quarta-feira, 7 de setembro de 2011

"Critérios manhosos" começam a ganhar a atenção dos meios de comunicação social


Comentário: Finalmente... Finalmente a situação dos "critérios manhosos" para as Ofertas de Escola (OE) começa a ser divulgado e trabalhado nos meios de comunicação. Coloquei aqui no blogue diversos desses critérios, e apenas parei porque constatei que acabam por se repetir de escola para escola, ou seja, várias escolas a adoptar os mesmos critérios. Critérios formatados para alguém (no caso, professor) que interessa manter.

A esmagadora maioria dos critérios das OE tem como ponto comum o já ter leccionado naquela escola / agrupamento... Depois seguem-se mais dois ou três critérios que rematam a selecção (concordância do director e alguma formação específica, são dois dos exemplos clássicos), não deixando grande margem de "manobra" para quem quer tentar mostrar aquilo que vale.

21 comentários:

  1. Boa Noite

    O que vou referir não está ligado com o post mas penso ser do interesse de todos os que não ficaram colocados. Hoje fui à DGHRE para pedir uma informação ( dado não ter sido colocado e estar à espera da BR1) sobre o terminus do contrato, que na eventualidade de ficar colocado, terei que assinar na escola. E também porque as oferrtas de escolas terminam todas a 31/07/2012. Após uma espera de 45 minutos ( o que até não achei muito ) informaram-me que a colocação obtida na BR1 e subsequentes terminarão de acordo com o concurso efectuado porque as opções on-line do concurso referem 31/08/2012 e es~´a de acordo com o decreto que rege o concurso. Esperemos para ver

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por compartilhar essa informação :)

    ResponderEliminar
  3. Ricardo, o único critério deveria ser a ordem (quando justa)da lista. Apenas o nosso número de ordem! E devia continuar a haver colocações diárias como no ano das eleições! (Há dois anos.)

    Scho injusto um colega que pode ter Muito Bom numa escola onde foi possível -e na minha não- passar à minha frente, quando também merecia.

    Deviam pôr os olhos no Concurso dos Açores! Aquilo sim é claro e justo, sempre com as mesmas regras, seguindo a lista, todo o ano lectivo, não dando lugar a cunhas (ofertas duvidosas)!

    Obrigada pelo teu tempo.

    :)

    ResponderEliminar
  4. agora,o mbom é dois em um...
    serve para subir na lista graduada e serviu como criterio manhoso para alguns directores.

    ResponderEliminar
  5. Boas.... O q vou dizer n é bem adequado para aqui, digo o assunto, mas já agora.... Sobre a caducidade, há quem diga q há escolas a pagar e outras n..... Mas isto é o quê???? Uns são filhos outros filhos da P.... Perdoem-me mas isto dá cabo de mim.... A ser verdade é uma grande injustiça. Ou pagam a todos ou n pagam a ninguém!

    MP

    ResponderEliminar
  6. Eu não conheço uma única escola que tenha pago.

    ResponderEliminar
  7. Olá. Obrigada pelo seu trabalho. Gostaria de colocar duas questões. Estou colocada em duas escolas através de oferta de escola. No caso de haver reuniões sobrepostas, a qual das escolas devo ir? Se numa escola marcarem uma reunião para uma hora a que tenho aula no outro estabelecimento, tenho a falta justificada?

    ResponderEliminar
  8. Tentando responder ao comentário anterior:
    No ano lectivo de 2009/2010 estive em duas escolas com o conhecimento, claro, das direcções... quando uma das escolas marcava as reuniões em 1ºlugar eu comunicava de imediato à outra escola para que o calendário dessa 2ªescola pudesse ser feito em função das outras reuniões... todos os colegas procediam assim, dado que não podemos faltar às reuniões! Espero ter ajudado!
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  9. Os critérios das ofertas escola e TEIP têm de ser de facto modificados. Assim são sempre os mesmos a ficar colocados e alguns com muito menos qualificações em termos académicos e experiência profissional.

    Este tipo de concurso beneficia claramente a corrupção. Além do mais retira autoridade a todos os seus beneficiários que, supostamente, são educadores.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada, Maria. Mas há um problema. Nas duas escolas, o dia reservado para reuniões é o mesmo: quarta-feira à tarde. Quando fala em dar conhecimento à direcção, está a referir-se às reuniões de avaliação, certo? Porque se forem todas as reuniões, e havendo vários colegas em mais do que uma escola, torna-se muito difícil...

    ResponderEliminar
  11. Verifiquem o Concurso dos Açores! Este,sim é claro e justo, sempre com as mesmas regras, seguindo a lista graduada, todo o ano lectivo, não dando lugar a critérios manhosos por parte das escolas!

    ResponderEliminar
  12. hoje vi numa oferta de escola o seguinte critério: idade como factor de desempate! Parece-me injusto e completamente descabido. Por outro lado, não revela qualquer preocupação com a qualidade do serviço que se presta enquanto docente.

    ResponderEliminar
  13. Para anónimo:
    No meu caso tinham sempre em consideração e não tive nenhuma sobreposição em qualquer tipo de reunião... podem ser reuniões no mesmo dia mas não coincidir na hora... a escola tem que ter isso em conta e no meu caso tinham... Eu acho que o melhor é falar com as direcções das 2 escolas e alertar para esse aspecto! ..No meu caso eu dava conhecimento de todo o tipo de reuniões mal fossem marcadas para que a outra escola não marcasse em cima, porque não podem... também, as duas escolas tinham os meus 2 horários para saberem exactamente qual era a minha "disponibilidade"...

    ResponderEliminar
  14. Já me deparei com o seguinte critério: "Proximidade do local de residência à escola" ou "Distância do local de residência à escola em Km"... interessante, não é?

    ResponderEliminar
  15. Para anónimo

    Relativamente a reuniões sobrepostas, vai àquela que mais lhe convier e justifica a falta na outra escola através de um art., (que não tenho presente mas que informam na secretaria), que se refere a faltas para cumprimento de obrigações. Terá de levar o comprovativo da presença na reunião para justificar a falta (passado na secretaria e assinado pela direcção). No caso de reuniões de avaliação terá de deixar todo o processo de avaliação concluído na escola em que vai faltar.Espero ter esclarecido o caso.

    ResponderEliminar
  16. Relativamente a estes critérios julgo o mais caricato é requerer formação em teatro para lecionar o grupo 240,(E.V.T)." Alteram desta forma o programa nacional e não comunicam nem aos docentes da própria disciplina"... Assim como a " distância"!!!

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Isto é demais, estes critérios de TEIP já estão feitos para certas pessoas e na distribuição de serviço pelos professores do quadro, arranjam sempre forma de arranjar lugar para os «professores que lecionaram no ano lectivo anterior». Depois da Direcção avisam os colegas do ano passado «Olha já está o orário a concurso, não te esqueças de concorrer». Isto é uma pouca vergonha. Este concurso de 4 anos nos TEIP favoreceu esses mesmos, quem ficou em 2009 ficará até 2013 - 4 anos de serviço completo - ultrapassando centenas ou milhares de colegas, incluindo a mim própria. Isto envergonha a escola pública e eu tenho cada vez mais pena de fazer parte dela!

    Uma professora ultrapassada

    ResponderEliminar
  19. Concorri a um horário numa escola TEIP,foi colocada uma colega com 226 dias de serviço, eu tenho 2455 dias de serviço!!!! Ela ficou porque porque já tinha exercido funções nessa escola sem registo de ocorrências!!! Por favor, de que me serviu correr o país de lés a lés...e ilhas????? Isto é revoltante!!!!Desespero!!!
    A escola de que falo é Escola Secundária Inês de Castro em Vila Nova de Gaia e o meu grupo é o 520.

    ResponderEliminar
  20. Cara Ivone e pode crer que esses colegas que estão nos TEIP já não saem de lá tão depressa porque vão sempre renovando os contratos com base nos criterios feitos a medida.

    Uma professora ultrapassada

    ResponderEliminar
  21. Infelizmente hoje em dia os directores das escolas fazem o que querem dos contratados. Estive 2 anos numa escola TEIP e este ano ficou outra pessoa no meu lugar muito menos graduada em todos os critérios do concurso. Quando questionei a directora disse que o que conta é a entrevista e que ela escolhe quer quiser para o lugar.
    UM ESCÂNDALO, UMA VERGONHA, VIVA A CUNHA E AOS LAMBE-BOTAS!!!

    ResponderEliminar