segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Concurso nacional de docentes 2011/2012 - Informações úteis para a fase de candidatura DACL

(Post colocado inicialmente a 27 de Julho, pelas 17:03)

Segundo consta no calendário do concurso de docentes 2011/2012 hoje inicia a fase de candidatura e manifestação de preferências para os colegas que têm de ir a Destacamento por Ausência da Componente Lectiva (que termina a 2 de Agosto - próxima terça-feira). Para os colegas contratados ainda não existem datas de referência para a manifestação de preferências, no entanto, mal existam coloco-as aqui.

Assim, os colegas que vão agora concorrer deverão ler os seguintes documentos que poderão ser encontrados no sítio da DGRHE:

5) Manual de candidatura (ainda não disponível).

Para além dos documentos anteriores, poderão ainda aceder a alguns posts aqui do blogue (alguns dos quais contendo documentos de suporte ou apoio):

a) Mapa de QZP´s e concelhos;
b) 3 esclarecimentos relevantes;
c) Lista de códigos de agrupamentos e escolas não agrupadas (Excel - Julho de 2011).

Para quem concorre... Boa sorte!

Nota: Até à hora em que escrevo este post (17:21h) ainda não existia qualquer aplicação para manifestação de preferências ou sequer um manual. Como sempre, a máquina da DGRHE "emperra" nestas alturas mais cruciais.

19 comentários:

  1. Fazes falta no DHRHE pois estás sempre em cima do acontecimento e mesmo com o habitual "emperra" tu não te canças de ser prestável. Estive até à última a sofrer mas ufa não vou a DACL ...tenho uma amiga que vai estou a ver se a ajudo mas isto continua demais...só tu para nos manter sempre actualizados.Obrigada e Bem hajas :-)

    ResponderEliminar
  2. Tenho muitos amigos (de quadro) que vão a concurso... A minha esposa também terá de ir. Só na escola dela foram 3 horários completos que desapareceram. E ela é QE.

    Este ano está muito complicado.

    Tenho de organizar mais alguns esclarecimentos para quem concorre a DACL (os conselhos para os colegas contratados ficarão para depois), pois muitos colegas foram apanhados de "calças nas mãos".

    Panorama mesmo muito negro.

    Parabéns por não teres ido a DACL.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. ups ...canças???que erro: é cansas ...se der emenda por favor que os papeis foram tantos que já nem sei escrever...desculpa lá

    ResponderEliminar
  4. Sinto muito pela tua esposa mas DEUS é grande e vai correr bem...Boa sorte!Sinto muito por tantos colegas pois realmente há situações danadas (grávidas, com filhos tão pequenos, doentes,...)e quando nos são próximas a revolta aproxima-se...também conheço colegas QE com muito tempo de serviço que vão e com DCE mais do que necessários mas sem componente lá terá que ser.
    Os teus esclarecimentos serão preciosos e muito úteis, obrigada!
    Boa sorte a todos!!

    ResponderEliminar
  5. Rucardo
    O calendário acaba de ser mudado. Passou a se de 1 a 5 e Agosto.

    ResponderEliminar
  6. Em Portimão na EBS da Bemposta há vagas para profs dos grupos de Música(instrumentos,piano,acordeão, guitarra, outros e disciplinas técnicas do curso profissional) entre outras.Boa sorte

    ResponderEliminar
  7. Para Advogado do Diabo: Obrigado pela informação. Acabei de colocar um post a alertar para essa alteração.

    ResponderEliminar
  8. O calendário dos concursos???? onde está essa informação??? não sei de alterações... já não basta o desespero de ter que ir a DACL outa vez...

    ResponderEliminar
  9. Boa noite caros colegas,

    Estive destacado por aproximação à residência estes dois últimos anos, não vou ter componente lectiva na minha escola de destacamento embora tenha na minha escola de provimento. Posso ir a concurso ou sou obrigado a regressar a minha esciola de provimento??

    ResponderEliminar
  10. Aligátor: não podes ir a concurso!

    ResponderEliminar
  11. Não posso ir a concurso?! Era esse o meu maior receio. Mas na minha escola dizem-me que posso ir a concurso dado que a legislação apenas diz que não podem ir a concurso os que estão destacados por ausênsia de componente lectiva, DACL, e eu estou destacado por aproximação à residência (DAR). Obrigado amigo.

    ResponderEliminar
  12. @ Aligator: Pode optar por ir a concurso ou optar pela escola de provimento.
    Aviso de abertura dos concursos Capitulo II - Ponto 4.2
    Sergio

    ResponderEliminar
  13. Olá boa noite, vamos imaginar a seguinte situação: Concorro a DACL e sou colocado numa escola X em 2011/2012. Se no ano lectivo seguinte a escola X não tiver componente lectiva, terei de regressar à escola onde estou com lugar de quadro ou terei de ir a DACL novamente? Isto tendo em conta as regras que conhecemos no dia de hoje pois nunca se sabe se no momento em que escrevo isto as coisas já mudaram...
    Cpts

    ResponderEliminar
  14. @ Sérgio Gonçalves: Caro colega, acabou de dar uma ótima noticia. Desde já o meu muito obrigado.

    ResponderEliminar
  15. Muito obrigda pelos materiais e informações que aqui nos proporcionas, um verdadeiro serviço público.

    ResponderEliminar
  16. Vou concorrer a DACL, se não ficar colocado pelas escolas que colocar no concurso volto para a escola onde sou efectivo ou sou colocado nas escolas do conselho onde estive destacado ou onde no conselho sou efectivo? E tenho de esperar tenho de esperar e até 31 de dezembropois até lá posso ser colocado noutra escola do conselho onde estou efectivo ou onde estive destacado? se abrir um horário incompleto?

    ResponderEliminar
  17. Maria da Conceiçãoagosto 01, 2011 7:55 da tarde

    Continuo com duvidas quem foi avaliado pelo particular e cooperativo deverá selecionar que modalidade? deverá por a nota quantitativa e qualitativa?

    ResponderEliminar
  18. Para Maria José Vitorino: Se forem úteis, óptimo. :)

    ResponderEliminar
  19. Para Maria da Conceição: Colega, desconheço como funciona essa relação com a avaliação do público. Será melhor contactar a DGRHE.

    ResponderEliminar