segunda-feira, 18 de julho de 2011

Para reflectir...

A discussão acerca da eventual redução de horários dos professores para o ano lectivo 2011/2012, a suspensão do modelo de Avaliação do Desempenho Docente (ADD) e as micro-alterações na organização curricular do 3.º ciclo, são temas quentes na blogosfera.

Todos têm opiniões acerca destes temas... Uns defendem-nas com mais garra que outros, utilizando argumentos de natureza diversa. A discussão na blogosfera docente é bastante importante para que estes temas não caiam no esquecimento. No entanto, as discussões deveriam basear-se mais nas declarações de Nuno Crato que nas opiniões dos bloggers

Vejamos as últimas notícias resultantes das declarações de Nuno Crato a 15 de Julho:

1) "Mas para além do reajustamento da carga horária, o Ministro vai proceder a alterações curriculares no português e na matemática, mas apenas no ano letivo de 2012/2013, dado já não haver tempo para serem aplicadas em Setembro." (TV Ciência Online)

2) "«Nós não estamos a reformular este modelo, não estamos a fazer ajustes a este modelo, estamos a fazer um novo modelo de avaliação de professores, é bom que isso fique claro, há uma reforma completa no modelo de avaliação de professores», (...) «é nisso que estamos a trabalhar, temos uma série de princípios gerais e muitas ideias concretas, mas não queremos anunciar nada antes de termos tudo isto bem testado, com uma serie de agentes educativos». De entre outras medidas anunciadas, Nuno Crato refere que se dará «mais liberdade às escolas para organizarem os tempos letivos e os horários, o que aumenta a sua autonomia» e «introduzem-se Provas Finais de Ciclo no 6.º ano de escolaridade a Língua Portuguesa e a Matemática, permitindo uma avaliação externa nesta fase crucial do percurso escolar dos alunos»." (TV Ciência Online)

3) "Em relação à mobilidade dos professores «serão feitos todos os esforços para que os professores em mobilidade regressem às escolas. A mobilidade passará a obedecer a critérios mais estritos e a quantidade de professores destacados será grandemente reduzida», afirma o Ministro da Educação e Ciência." (TV Ciência Online)

4) "Ainda com grande parte dos dossiês por avaliar, Nuno Crato anunciou ontem que no próximo ano fecharão 266 escolas do 1.o ciclo com menos de 21 alunos do total de 600 que tinham o encerramento previsto. O ministro sublinhou que a opção foi encerrar apenas aquelas em que a transferência dos alunos para os centros escolares já era clara. Quanto aos professores destas escolas, Crato disse que as situações serão avaliadas "caso a caso", garantindo que o objectivo é integrá-los nas escolas que permanecem em funcionamento. Já sobre a agregação das escolas em grandes agrupamentos o ministro sublinhou que o processo fica para já suspenso, à excepção dos casos onde "há acordo das mesmas e das respectivas autarquias"." (Jornal i)

Todos sabemos que aquilo que aconteceu em termos de organização curricular apenas constituiu uma alteração de "pormenor" (que terão as suas implicações, tal como já referi aqui) e que o novo modelo de ADD apenas verá a "luz do dia" no próximo ano lectivo. No entanto, têm surgido várias notícias que vão no sentido da diminuição de horários para professores. Esta diminuição está bem patente nas declarações de Nuno Crato assim como no despacho da organização do ano lectivo 2011/2012. A redução do crédito horário das escolas e da mobilidade dos professores em muito contribuirá para isso...

E se a redução da mobilidade implicará o regresso à escola de vários professores, mas é algo imprevisível, o cálculo relativo de horários a nível da escola/agrupamento já não será bem assim. Vão fazendo as contas para não serem apanhados de surpresa.

7 comentários:

  1. Caro colega Ricardo:

    Tudo o que tem dito, pensei-o. A grande redução de horários aproxima-se no próximo ano letivo, embora já tenha começado.

    Infelizmente, muitos colegas menos atentos ainda não se aperceberam e acham que isso nunca os afligirá.

    Não sei como vai ser. Esse pensamento negativo vou pôr em pausa vigilante porque estamos TODOS a precisar de férias.

    Obrigada pela constante partilha!

    ResponderEliminar
  2. Desculpem se vou ser indelicado, mas vou expressar a minha humilde opinião:
    - Não acham que com esta reorganização curricular, as reconduções deveriam acabar?
    Ora vejamos:
    Fim de AP e EA, vão fazer com que haja um menor número de horários, o que significa que se houver reconduções, muita gente vai sair beneficiada (Falo dos que obtiveram a recondução depois de 1 de Setembro e até 31 de Dezembro no ano lectivo 2009/2010 ou até mesmo os que entraram a 1 de Setembro de 2010).
    Se há este tipo de rorganização, acho que todos deveriam ir para o mesmo “saco”, doa a quem tiver que doer.
    Como disse, é apenas a minha humilde opinião!
    Nuno Ramos

    ResponderEliminar
  3. Concordo, as reconduções deviam acabar.

    ResponderEliminar
  4. "quantidade de professores destacados será grandemente reduzida"
    o homem deve beber cocerteza... mas que raio é que isto pode melhorar o ensino????????????

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o Nuno Ramos. era muito mais justo por que quem está em escolas mais pequenas vai saír prejudicado com certeza.

    Alterações deste tipo em Ano de Recondução não é correcto.

    ResponderEliminar
  6. As reconduções sempre foram injustas...

    Sou apenas mais uma professora contratada no meu 10ºano de serviço. Nunca obtive recondução pois fui sempre colocada em escolas com um corpo docente com nº reduzido de contratados e com a redução de turmas...
    Não é de agora que as reconduções são injustas!!! Mas mais vale tarde que nunca... apareça alguém com essa reflexão.

    ResponderEliminar
  7. Considero as reconduções absolutamente injustas. Cada vez menos se respeita a graduação dos professores e se valorizam critérios, na maior parte das vezes, duvidosos...

    ResponderEliminar