terça-feira, 28 de setembro de 2010

Querem matar a galinha dos ovos de ouro...

CNAES vai propor alterações à lei de acesso ao ensino superior por causa dos alunos das Novas Oportunidades.

Comentário: Em causa está o acesso ao ensino superior dos alunos dos cursos profissionais. A Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) irá propôr alterações à lei de acesso de modo a tentar corrigir aquilo que muitos (eu incluído) consideram injusto (injusto, mas permitido por lei). Recordo que a estes alunos "basta" concretizar os exames nacionais necessários ao curso pretendido, sendo que a classificação obtida equivale à nota de conclusão do ensino secundário. Com uns bons meses de explicação... Com a "filosofia zen" (ou se quiserem o actual "tá-se bem") dos cursos profissionais... Mais uns pózinhos de perlimpimpim... Et voilá. Está a "receita" pronta!

Achei curiosa a reacção do presidente da Agência Nacional para a Qualificação (ANQ), a qual transcrevo parcialmente: "Se o ensino superior se fechar aos alunos que vêm das Novas Oportunidades “voltaria a cheirar ao bafio do antigamente". Mas, digo eu, se se abrir a alguns (eventualmente muitos) alunos das Novas Oportunidades provavelmente correremos o risco de não cheirar a rigorosamente nada. E não sei se não será pior...

Caso para dizer... Não matem a galinha dos ovos de ouro (vulgo, Novas Oportunidades) caso contrário, vamos destruir as estatísticas e constituir uma geração com o mínimo de informação para poder intervir, contestar, participar e dialogar.

2 comentários:

  1. Se os deixarem entrar à balda, aquilo vai começar é a cheirar a titica... de galinha!!!

    ResponderEliminar
  2. Os alunos dos cursos profissionais têm de fazer exames a Português e a duas outras disciplinas da formação científica para acederem à universidade.Esses resultados farão média com a média de curso. Os alunos das Novas Oportunidades que entram apenas com a média do exame nacional são os que frequentam cursos EFA ou RVCC de Secundário. Agradeço a correcção pois sou professor do ensino profissional com muito orgulho.

    ResponderEliminar