terça-feira, 7 de junho de 2011

Vão abrindo os olhos...

Se lerem o documento proveniente do Ministério das Finanças intitulado "Sistematização das medidas do Programa de Apoio Económico e Financeiro a Portugal até ao final de 2011" irão constatar que a medida n.º 65 nos afecta:

"A racionalização dos currículos e a criação de agrupamentos escolares, sem pôr em causa o acesso à educação, irá diminuir as despesas com a educação."

Se avançarem mais um pouco irão deparar-se com a medida n.º 77:

"Criar um sistema de análise, monitorização, avaliação e apresentação de resultados de modo a avaliar com rigor os resultados e os impactos das políticas de educação e de formação, nomeadamente os planos já implementados (por exemplo, relativos a medidas de redução de custos, ensino e formação profissional e políticas para melhorar os resultados escolares e limitar o abandono escolar precoce)."

Estas são medidas que terão de ser implementadas pelo novo governo PSD/CDS, até ao final de Setembro no caso da medida 65 e até final de Dezembro de 2011, se estivermos a falar da medida 77. Se muito do que acabaram de ler não é novidade (pelo menos não deveria ser), a parte relativa à "racionalização dos currículos" acaba por ser... Lembram-se das reformas do ensino básico que foram suspensas? Deixarão de estar.

Não surpreende... Mas convém estarmos atentos nas próximas semanas.

Actualização (21:06): Depois de uma chamada de atenção telefónica do meu amigo "Advogado do Diabo" é melhor esclarecer que as medidas com prazo de implementação "até final de Setembro" (as que mais nos interessam, obviamente) terão de ser resolvidas ainda em Julho para que os horários do próximo ano lectivo já contemplem as "novidades"... Para isso, e também para os concursos de professores.

7 comentários:

  1. Aquela medida 65 vai ter de ser tomada até final de Julho, para ter efeitos nos horários do próximo ano lectivo.

    ResponderEliminar
  2. Mal o governo tome posse deve sair legislação. Aí vem novamente a reorganização curricular... Vai ser um começo de ano lectivo muito negro.

    ResponderEliminar
  3. Embora não seja novidade que o panorama vai começar negro, teremos de esperar mais algum tempo para conhecer a extenção do breu...

    ResponderEliminar
  4. Esta reorganização curricular pode incluir o desparecimento do par pedagógico em EVT?

    ResponderEliminar
  5. Com o fim da Área Projecto e o Estudo Acompanhado, concordo.
    Agora o fim do Par é ridículo e das duas uma ou se altera por completo o nome e programa da disciplina ou vão acontecer muitos acidentes nestas aulas.

    ResponderEliminar
  6. Ainda nem deu para gozar a derrota do Sócrates e já estou de novo aflita :-/

    ResponderEliminar
  7. Os miúdos costumam gostar de Estudo Acompanhado ( talvez pq se sintam mais seguros com o trabalho em LP e Mat) e os pais, de uma maneira geral, parecem também achar útil e necessário.

    ResponderEliminar