terça-feira, 23 de agosto de 2011

Concurso Nacional de Docentes 2011/2012 - Listas de colocação a 31 de Agosto

Só agora é que me apercebi de algo estranho... Se as listas de colocação vão ser publicitadas a 31 de Agosto, para quê os tais 3 dias para os professores se apresentarem nas escolas? É que olhando para um calendário, o limite desses 3 dias coincide com um sábado.


Mais, na legislação própria que regulamenta os concursos (por exemplo, no aviso de abertura deste concurso) o que consta é o seguinte (ponto XX):

"1 — Os candidatos colocados por DACL, DCE e contratação devem manifestar a aceitação da colocação junto do órgão de direcção, administração e gestão do agrupamento de escolas ou escola não agrupada onde foram colocados, no prazo de quarenta e oito horas, correspondentes aos dois primeiros dias úteis seguintes ao da publicitação da respectiva lista.
2 — Os candidatos referidos no ponto anterior devem apresentar-se no 1.º dia útil do mês de Setembro, no agrupamento de escolas ou escola não agrupada onde foram colocados."

Terão de ser rápidos a alterar não só o aviso de abertura mas também o Decreto-Lei n.º 51/2009 de 27 de Fevereiro, para isto ser perfeitamente legal... Ou não será necessária esta alteração? Humm...

16 comentários:

  1. devem ser 3 dias úteis... calhará então na 2ª feira, será?

    ou então foi uma gralha... hummm

    ResponderEliminar
  2. Para Cris300: Presumo que tenha sido uma "gralha" de Mário Nogueira. No entanto, terá de ser esclarecida.

    ResponderEliminar
  3. Essa conquista dos 3 dias é para rir? São estas as conquistas dos nossos sindicatos? Afinal, até fazem MUITA coisa pelos professores!!!
    TIREM-ME DESTE FILME ( deste país).
    Ricardo, desculpa a minha ironia, mas estou indignada, porque só interessa/discute o acessório.

    ResponderEliminar
  4. Ricardo
    Uma simples circular vai bastar para isso.
    Como se fe com a compensação da caducidade dos contratos!

    ResponderEliminar
  5. Para m&m: Eu compreendo os motivos da ironia, até porque partilho deles.

    ResponderEliminar
  6. Para mim as listas devem sair dia 29 (2ª feira) e assim o 3º dia coincide com o dia 1 de Setembro.

    Se bem me lembro o ano passado também sairam numa 2ª feira, dia 30.

    ResponderEliminar
  7. Para Advogado do Diabo: Pois... Não há circular ou ofício-circular que não resolva problema "legais". É uma solução adoptada desde 2005 e que resulta sempre.

    ResponderEliminar
  8. Para Su: Será que o Mário Nogueira se enganou ou foi alvo de uma informação incorrecta? Talvez.

    Humm... Bem que gostaria que as listas de colocação saíssem mais cedo.

    ResponderEliminar
  9. Apresentem-se ao terceiro dia conforme as escrituras, e depois queixem-se que o tempo de serviço desses dias não contou!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Alguém é capaz de em explicar a razão pela qual as listas definitivas de colocação só serão publicadas a 31 de agosto? Na era das novas tecnologias e ainda anda tudo a passo de caracol...
    É inadmissível!

    ResponderEliminar
  11. E a coclocação nas TEIP? penso que só saem a 1 de Setembro... confirmas?!

    Quanto à lista de colocações... acho que deve sair mais cedo, a data de 31 de Agosto não está oficializada no site da DGRHE e o Mário Nogueira, não iria dizer uma data sem confirmação... acho que lançou a data para o a,...

    ResponderEliminar
  12. Olá a todos...
    É a primeira vez que comento, mas acho inadmissivél que todos os anos se espere até ao ultimo dia para dizer a milhares de pessoas como vai ser a sua vida. Só quem nunca passou por esta angústia é que pode serr indiferente a ter de mudar a vida de um dia para o outro e nunca conseguir planear nada da nossa vida pessoal e profissional.
    Sabendo que o ano lectivo começa a 9 de Setembro vai ser lindo, pois muitos de nós ainda vamos estar a resolver a nossa vida nessa altura, quando mais a preparar coisas.

    ResponderEliminar
  13. Isto permite que as pessoas se apresentem apenas no dia 5, pelo que seria sempre necessário. Quanto ao pagamento doestes dias, convém telefonar, mandar um mail ou um fax para a escola a aceitar a colocação logo no dia em que saem as listas.

    ResponderEliminar
  14. Para FD: Um alerta importante. Não relaxem... O melhor mesmo é seguir com o que consta na legislação.

    ResponderEliminar
  15. Na dúvida, mais vale seguir a legislação até isto ser esclarecido:) mas se isso dos 3 dias for a sério, devem ser 3 dias úteis (logicamente) o que neste caso dá jeito para quem for colocado longe, sempre tem o fim de semana para preparar tudo...

    ResponderEliminar
  16. Ora, ora! Apesar de estar efectiva numa escola açoriana, quis deixar aqui o meu registo. Já estamos a 30 de Agosto e afinal... onde é que estão as listas de contratação?!! Até a lista de destacamento e contratação para a região auntónoma dos Açores que, até ao ano lectivo transacto, era publicada em meados e a partir do dia 25/26 de Agosto, respectivamente, neste momento, ainda se encontra oculta!!!! Só podem estar a gozar com a nossa cara!!

    ResponderEliminar