segunda-feira, 8 de agosto de 2011

EAE´s extintas em Setembro...


Comentário: Espero que a avalanche economicista (em termos de eliminação) não chegue também às DRE´s. Em Setembro, irão eliminar as Equipas de Apoio às Escolas (EAE)... Parece-me que o próximo passo será a intervenção nas Direcções Regionais. Não posso afirmar que não concordo com o reforma de serviços desnecessários ou mal geridos e sem funções/orientações bem definidas, no entanto, continuo a defender a existência das Direcções Regionais mas dentro de moldes renovados e com uma gestão melhorada.

É necessário (pelo menos para já) um "travão" (ou pelo menos a possibilidade de recorrer a esse travão) que permita "barrar" o eventual acréscimo de prepotência que o reforço de autonomia que Passos Coelho vai dar a alguns Directores de escolas. E alguns dizem: "O Ministério da Educação pode fazer isso! As DRE´s são redundantes". Pois podia... E todas as escolas podiam localizar-se próximo de Lisboa.

3 comentários:

  1. Se agora é quase impossivel falar com a DGREH, sem a EAE então o interior vai desaparecer, diviamos ser todos para Espanha.

    ResponderEliminar
  2. Na DREN pelo que me disseram, ficaram entre 12 a 14 professores. O critério pelo que parece foi o de "ser professor" mesmo desfalcando serviços, quase na totalidade. Lá vão ter de validar umas competências (ironia do destino e à medida de um tratado de Methuen) a uns para tapar o lugar de outros. Assim vai a Educação em Portugal.

    ResponderEliminar
  3. Os excedentes da DREN, das equipas, podiam vir para as secretarias das escolas "dar" formação gratuita.. ou serem colocados porque são necessários e auferem o vencimento de assistente técnico 603euros... pode ser que com a rede de contactos seja mais fácil respostas às dúvidas.

    Assistente Técnico.

    ResponderEliminar