terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Uma ADD que não satisfaz

Professores em "competição desgovernada"

Comentário: O tema é obviamente a Avaliação do desempenho Docente e a competição "desgovernada" é mesmo entre colegas de profissão... Professores, para que fique claro. Não é nada que já não tivesse constatado (de uma ou de outra forma) e que por vezes até pode passar camuflado sob a capa da falsa partilha ou cooperação, mas que é evidente para todos. Aqui ninguém engana ninguém...

Para já nem falar nos "assoberbados" de trabalho, que são os famosos relatores. Sem formação, sem tempo e acima de tudo obrigados a tomar determinadas acções e/ou decisões profundamente desagradáveis. Obviamente que existe quem gosta deste poder intermédio, mas desses nem me pronuncio.

É disto que o Governo do PS gosta... É desta confusão (ou continuação dela)... É desta competição... É deste mau estar... Deste sentimento de desalento que invade o coração dos professores... É com esta avaliação que este Governo nos consegue manter com rédea curta.

8 comentários:

  1. Em vez de andarmos todos a lutar pelo mesmo, andamos de costas voltadas. realmente o governo conseguiu o que tanto ambicionava...
    Ana Rita Mendes

    ResponderEliminar
  2. Em vez de andarmos todos a lutar pelo mesmo, andamos de costas voltadas. realmente o governo conseguiu o que tanto ambicionava...
    Ana Rita Mendes

    ResponderEliminar
  3. Tirem a bonificação na graduação e volta o bom ambiente às escolas. A avaliação só é competição por causa da bonificação (os contratados percebem o que estou a dizer , mas alguns do quadro ainda não atingiram as consequêscias desta maldita bonificação).

    ResponderEliminar
  4. Afinal começa-se a entender a "pouco e pouco" que este modelo de ADD NÃO SATISFAZ, não só em termos da influência da avaliação do desempenho na graduação para efeitos de concursos de professores, até agora só visível a nível de professores contratados.
    Agora que a "fatia do bolo" abrange indivíduos e docentes, já se denota a competição desleal e desgovernada e chega-se à conclusão óbvia que todos deviam ter chegado há vários anos:
    AQUI NINGUÉM ENGANA NINGUÉM!
    Sim, "pareceu" camuflado, embora tivessem oportunidade de ler, analisar, ponderar/apoiar e tomar posição perante os testemunhos/opiniões dos professores/indivíduos contratados, para os quais tudo o que é evidente, foi atempadamente alertado a todos (por alguns)!

    O pior cego é aquele que não quer ver!

    Tarde demais?
    Não sei... logo se verá.
    Quanto a mim, continuo a apoiar todos os que são abrangidos por qualquer tipo de injustiças, independentemente da categoria onde se inserem.

    Sempre "atentamente",

    Ana

    ResponderEliminar
  5. Para Ana Rita Mendes: Não andamos todos a lutar pelo mesmo, porque não queremos todos a mesma coisa. Os objectivos são diferentes... Quem está no início da carreira ou ainda nem nela se encontra quer uma coisa; quem se encontra a meio quer outra; e que já está no fim outra radicalmente diferente.

    Deveriamos pensar uns nos outros, mas não é isso que acontece. Estamos cada vez mais egoístas.

    Infelizmente...

    ResponderEliminar
  6. Para Contratada: É bem verdade, a bonificação em termos de graduação (que não interessa apenas aos colegas contratados) é O MOTIVO de tanta competição. Se elimninassem essa consequência tudo seria bem diferente.

    ResponderEliminar
  7. Para Ana: Não satisfaz porque quase nada tem de diferente em relação ao "anterior" (até me custa escrever anterior).

    Quanto aos actores e actrizes que a partir de Setembro são os melhores colegas do mundo ou pelo contrário são os piores do ponto de vista da competição, nada. Rigorosamente nada. É fantástico o "mindlift" que estes colegas sofreram em Agosto.

    Se não fosse tão irreal, poderia ultrapassar o ridículo.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Aconselho a leitura e ANÁLISE:

    1.
    http://educaraeducacao.blogspot.com/search/label/add

    2.
    "O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer." (Albert Einstein)

    3.
    "Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinhal." (Albert Einstein)


    Sempre "atentamente",

    Ana

    ResponderEliminar