quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Últimas informações (reunião FENPROF / MEC)

E após a reunião de hoje entre a FENPROF e o MEC, os resultados são os seguintes (retirado daqui):

- Os docentes com horário-zero que não obtenham colocação através do concurso para DACL terão uma afetação administrativa, em escola do mesmo concelho, onde desenvolverão atividade de reforço das aprendizagens dos alunos, sendo essa a sua componente letiva;

- Os docentes que se candidataram a DCE, por razões de doença ou acompanhamento de familiar dependente, caso não obtenham colocação terão, igualmente, uma afetação administrativa em escola que permita a satisfação da razão por que, comprovadamente, concorreu a DCE. Para os docentes das regiões autónomas, esta situação será também resolvida através de despacho próprio. Por fim, o MEC demonstrou abertura para, no futuro, ser estabelecido um mecanismo que permita uma solução permanente ou duradoura para estas situações, desde que devidamente comprovadas;

- Relativamente à contratação, o MEC referiu ser ainda cedo para se conhecer o número de docentes que serão colocados, mas ficou claro que poderá ser muito inferior ao do ano que agora se conclui em que, desde 1 de Setembro, foram colocados para o ano todo e em horário completo cerca de 15.000 docentes. .

Para além disso, "fica a informação de já ter sido elaborado o despacho que permite a apresentação dos docentes, nas escolas de colocação, no prazo de 72 horas, assim como o despacho que autoriza a colocação de professores, por mais um ano, em escolas estrangeiras que se encontram fora da rede de Ensino Português no Estrangeiro".

3 comentários:

  1. Ricardo, se estiver "em linha", talvez me possa esclarecer uma dúvida.Esa "afectação administrativa" diz respeito a todos os profs que concorreram a DACL, ou só a QE/QA? É q eu sou QZP. Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. A questão que se coloca em relação aos DACL do QZP (quanto a mim e porque em relação aos QE já estava previsto que teriam que ser colocados em proximidade com os Agrupamentos de origem) é que só serão colocados administrativamente os que não obtiverem colocação por concurso. Os colegas que "arriscaram" e concorreram a mais zonas poderão ficar mais distantes daqueles que apenas concorreram mais proximo e a menos prioridades. A saber-se desta decisão no periodo de concurso, provavelmente os colegas teriam tomado outras opções. Considero que seria mais justo (havendo esta possibilidade de colocação em funções de apoio) que cada Agrupamento pudesse ficar com ois docentes que a ele concorreram e obtiveram colocação para os 4 anos lectivos.
    Estarei a pensar bem?

    ResponderEliminar
  3. Em relação a esta informação:"Os docentes com horário-zero que não obtenham colocação através do concurso para DACL terão uma afetação administrativa, em escola do mesmo concelho, onde desenvolverão atividade de reforço das aprendizagens dos alunos, sendo essa a sua componente letiva;" Que concelho é este???O concelho a que pertence o agrupamento da colocação do ano anterior certo?????

    ResponderEliminar