segunda-feira, 25 de julho de 2011

"Banhos de água fria"

Estes últimos dias têm sido pródigos em "banhos de água fria"... Uns colegas julgavam ter o seu horário preservado, outros julgavam ter refúgio permanente por detrás dos seus anos de serviço ou mesmo por pertencerem ao Quadro de Escola / Agrupamento... E se muitas das situações vão ao encontro do que já expliquei (relacionado com o tremendo corte de horários que se está a registar para o próximo ano lectivo), outras apresentam dúbia legalidade. Quanto a estas últimos aconselho acção rápida no sentido de avaliarem rapidamente o grau de legalidade e a possibilidade de algo mais...


Mas os telefonemas ainda não pararam... Mais colegas irão receber o malfadado telefonema a alertar para a inexistência de horário e a obrigatoriedade de ir a concurso (DACL ou contratação).

12 comentários:

  1. contas feitas, serão mt poucos os contratos lá na escola!
    mas felizmente conseguimos hora´rio pra todos os QA, QZP e DACLs...

    ResponderEliminar
  2. Ricardo
    A contratação terão sempre de ir.
    Relembro que nenhuma renovação está garantida pois nenhum director sabe se haverá ou DACL´s interesssdso nesse horário.

    ResponderEliminar
  3. Eu fui uma das contempladas com o maravilhoso telefonema.

    ResponderEliminar
  4. Espero que não haja muitos DACL pois, se houver, o panorama então não é negro, é horrível, sobretudo para os contratados. Reparem que para alguém dos quadros manter a componente lectiva precisa apenas de leccionar uma turma. Ora, se nem isto consegue, vai lá...vai...!

    ResponderEliminar
  5. Acabei de receber o mail fatídico do Director - Vou a DACL...com esta não contava.

    ResponderEliminar
  6. Olá,

    Estou um pouco preocupada pois sou DCE numa escola e sei que há probabilidade de desaparecer um horário. O que eu não sei é se o último horário sou eu (DCE) ou se é uma colega QZP em DACL ...

    ResponderEliminar
  7. Na minha escola...o director marcou uma reunião onde entregou a 38 professores a malfadada carta. Ora só no meu grupo fomos 4 agraciados, todos do quadro de escola, e temos agora que ir a concurso. Mas vai haver muitos mais horários na escola, pois ele nem desdobramentos nem turmas com NEE´s fez, o que me faz questionar que raio de concurso vou eu fazer?! Isto é tudo absurdo!

    ResponderEliminar
  8. Na minha escola os colegas das Expressões com curso de variante estão a ir para o 1.º ciclo, dar aulas a este ciclo de escolaridade pela primeira vez... Outros, do mesmo departamento, são cologados a Coordenar escolas do 1.º ciclo...Tudo isto em nome da gestão de recursos...

    ResponderEliminar
  9. Também eu fui contemplada pelo mail do Director a comunicar a falta de componente lectiva na escola onde estou desde há 2 anos, como DACL- sou QZP de Castelo Branco e estou numa escola secundária do norte, Vila Nova de Gaia.

    Please, alguém sabe se neste concurso a DACL podemos concorrer a outras escolas, para além das escolas do QZP a que estamos afectos???? Agradecia que me ajudassem...

    Obrigada.

    Cláudia

    ResponderEliminar
  10. Como diz a Raquel:
    "... felizmente conseguimos horário pra todos os QA, QZP e DACLs..."

    Cara colega, é muito triste ouvir e ler isto, pois todos somos colegas, mesmo os contratados. Devia dizer, infelizmente os contratados não ficam, mas temos a ter uma solução.
    É um defeito desta profissão. Só protegem alguns. Os tristes contratados, onde alguns ficaram sempre no índice 126 mesmo com 5 anos de serviço.

    Big Bike

    ResponderEliminar
  11. É a classe que temos...Feliz de quem está no quadro. Azar do contratado!Se não sobram migalhas para os do quadro não sobrará nada para os contratados.
    Sinto-me realmente ofendida com as palavras-------------------------
    Como diz a Raquel:
    "... felizmente conseguimos horário pra todos os QA, QZP e DACLs..."

    -----------------------------------
    Sei que depois deste meu post muitos colegas virão dizer:"não quis dizer isso.." "Interpretou mal"..."Somos todos colegas" MAS A VERDADE SAI AO DE CIMA!
    Rute Vieira

    ResponderEliminar
  12. Que stress e sofrimento. Não há concurso ainda anunciado (estamos quase em Agosto) e as noticías para o futuro (possíveis vagas para contratação) são do pior.

    Que raio...isto nunca acaba?

    ResponderEliminar