quinta-feira, 14 de julho de 2011

O vil centralismo...

Depois de ler os "manuais" de Avaliação do Desempenho Docente de algumas escolas / agrupamentos, concluo que um dos principais problemas no meio de todo o processo vs modelo de avaliação somos mesmo nós. Nós, os professores em geral e em particular aqueles que fazem parte de várias estruturas da escola (nomeadamente o CCAD, o Conselho Pedagógico e a Direcção) e que optam por complicar o que já por si é de extrema complexidade. É inacreditável os acréscimos feitos à legislação... a grande parte deles, completamente desnecessários e que terão um qualquer objectivo mais profundo.

 Já assumi neste blogue que tenho muito receio de um acréscimo de autonomia nas escolas... Sem o "vil" e "odiado" (pelo menos para alguns) centralismo  poderemos cair num ainda maior acréscimo de desigualdades que (quase) ninguém poderá parar, pura e simplesmente porque todo o poder estará nas mãos de quem define as regras localmente. Se com a autonomia a "meia haste" já acontecem "enormidades" (o que está a acontecer na ADD é disso um exemplo... poderia também abordar as contratações de escola) até tenho receio de imaginar o que será uma autonomia total... E nem falo noutros campos de influência de poder local (ao nível de escola / agrupamento) para não facilitar sensações orgásmicas de quem anseia por mais poder ou cargo.

A existir acréscimo de autonomia (já anunciada por Nuno Crato) a mesma terá de ser feita com muita cautela... Mesmo muita.

9 comentários:

  1. Off topic:
    Organização Curricular do Ensino Básico para o ano lectivo 2011/2012
    já está na página do ME
    http://www.min-edu.pt/index.php?s=actualidade&destaque=506

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  2. concordo com o post . e muito.
    jk

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  3. Concordância total com o post...peca apenas por defeito...há muita incompetência (mal) disfarçada à frente das Escolas...

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  4. Tenho tentado explicitar junto dos adeptos da tal autonomia que a prática corresponde a "bora lá contornar a Lei". Ramiro Marques e até Marçal Grilo que defendem essa autonomia deveriam passar os olhos pela documentação que as Escolas produzem no âmbito da ADD. Perceberiam que afinal as Escolas têm independência e que quem manda fá-lo de acordo com as suas convicções (adquiridas por crença nos interesses e não por estudo).

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  5. Tal incompetencia não é exclusiviva na ADD.
    Quem reclama autonomia para as escolas não sabe o que se passa efectivamente nestas instituições.

    É uma vergonha o que se passa na minha escola.
    Os colegas que não pediram observação de aulas têm de entregar exactamente os mesmos documentos que os outros que solicitaram observação de aulas.

    No âmbito da sua autonomia o director fez um "concurso interno" para os colegas do 1.º ciclo! Foi uma palhaçada total! Até pancadaria houve...
    Critérios de partir a rir:)

    Se isto é autonomia, então eu não quero a dita e proclamada autonomia. Quero sim, que o estado controle esta loucura e não permita estes abusos.

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  6. A autonomia é uma arma de dois gumes; se não for usada com extremo bom senso, pode ser do mais perigoso que há e dar aso a todo o tipo de arbitrariedades.
    Já se sabe que nas escolas onde há abusos neste momento, com a autonomia eles crescerão exponencialmente.

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  7. Uma coisa boa veio do passado recente: a revelação de algo que estava escondido: personalidade de alguns colegas. Assim ficamos a saber com o que contamos e com quem contamos.

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  8. Concordo com post.
    Acrescento: essa autonomia só fará sentido se dermos a possibilidade dos pais/alunos «fugirem» de escolas mal governadas

    Sem esta possibilidade de fuga a «autonomia» servirá para sustentar redes de nepotismo e despotismo.

    Sem o «direito à fuga» as escolas autónomas e desvairadas terão todo o interesse em acarinhar e fazer-se rodear por incompetentes.

    E exames nacionais credíveis! para evitar a procura de «facilitismo» por parte dos pais/alunos

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