blogues de professores também começaram a divulgar critérios "manhosos" e ainda bem. É necessário que estes abusos sejam divulgados e neste momento, somos poucos para tanta "porcaria".

Obviamente que esta situação não é nova... Estes critérios já são utilizados (quase) desde que as ofertas/contratações de escola surgiram. O tempo apenas serviu para aumentar o número de escolas a aderir aos critérios "manhosos", por razões diversas, entre as quais as sucessivas "desistências" a que alguns horários se encontravam sujeitos, mas não só. Apenas este ano me lembrei de divulgar algo que apenas tinha uma ténue ideia, mas reconheço que estava longe de imaginar o grau de gravidade. Quase me arrependo da ideia que tive quando regressei de férias... Começo a acreditar que estaria melhor psicologicamente se não conhecesse o tamanho do buraco onde me fui meter. Tenho centenas de print screens na minha caixa de correio electrónico e digo-vos que cada vez que abro um sinto vontade de gritar. É revoltante... É triste... É indigno... É de deixar qualquer pessoa sem palavras...

Os critérios "manhosos" utilizados abaixo fazem parte daqueles que posso classificar como, no mínimo, INACREDITÁVEIS...

4 comentários:

  1. Boa tarde!
    Tenho uma dúvida, não sei se me podem ajudar, se já passaram peo mesmo e como reagiram... Concorri para uma oferta de escola onde os criterios até me pareciam fiáveis, ou seja, não era nada daqueles que tinam de ter leccionado no agrupamento. Qual é o meu espanto quando hoje reparo que uma pessoa que esta a 100posições a baixo de mim ficou colocada neste lugar. Bem não sei muito bem como vou reagir a isto...! Alguem me pode ajudar, será que posso pedir a lista de ordenação?

    ResponderEliminar
  2. O que é isto? Enganaram-se e estão a fazer já a avaliação de desempenho do(a) docente?!!! Ou estão a adiantar serviço?!!!

    ResponderEliminar
  3. Depois de ter verificado que o candidato seleccionado para uma CE foi alguém que foi excluido do concurso nacional por não comprovar possuir a habilitação para os grupos a que se candidatava, resolvi pedir a lista de ordenação dos candidatos e em troca recebi a resposta da directora a dizer que não é obrigada por lei a divulgar publicamente a lista e se eu quiser saber a minha posição terei de contacta-la via telefone( ficaria na mesma pois não iria saber a posição e graduação dos outros candidatos) ou deslocar-me pessoalmente às instações da escola…. e esta hei????? Isto já aconteceu a mais alguém? ou só a mim???

    ResponderEliminar
  4. Olá a todos! Talvez possa ajudar... Num concurso das Aec, fiquei em 6. lugar, não tendo entrado, com 22 anos de serviço, 31,812 de graduação ( e só concorri a este agrupamento porque os critérios eram, aparentemente, transparentes). Qdo saiu a lista, o colega em 1. Lugar tinha 14 de média de curso( e eu 18) e 233 dias de serviço( e eu 8.099). Fui à escola e o próprio director disse- me que se eu achava que tinha sido " prejudicada" que podia reclamar... E assim fiz: com a raiva, escrevi 4 páginas de reclamação, tendo- me dado ao trabalho de ir ver quem eram os 5 primeiros colegas( pela lista graduada do ministério). Enviei cópia para a Drec, dgrhe e ige... Da escola não tive resposta, mas sei que tiveram que repetir o concurso... Aquele foi impugnado. Não tenho a certeza se o facto de se reclamar leva à impugnação... Mas este foi ao ar e deu trabalho a alguém! Entretanto fui colocada na bolsa 2 ( na minha escolha 80, com contrato de um mês... E na minha escolha 35 ficou um colega 200 lugares abaixo de mim, boa?) mas isto para dizer que não pude concorrer de novo para aquele agrupamento... Mas tive pena. Havia alguém a engolir um sapo! Conselho: reclamem sempre!
    Boa sorte a todos!
    Ricardo: tb eu ia ficando " doente" a ver a podridão dos critérios, da selecção das pessoas, dos amigos que ficam nas escolas próximo de casa, e então nas aec é incrivel! Por isso tenho tanto apreço pelos colegas que estão a dar a conhecer estes factos... Obrigada a ti e aos " residentes" bem intencionados deste blog! Bem hajam...
    Dina

    ResponderEliminar