quinta-feira, 29 de setembro de 2011

0,1% de reclamações na BR2


Comentário: Os argumentos utilizados por Nuno Crato e João Casanova de Almeida não me espantam nem desiludem... A ligação a uma máquina partidária, qualquer que ela seja, amordaça-nos a razão e tolda-nos o juízo. No artigo cujo link coloquei acima, o que realmente me surpreendeu foi a informação dada pelo Ministro da Educação, relativa às reclamações e que passo a citar:

"Nuno Crato garantiu que o ministério irá analisar todos os recursos que cheguem de professores que contestem os resultados do concurso, mas voltou a apoiar-se nos números para afirmar que as irregularidades são "exceções": da primeira bolsa só 0,04% dos candidatos apresentaram recurso e da segunda só 0,1%."

Apenas 0,1% dos colegas avançaram com recurso hierárquico?! Afinal o que é que aconteceu? Os restantes ficaram atemorizados pelos resultados da consulta prévia? Neste blogue e no blogue do Arlindo foram dadas diversas informações que tinham como objectivo ajudar na elaboração de um eventual recurso... Sempre pensei que estas informações e conselhos seriam úteis e que muitos os iriam utilizar. Pelos vistos, a esmagadora maioria desistiu perante a pressão do MEC e de alguns rumores que entretanto foram gerados por falta de informação relativa ao mecanismo das reclamações. Infelizmente, pois acabamos por dar (de forma involuntária) mais um argumento para justificar o falso "pleno" funcionamento da aplicação. 

24 comentários:

  1. Fiz ontem a consulta prévia e recebi o seguinte email:
    Caro(a) candidato(a), Serve o presente para informar V. Exa. de que a resposta à sua consulta prévia, no âmbito da aplicação do recurso instruído, já se encontra disponível para visualização. Para o efeito, deverá aceder à referida aplicação de recurso instruído, tendo em conta o prazo legal do recurso hierárquico. Caso pretenda proceder ao recurso instruído deve seguir as instruções constantes da aplicação concebida para aquele efeito, tendo em atenção a Nota Informativa disponível na página da Internet da DGRHE em www.dgrhe.min-edu.pt, área de docentes, concurso de 2011, documentação. DGRHE.
    Já tentei várias vezes entrar na aplicação e não consigo. Dá a seguinte mensagem: O seu perfil de utilizador não lhe permite executar a operação pretendida.
    Amanhã vou entrar em contacto com o Sindicato pois não sei o que fazer!

    ResponderEliminar
  2. Não acredito que muitos dos que recorreram tenham desitido perante a resposta da consulta prévia, alguns sim, mas tal como a colega CRISTINA referiu, não é novidade para ninguém que nos momentos mais cruciais a aplicação falha sempre.
    Comigo aconteceu o mesmo e esta ficou por submeter.
    Como bom matemático que o ministro é, seria facil manipular os números com formulas duvidosas.
    Sr. Ministro não é o único no mundo a perceber e dominar matemática...
    Rui Pacheco

    ResponderEliminar
  3. O meu recurso seguiu...pelo vistos faço parte dos 0,1%. Agora é esperar e esperar mais! E este é o 2º recurso...

    ResponderEliminar
  4. Pois o meu também embora seguisse muito semelhante à primeira pergunta que se baseava na origem de determinados horário (substituição por doença, aumento de turmas...) Voltei a insistir pois recebi a mensagem padrão e não vi a minha dúvida esclarecida...

    ResponderEliminar
  5. Eu também recorri e não consigo entrar na aplicação. Quando entro não deixa escolher a semana!!!!!!!!!! Todas estas falhas estão a dar um jeitão a alguém...

    ResponderEliminar
  6. Pergunto-me qual terá sido o número de consultas prévias?
    Há muitas formas de manipular dados. Veja-se a discrepância que acontece sempre que há uma greve.

    ResponderEliminar
  7. 0,1% em 150 mil professores dão 1500 recursos.
    Os 0,1% são sobre o quê?

    ResponderEliminar
  8. Pois, vamos lá pensar, que eles são muito espertos e lançam estes números para minimizar a trafulhice.

    Qual é o universo? 150 mil ou os 37 mil desempregados? Admitamos que são os 37 mil... quantos professores se podem queixar que foram ultrapassados? São os 500 primeiros de cada grupo, em média? Claro que esses números em percentagem são claramente falaciosos. Há muita gente já descrente por tanta trafulhice.

    Quem julga os recursos são os jurista da DGRHE. Pois... julgam em causa própria... valerá a pena andar lutar quando eles são juízes em causa própria? Pois...

    ResponderEliminar
  9. Ainda não percebeste,embora eu tenha insistido bastante que, o que o teu e outros blogues, andam fazendo é apenas brincar e que quando as coisas se complicam, não se podem resolver com desabafos e palavras , mas sim com atos concretos( gabinetes jurídicos de Sindicatos)e levar as coisas até ao fim.
    Convence-te pela ultima vez só complicas em vez de ajudares....

    ResponderEliminar
  10. Realmente resta saber quais os números totais em que esta percentagem actua. Não creio que estejamos a falar dos 150 000. O mais provável é que estejamos a falar do número total de colegas contratados que estavam em concurso a nível da 2.ª BR. Mas já nem sei nada. Podemos estar perante mais uma manipulação...

    ResponderEliminar
  11. A dgrhe escudou-se em respostas vazias, padronizadas e claramente bem ensaiadas, quer no caso das consultas prévias quer no caso dos recursos.

    ResponderEliminar
  12. Para transmontano: Crie um blogue, colega... Crie um blogue. Ou será que já o possui? :)

    ResponderEliminar
  13. Ó transmontano, como já disse noutro post mais em baixo, não vale a pena tanto esforço !!! Há coisas que se constroem e que ninguém consegue destruir porque estão guardadas dentro de nós. Serão sempre preciosas e únicas. Aí não tens acesso. Que pena...
    O que este HOMEM, que eu não conheço, tem feito por muitos, é um desses valores que se encontra guardado em cada um.

    ResponderEliminar
  14. Desconfio que muitos colegas utilizaram apenas a consulta prévia e não fizeram o recurso.
    E quanto aos colegas que tentaram fazer o recurso hoje, se lerem com atenção o site da DGRHE, ficarão a saber que prazo para os recurso da BR2 acabou ontem às 18h!

    ResponderEliminar
  15. Ricardo
    à 4ª lá entrou o comentário, mas só com o Chrome. Com IE voltou a acontecer o que te tinha dita. Ele entra, mas quando volto a abrir a caixa dos comentários ele não está lá!

    ResponderEliminar
  16. PARA TRANSMONTANO:VAI À MERDA!Sofia

    ResponderEliminar
  17. De certeza que muita gente recorreu.Óbviamente que a DGRHE tentou dissuadir os professores a não interpôr recurso com a resposta dada na consulta prévia.E também acredito que a aplicação foi bloqueada várias vezes para impedir os recursos.Eu estive durante quase 1 noite e 1 manhã inteira para entrar.Passado 3 minutos de fazer a Consulta Pévia Já tinha resposta-chapa1.António

    ResponderEliminar
  18. Eu nunca consegui entrar na apicação, ela revertia-me sempre que o meu perfil não era adequado.!!! nunca consegui reclamar.!!

    ResponderEliminar
  19. Advogado do Diabo, na nota informativa diz o seguinte: A submissão da “Consulta Prévia” suspende o prazo dos cinco dias dados pela lei para recorrer, pelo igual número de horas que decorram até ser disponibilizada a resposta dada por um jurista, na mesma aplicação electrónica, passando a partir daí a contar o prazo remanescente até ao limite dos cinco dias.
    Recebi dia 28 o email por isso penso que ainda estou dentro do prazo para fazer o recurso. Estou errada? Obrigado

    Tentei fazer este comentário várias vezes mas nunca aparecia :(

    ResponderEliminar
  20. Suspende pelo número de horas até à hora em que recebe a resposta.

    ResponderEliminar
  21. A mim e a mais dois colegas também aparece "O seu perfil de utilizador não lhe permite executar a operação pretendida." Impossibilitando a submissão da reclamação após a consulta prévia!

    ResponderEliminar
  22. É como digo: em todos os serviços e repartições as falhas informáticas são sempre muito convenientes...

    ResponderEliminar
  23. Primeiro, penso que é muito fácil virar as coisas a nosso favor utilizando números... Como foi referido por uma colega 0,1% de 150mil são 1500 recursos... E acredito que seja esse o universo, porque se fosse dos não colocados até poderiam usar valores absolutos.
    Quanto aos recursos, são bem complicados. Fiz um às colocações de 31 de Agosto ao qual já recebi resposta positiva. Contudo comecei com uma questão prévia que apenas foi respondida parcialmente (provavelmente seria a forma que daria mais jeito para que o candidato desistisse de recorrer). Avancei com o recurso, mas não foi possível fazê-lo na parte das denúncias, tendo tentado enquadrar a situação noutro separador. Aquando da 1ªBR reformulei a questão prévia feita anteriromente para receber a resposta que queria, mesmo assim deixaram de responder à parte da questão que realmente me interessava (talvez por dar jeito, ou talvez por estarem já a rever a minha situação).
    entretanto já decorria a fase de recurso à 2ªBR, mas o meu nome não aparecoia em lista nenhuma (colocados e não colocados) e eu não conseguia aceder à aplicação...

    Colegas, é tudo muito impessoal, não passamos de números e de possíveis descartáveis numa situação económica em que devemos representar menos de 0,1% da despesa do Estado...
    Peço imensa desculpa por não ter ido a Lisboa, mas estou muito longe e comecei com o horário, que me era inicialmente devido, de um dia para o outro, não tendo quase tempo para preparar as actividades lectivas...
    Tentarei organizar as coisas de modo a poder estar mais presente na luta, não só dos professores, mas de um povo inteiro que nunca evoluirá sem a actuação dos professores...
    Não podemos deixar de lutar pelos nosso direitos, não podemos deixar de recorrer.
    Abraço e felicidades para todos...

    ResponderEliminar