quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Serão preenchidos em breve


Comentário: Segundo o MEC, esta falta de "preenchimento" terá sido consequência de "alguma ineficiência do sistema". A "ineficiência do sistema" estará, na minha singela opinião, mais relacionada com manifestações de preferências restritas por parte dos professores do que com outro facto qualquer que se queira imputar à "máquina" concursal.

Por aquilo que sei existem vários horários que foram para oferta de escola (para escolas TEIP, por exemplo) que não foram ocupadas por qualquer docente do quadro... Esses horários deverão ser ocupadas já amanhã para os colegas contratados que concorrem para as ofertas de escola, como tal este número (os tais 3000) será rapidamente reduzido. Para além disso, existem alguns grupos de recrutamento ( Espanhol é um desses casos pois a lista de não colocados encontra-se vazia) que certamente obterão mais horários já nestas próximas Bolsas de Recrutamento.

Assim... Tenham calma, que este tema ainda não está esgotado. Ainda vão surgir mais horários, ok? Não esmoreçam já.

18 comentários:

  1. Se fossem horários TEIP o ME não afirmava no comunicado que os mesmos "vão para bolsa de recrutamento" porque não vão. E os horários por preencher de espanhol não são mais de 3000 certamente.
    E já vimos por ai colegas que dizem que as escolas pediram horários e não ficou ninguém e outros em que as escolas manifestaram interese na renovação e também não ficou nem contratado nem quadro. E as próprias escolas dizem que não entendem.
    Portanto opino que se tratam de variados horários que por qualquer motivo transcendente para mim não entraram no jogo.
    Se não estiver a pensar bem digam pff.

    ResponderEliminar
  2. Há também outros exemplos:

    Colegas a quem havia sido comunicado o regresso a escola de origem e/ou concorreram a DACL, foram retirados do concurso, por afinal já terem horário na escola onde estavam destacados. Só sabendo disso tarde e más horas.
    Conclusão: O horário na escola de quadro de origem já não foi a concurso!

    ResponderEliminar
  3. Uma semana a mais no ME sem pagar vencimentos a milhares de professores ainda por contratar é sinónimo de milhares de € que ficam nos cofres. É tudo um jogo de interesses e a façanha repete-se todos os anos sempre por culpa do sistema ("coitado"). Ainda não desesperei mas desmotivei. Um dia irão querer-nos e não nos terão!!!

    ResponderEliminar
  4. Ricardo, a ser verdade que esses horários n entraram agora por "ineficiência do sistema" é um escandalo; é brincar com a vida das pessoas. Para além de um dacl ter ocupado a minha possibilidade de renovação, apanhei um horário pequenino, porque não apareceram horários do código 1 e 2 para onde tinha concorrido. Além disso, o dacl q ficou na minha ex escola ficou na sua ultima preferência, a uma distância razoável da sua área de residência. Se esses horários tivessem saído agora muito provavelmente nem eu nem ele estaríamos nesta situação.
    O Q TENHO VISTO É O DESRESPEITO TOTAL E ABSOLUTO POR TODOS.

    ResponderEliminar
  5. JediWar
    Aquele nº resulta da diferença entre o nº de horários pedidos e o nº de colocações (entre DCAL, DCE e contratados).
    E uma matemática muito simples. Foram pedidos 18118 horários (onde estão incluidos os horários das TEIP) e foram colocados 14939 professores (entre DACL, DCE e contratados, incluidno DACL nas TEIP). A diferença entre os horários pedidos e as colocações dá os tais 3179

    ResponderEliminar
  6. Boa Noite Ricardo! Não fiquei colocada no 420, a minha ex-escola
    tem um horário de 18 h, não aparece
    no concurso (não está ocupado), fui a escola e fiquei a saber. Tb não sabem o que aconteceu. Estou desesperada (sei que o ME não é o Centro de Emprego) mas tenho experiência de ensino de 15 anos, não é de 15 dias. Isto é verdadeiramente vergonhoso, pensava que as coisas iam mudar para melhor, apoiarem o ensino, etc,etc, mas o que vejo !!!

    ResponderEliminar
  7. Advogado:
    Sim!
    O meu comentário pretendia falar de exemplos de horários que não foram a concurso, que poderiam dar uma outra organização às colocações.

    Não tinha a ideia fazer uma análise de números divulgados.

    ResponderEliminar
  8. Ricardo, existem horários TEIP que foram ocupados por DACL... Garanto-te!!! ;)

    ResponderEliminar
  9. Uma colega foi colocada com horário completo numa escola e não vai aceitar, garantido.
    Eu, logo o seguinte na lista de preferências, numa escola na mesma localidade com 12h.
    Pode haver algum tipo de destacamento directo entre as duas escolas, ou seja, será que, por ser o seguinte na lista de colocações, posso ocupar esse horário completo?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  10. Não vai aceitar um horário completo? não deve aperceber-se do panorama... dá Deus nozes a quem não tem dentes...

    ResponderEliminar
  11. Para além disso, há ainda as escolas que já sabem que têm vagas, e algumas que irão até ao final do ano lectivo, contudo, como não se tratam de casos de aposentação, vão abrir como vagas temporárias, para evitar que os contratos se prolonguem até 31 de Agosto. Medidas economicistas...

    ResponderEliminar
  12. Paulo, se ficaste colocado com 12h, penso q n podes voltar a ser colocado no horário completo recusado pela colega. Penso q esse horário vai para a bolsa. Mesmo sendo o seguinte na lista, já foste colocado, logo já n estás na lista de graduação para a bolsa. Penso eu de que...
    Também estou nessa situação e sei q vão aparecer horários completos, mas n são para nós, infelizmente.

    ResponderEliminar
  13. Isto é tudo uma palhaçada. Onde está o rigor? Fui colocado com 14 horas (uma das ultimas opções), e provavelmente se os tais 3170 horários fossem lançados teria outra sorte. Desta forma outros docentes, pior graduados, serão bem capazes de obter melhores horários. Onde está a justiça das listas de ordenação? E porque é que ninguem nos media fala nisto? Acham normal 3000 vagas por colocar com uma justificação de ineficiência do sistema? Por uma questão de equidade o concurso deveria ser repetido. Se ninguém fizer nada, vou tornar isto publico. As repursões (quer financeiras quer na lista de graduação) são demasiado serias.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  14. Continuo sem perceber que "ineficiência do sistema" foi esta...
    Não seria suposto o ministro explicar o que aconteceu e o que tenciona fazer para solucionar o problema?
    Ou não sente ter responsabilidade alguma perante a falta de eficiência dos serviços do ministério que dirige?

    ResponderEliminar
  15. m&m Obrigado... Eu já imaginava que poderia ser algo do género...
    O que aconteceu com a colega é que tb tinha se candidatado a uma oferta de escola com horário completo, mas mais perto de casa.
    Obrigado pelos esclarecimentos...

    ResponderEliminar
  16. Graças a essa "ineficiência do sistema" fiquei colocada a 50km de casa. Muitos podem achar que não é mau, mas provavelmente eu poderia ter ficado mais perto e a vaga que eu fui ocupar poderia ser melhor para outro colega. Sou DACL e provavelmente vou ver colegas com menos tempo de serviço aqui perto da minha área de residência.

    ResponderEliminar
  17. estamos pior que nunca...este ano os directores meteram quem quiseram com total desrespeito pelas listas graduadas-
    os sindicatos nao devem consentir ,o que nem no tempo do Salazar se fez.
    tais directores devem ser saneadoa,pois estes incompetentes estao habituados a ganha-lo sem trabalho e vao cometendo injustiças e gastando o dinheiro dos nossos impostos.

    ResponderEliminar
  18. O meu caso mostra bem ao que isto chegou... fui reconduzido pela Direcção da Escola onde estava, tendo inclusivé o vice-Director do Agrupamento dado na plataforma informática a minha recondução. Para surpresa também do próprio, quando saiem as listas tinha ficado no meu lugar uma colega de DACL. Ficou também uma colega, que estava a cerca de 200 lugares abaixo de mim na seriação, com 17 horas que entretanto passaram a 19 horas devido à colega DACL só ter 20 horas lectivas. Ora, eu também concorri no Intervalo das 19 horas para a mesma escola. Conclusão, iniciei funções docentes em 1993 e neste momento estou desempregado. Acresce que tenho 3 cursos superiores dentro da minha área de base, entre os quais a respectiva Licenciatura em Ensino.
    Não tenho agora qualquer dúvida que para este sistema as pessoas são apenas números descartáveis, ainda que sejam pessoas válidas e necessárias à Sociedade, como é o nosso caso... assim não é possível haver futuro... algo vai demasiado mal quando se considera que os Professores que servem um pais são "as gorduras do Estado que são necessário eliminar"... mais respeito por quem dá a sua disponibilidade ano após ano para formar um pais melhor. É urgente que Portugal tenha um rumo!!!
    Com tanta corrupção nos concursos não há rumo possível para o Ensino em Portugal...

    ResponderEliminar