quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Bolsa esvaziada na sexta-feira...

(Post revisto e actualizado às 07:12 de 24 de Setembro)

No Jornal de Notícias a 23/09/2010: "Perto de 1100 horários estão ainda por preencher nas escolas, em muitos casos porque os professores não estão interessados nas colocações. A partir de segunda-feira, arranca a contratação das escolas.

"Há escolas que ainda não têm os professores colocados", num total de cerca de "1000 a 1100 horários" por preencher, reconheceu Mário Pereira, director geral de Recursos Humanos da Educação, à Agência Lusa.

"O que sucede é que em muitos dos pedidos apresentados pelas escolas não temos candidatos interessados, mas temos de respeitar em absoluto a liberdade de opção e de escolha dos docentes", referiu.

Depois da colocação de professores através do concurso nacional, a 30 de Agosto, explicou, as escolas fazem a identificação dos horários que faltam preencher e carregam-nos numa aplicação, a designada "bolsa de recrutamento".
(...)
Referindo que existem cerca de 30 mil professores candidatos à contratação, o director geral de Recursos Humanos da Educação adiantou que a partir de segunda-feira os horários que continuarem sem professores interessados são transferidos para as escolas, a chamada oferta de escola.
(...)
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou na quarta-feira ter recebido "inúmeras queixas" sobre os atrasos com que o Ministério da Educação está a colocar professores nas escolas e denunciou a situação de "verdadeira opacidade" com que decorre o processo de colocação através da bolsa de recrutamento."

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

------------------------
Comentário: Embora no artigo acima não seja feita referência ao dia da próxima bolsa de recrutamento, neste outro (similar) é indicado claramente o dia: Amanhã. A partir desta data, os horários que continuarem sem recolher o interesse dos professores irão para oferta de escola! Vocês sabem como funcionam as ofertas de escola, não sabem? Se sabem, das duas uma: ou estão felizes ou estão um pouco aflitos... Estes últimos devem ser a esmagadora maioria.


Se estão um pouco aflitos, aconselho-vos a ter cuidado com "a liberdade de opção e de escolha".
------------------------

7 comentários:

  1. Calma, Ricardo.
    Estás a matar de susto o pessoal.

    ResponderEliminar
  2. a partir de segunda-feira os horários que continuarem sem professores interessados são transferidos para as escolas.

    É para sublinhar "os horários que continuarem sem professores interessados"
    Se bem que já pudessem ter ido.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez a Injustiça a prevalecer!!!
    Não entendo como é que os Sindicatos permitem que isto continue...
    Acredito que o factor "C" vai entrar novamente em acção...
    Quais serão os critérios para a ESCOLHA da contratação de escola?! Pois... bem me parecia!

    ResponderEliminar
  4. Boa noite!
    Fico na dúvida que a próxima Bolsa de Recrutamento seja a última pois isso não é afirmado. No site da Educare li e acho que bem, que os horários passarão para a Oferta Escola depois de recusados 2 vezes na Bolsa.
    No meu entender a Bolsa continuará mesmo que em marcha lenta, para nosso desespero... :(
    Espero não estar enganada porque a Oferta Escola, em muitos dos casos, é uma vergonha (infelizmente!)

    ResponderEliminar
  5. Ricardo
    O Arlindovsky têm razão.
    Esses horários são aqueles em que não há professores por colocar.
    Por exemplonos grupos de Informática e Espanhol.
    Os restantes grupos continuam na bolsa.

    ResponderEliminar
  6. É isso Advogado... Só agora consegui cá vir para rever e corrigir o meu erro. Já reformulei o post e creio que está correcto.

    ResponderEliminar