sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Concurso de docentes 2010/2011 - Pequeno auxiliar para esta fase concursal.

Colegas, acabei de organizar uma secção de links, relativos ao Concurso de Docentes 2010/2011. Por motivos óbvios, apenas coloquei os mais relevantes. Vejam a secção "Concurso 2010/2011", logo abaixo das "Presenças" (primeira barra lateral direita deste blogue).

Aconselho a leitura dos 4 primeiros documentos que fazem parte da secção "Concurso 2010/2011" (DL 51/2009, Aviso de Abertura, Nota Informativa e Manual de Manifestação de Preferências). Revejam também os códigos dos agrupamentos e escolas não agrupadas (não façam copy + paste dos do ano passado, pois podem já nem existir ou terem sido alterados).

Depois da leitura dos documentos e da verificação dos códigos, e se for o vosso caso, vejam as Necessidades dos Jardins de Infância do Instituto de Segurança Social, I.P Educação Pré - Escolar e as Necessidades das Escolas de Hotelaria e Turismo.

Mais, façam as coisas com o maior grau de calma que conseguirem e tentem não fazer tudo de uma vez só (ou seja, num único "momento" - e mesmo que seja num único "momento", evitem por favor o primeiro e o último dia da fase concursal de manifestação de preferências).

Lembrem-se que o prazo de manifestação de preferências para os colegas contratados e para os que concorrem a DCE, termina a 12 de Agosto. Assim, se puderem, repartam o acesso à aplicação (e respectivo preenchimento) por 2 dias, de forma a poderem verificar tudo com a calma e atenção que este processo exige.

Ainda devo continuar por aqui mais uma semanita, no entanto, deixo desde já o meu desejo de boa sorte para todos os que agora concorrem.

Para terminar, um desabafo: É triste a falta de respeito pelas férias e descanso que os professores merecem. Etapas concursais a entrar por Agosto adentro, regras de constituição de turmas alteradas à última da hora e (sendo já tradição) aplicação informática de manifestação de preferências com problemas.

Nota adicional: Por motivos de sanidade mental, hoje não irei aceder mais à internet. Aliás, para nem sequer cair na tentação, irei para uma praia a cerca de 70 a 80 km de minha casa e só deverei retornar lá para a noitinha. Conselho útil: Façam o mesmo que eu e saiam de casa.... Vão dar uma volta, distraiam-se, tentem divertir-se ou pelo menos, conversar sobre algo que não concursos. Até amanhã.

73 comentários:

  1. É a segunda vez que concorro a uma vaga. Ano passado consegui uma lista com o nome, código e horário disponível em cada escola, para que pudesse escolher a escola que tivesse disponibilidade de horário para o meu grupo. Este ano não consigo encontrar esta página...será que sabe onde se encontra?Obrigada pelas dicas e informações, são fantásticas!

    ResponderEliminar
  2. Boas colega:
    Antes de mais quero felicitá-lo pelo fantástico serviço de apoio que coloca ao serviço dos professores. Encontro-me num grande dilema e não sei se me consegue ajudar. No ano passado fiquei colocado logo a 31 de Agosto com um horário de 10 horas. Sou professor do grupo 620 e encontro-me mais ao menos na posição 1020. Não sei se deverei concorrer somente a horários anuais, ou se também a temporários, e esta indefinição está a pôr-me maluco. Sou da zona do Porto e concorro mais ao menos para sul até leiria, e para norte até viana do castelo, vila real. Se me puder ajudar ficaria extremamente agradecido.
    Obrigado por tudo.

    ResponderEliminar
  3. Lucianita:

    Não há nem nunca houve para este tipo de concurso. Só para efectivar

    ResponderEliminar
  4. Ruizito:

    Ninguém no seu juízo, lhe vai responder.
    ..é muito ...
    arriscado!
    Está sozinho nesse dilema...

    ResponderEliminar
  5. Luciana
    Como já disseram, essa lista que fala apenas servia para efectivar. Para contratação não há, nem nunca houve, em fases semelhantes a esta, esse tipo de lista, porque as escola só enviam o pedido de horários depoisd e se concorrer, normalmente a meio de Agosto.

    ResponderEliminar
  6. Alguém sabe o que se passa relativamente a DACL?
    Para quando a manifestação de preferências? É a minha situação e começo a ficar apreensiva pela ausência de qualquer referência. Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  7. se eu pedir recondução posso posteriormente não aceitar... isto, porque concorro igualmente para as escolas secundárias artísticas, no meu caso, para música, cujo concurso está a realizar-se igualmente, mas em separado ao nacional

    ResponderEliminar
  8. se eu pedir recondução posso posteriormente não aceitar... isto, porque concorro igualmente para as escolas secundárias artísticas, no meu caso, para música, cujo concurso está a realizar-se igualmente, mas em separado ao nacional

    ResponderEliminar
  9. se eu pedir recondução posso posteriormente não aceitar... isto, porque concorro igualmente para as escolas secundárias artísticas, no meu caso, para música, cujo concurso está a realizar-se igualmente, mas em separado ao nacional

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Obrigado Ricardo (verdadeiro serviço público).

    Continuação de umas boas férias.

    ResponderEliminar
  12. Cheguei agora, por isso, não sei se estou a dar alguma novidade...

    Tentei agora mesmo e já consegui gravar preferências na aplicação.

    Ontem não dava. Hoje introduzi apenas 1 código, para experimentar, gravei e avancei.

    Só falta confirmar se dá para submeter, mas claro que isso não dá jeito experimentar. Só mesmo quando tiver tudo bem preenchido!

    Boa sorte

    ResponderEliminar
  13. Dá para submeter.

    Anabela

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde a todos...
    Apenas para alertar que o item relativo à recondução (5.1.3, presumo) aparece e desaparece da aplicação, não deixando clicar na opção "sim" ou "não"...
    Há que reportar o erro.

    Boa sorte a todos

    ResponderEliminar
  15. Acabei de submeter a candidatura mas no recibo não aparecem as preferências. Isto é normal? Ou será que me esqueci de gravar? Por favor ajudem-me.
    Nazaré

    ResponderEliminar
  16. Nazaré, mesmo que não tivesse gravado, no recibo surgiriam õs códigos. Não aparece nenhum ou aparecem cortados no fim da página impressa? Volte a consultar a aplicação mais tarde a ver o que aparece.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo 7:13
    Uf, que susto! É que eu tentava ir à aplicação e dizia que de momento era impossível e para comunicar o erro. Agora finalmente consegui e em vez do google crome usei o explorer. Não sei se teve a ver com isso mas apareceu o recibo completo. Nestas alturas deixamos de pensar, é só stress.
    Muito obrigada.
    Nazaré

    ResponderEliminar
  18. Obrigada Ricardo em ferias e não esqueces os pobres contratados que já deram nome a este blog, quando tb o eras. Boas férias :)

    ResponderEliminar
  19. O que se passa? desde 5ªfeira que tento meter os codigos das preferencias e nunca consigo! Hoje já é sabado e nem imaginam o nº de vezes que tenho tentado! Não é do meu pc ou da placa de internet porque já tentei de diferentes pc e placas de internet! Tou a desesperar! Qual calma qual quê?! Esses tipos agarrados aos tachos nem imaginam o stress que é uma pessoa com 33 anos e uma duzia de anos de serviço e andar nestas situações! Alguem me ajuda?
    Simplesmente não dá para gravar codigos! Eu introduzo e depois aparece a folha em branco! nem deixa avançar! Os sindicatos estão fechados.. o Ministério está de férias...
    Marco Ferreira
    prof.marco.ferreira@gmail.com

    ResponderEliminar
  20. Marco: Também tive esse problema e pior ainda - ao tentar gravar era conduzido para uma página bonita que dizia SERVIÇO INDISPONÍVEL. Sugiro que tentes outro computador com definições de java bem instaladas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  21. Verifique se para cada um dos códigos que colocou, também indicou o intervalo de horário e a duração do contrato, só se indicar os 3 parâmetros é que o programa grava os seus dados.
    Espero ter ajudado e boa sorte :)

    ResponderEliminar
  22. Obrigado pessoal, mas tem sido desesperante!
    O java tá instalado!
    Os dados estão correctos! Obrigado David

    ResponderEliminar
  23. Atenção, o código de Almancil, 14 51 42, que é o que está na lista do Ministério de este ano, dá-me sempre como inválido. Alguém sabe de alguma coisa? Não avanço na aplicação por causa disto, mas é mesmo o que consta da lista de códigos nova, a que está no site do DGRHE!

    ResponderEliminar
  24. É uma vergonha este sistema!!!
    Já disse e volto a repetir: Não há classe nenhuma que passe por aquilo que passam os professores!!!

    ResponderEliminar
  25. É uma vergonha este sistema!!!
    Já disse e volto a repetir: Não há classe nenhuma que passe por aquilo que passam os professores!!!

    ResponderEliminar
  26. Nunca houve e não há sequer nenhuma dignidade na maneira como nos tratam.

    É uma vergonha.

    ResponderEliminar
  27. Ana
    Experimente ler o que diz na ultima coluna dessa escola, e depois experimente ler o manual e/ou a informação que aparece no final da lista.

    ResponderEliminar
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  29. Advogado, fiz o que disse e diz TEIP. Não se pode concorrer a essas escolas? O código do Algoz, que diz AUTONOMIA, tb não me aceita. Estamos mesmo limitados!

    ResponderEliminar
  30. Boas,
    Tenho uma colega que acabou de terminar o curso de habilitação para a docência em jardins de infância. Ela perguntou-me quando pode concorrer. Como já sou PQND, já não me recordo, mas tenho a ideia de que só pode na bolsa de recrutamento nas ofertas de escola, certo? Ou há um prazo de candidatura especial para os que terminaram os cursos agora?
    Obrigado e continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
  31. Tipo de horários Agosto e BR
    Bom dia,
    será que alguém terá informação se agora para as necessidades transitórias (agosto) sairão apenas horários completos (como aconteceu em 2007 e 2008) focando os incompletos para setembro, OU se, tal como no ano passado, já saíram em agosto horários incompletos?
    Parece uma pergunta sem sentido mas, para contratados poderá fazer diferença na possóvel colocação.
    Se pensar que em 2007 e 2008 tamnbém não houve concurso para os docentes dos quadros, por lógica, este ano o comportamento seria o mesmo.
    Agradecia a partilha de informação.

    ResponderEliminar
  32. Tenho uma dúvida acerca da manifestação de preferências, será que alguém me pode esclarecer?

    Se colocar apenas horários até 31 de Agosto e não entre nas necessidades residuais (colocações do final de Agosto) passo a bolsa de recrutamento ou fico eliminada?

    ResponderEliminar
  33. Nme pensar...continua a concurso e espera que venha horario anual na mesma.

    ResponderEliminar
  34. Nme pensar...continua a concurso e espera que venha horario anual na mesma.

    ResponderEliminar
  35. Alda, não lhe sei responder, mas também já pensei nisso. O pior é que se este ano não sairem logo os incompletos vão para a BR e lá não respeitam a ordem das preferências. Queria que os incompletos saíssem já, mas tenho muito receio.

    ResponderEliminar
  36. Sou de dacl e não consigo que a aplicação grave aquilo que já coloquei... quando abro novamente a aplicação vai tudo à vida... Alguém sabe o que se passa???

    Obrigada

    ResponderEliminar
  37. "Candidatos DACL
    Os candidatos DACL (QA/QE e DCE) colocados em 2009/2010, com componente lectiva, quer na escola de
    provimento, quer na escola de destacamento, deverão aceder à aplicação de DACL, onde irão indicar se
    pretendem manter o destacamento ou se pretendem regressar à escola de provimento."
    E será que os dito sabem disso?

    ResponderEliminar
  38. estou de ferias, como tantos de nós e não tenho impressora! como faço para imprimir o recibo? pode-se imprimir depois de terminado o prazo? alguem sabe?

    ResponderEliminar
  39. Olá colegas. Por favor, esclareçam o seguinte: Ainda não manifestei as minhas preferências, porém, vou optar por aceitar uma recondução. Ao aceitar uma recondução e essa via a ser viável, o programa exclui desde logo outros cenários, isto é, a colocação noutra escola por via das preferências? Obrigado, boas férias

    ResponderEliminar
  40. Liguei com o spzn e reponderam-se que, por ser ano de concurso PARCIAL (chamrei assim) que em Agosto deverão sair apenas C anuais.
    Mas sabemos que não há certezas.

    Tentei ligar o CAT mas atende a máquina por 2 seg e apenas retira saldo e não dá nada.

    A verdade é que nos anos de concurso "parcial" apenas tem saído em Agosto completos.

    Claro que se sairem incompletos a possibilidade de entrar é maior.

    O facto da Bolsa não respeitar as preferêcias.... as cílicas rb não respeitavam linearmente pois na semana seguinte poderia-se ficar melhor (mais perto, horário maior, etc)....

    É complicado.

    ResponderEliminar
  41. boa tarde! estou à beira de um ataque de nervos. depois de analisar as minhas preferências decidi preencher a aplicação. clico no link da mesma na página da dgrhe e qual é opmeu espanto? não aparece a aplicação mas sim a mensagem: "The page cannot be found".

    isto já aconteceu a amias alguém ou é só comigo?

    ResponderEliminar
  42. boa tarde! estou à beira de um ataque de nervos. depois de analisar as minhas preferências decidi preencher a aplicação. clico no link da mesma na página da dgrhe e qual é opmeu espanto? não aparece a aplicação mas sim a mensagem: "The page cannot be found".

    isto já aconteceu a amias alguém ou é só comigo?

    ResponderEliminar
  43. Respondendo a alguams questões e levantando outra...

    Se indicarmos que queremos recondução sairemos automaticamente da lista e ficaremos na mesma escola, caso tenha sido essa a intenção também da esscola e se confirmem todas as condições.

    Penso que quando sairem as colocações irão sair da mesma forma que sairam o ano passado, ou seja, tudo aquilo que as escolas disseram que existia (completos e incompletos).

    As TEIP já são plenamente autónomas e agora também já existem algumas com contratos de autonomia que impossibilitam contratados de concorrer. Assim, infelizmente, confirma-se aquilo que eu venho escrevendo desde 2008. Os concursos estão para acabar!! Se virem uns vídeos famosos do SPRC também vão perceber que Mário Nogueira diz basicamente o mesmo. Este concurso e possivelmente o próximo serão os últimos a existir nos moldes que conhecemos! Qual será a melhor jogada?

    ResponderEliminar
  44. Olá colegas! Tenho uma dúvida e agradecia que alguém me ajudasse. Se colocar "sim" na renovação do contrato e posteriormente se verificar que não há condições para tal, o que acontece depois?

    Maria

    ResponderEliminar
  45. Maria, tenho quase a certeza que se, houver um DACL ou QE/QA interessado na escola, a MAria não ficará na escola.

    Eu estou nessa situação e, apesar de indicar que SIM, pretendo a renovação, irei colocar as preferâncias como em qualquer outro ano.

    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  46. Como sempre as aplicações estão a dar problemas. Não se consegue gravar nada na aplicação de DACL. Quero ir de férias e não consigo! Bolas para isto!

    Maria

    ResponderEliminar
  47. Ao pesquisar no site da DGRHE percebi que tem um link para a BR. Entrei e dá para pesquisar todas as colocações da BR, Tentei mas na verdade dava sempre pesquisa vazia.

    Sei de colegas e datas em que houve colocação. Alguém sabe do que falo? Já pesquisaram alguma coisa lá?

    ResponderEliminar
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  49. Ainda assim Alda, considero que as cíclicas eram melhores que a Bolsa de Recrutamento. E os sindicatos devaim salavaguaradar que saíssem já todos, senão de que vale a ordem das nossas perefrências?

    ResponderEliminar
  50. Ainda assim Alda, considero que as cíclicas eram melhores que a Bolsa de Recrutamento. E os sindicatos devaim salavaguaradar que saíssem já todos, senão de que vale a ordem das nossas perefrências?

    ResponderEliminar
  51. Anónimo das 2:48 PM disse:«Sou de dacl e não consigo que a aplicação grave aquilo que já coloquei... quando abro novamente a aplicação vai tudo à vida... Alguém sabe o que se passa???»

    Por experiência pp sei que no primeiro dia acontece sempre o mesmo (a aplicação funciona mal). Tente amanhã, quando estiver menos gente a tentar concorrer.

    ResponderEliminar
  52. Anónimo das 3:46 PM disse:

    «estou de ferias, como tantos de nós e não tenho impressora! como faço para imprimir o recibo? pode-se imprimir depois de terminado o prazo? alguem sabe?»

    O recibo fica sempre disponível e pode imprimi-lo mais tarde, pois fica gravado na aplicaçao.Depois procura no site "recibos" e imprime.

    ResponderEliminar
  53. Boa noite,
    Depois de preencher o meu boletim de candidatura e colocar as escolas/agrupamentos por ordem de preferência, a aplicação electrónica invalidou-me um código 161676 que figura nas listas disponibilizadas no sítio da http://www.dgrhe.min-edu.pt/c/document_library/get_file?p_l_id=162525&folderId=162555&name=DLFE-43109.pdf e como tal estou impedida de validar a minha candidatura.

    ResponderEliminar
  54. Olá a todos.
    Depois de ter tentado por imensas vezes preencher as minhas preferências e ao tentar gravar, verificar que elas são apagadas, começo seriamente a preocupar-me pois o prazo está a encurtar-se.
    Já vi que não sou a única.
    Alguém sabe como resolver o problema?

    ResponderEliminar
  55. Ana, acho que estás com mesmo problema que eu: código de escola errados mas que estão na lista do Ministério de este ano. Como resolveste o problema, porque eu farto-me de ligar para a linha CAT e ninguém atende.

    ResponderEliminar
  56. Bom dia,
    Sou contratada (grupo 110)e a 18 de Novembro fui colocada numa escola com contrato até 31 de Agosto.
    Li no manual de instruções que os contratados (que reunam condições) podem assinalar num determinado campo que pretendem renovar a colocação de 2009. No entanto, não me aparece esse campo em lado nenhum quando acedo à aplicação.
    É só a mim ou mais alguém tem este problema?
    Tenho tudo gravado mas ainda não submeti e como sempre do CAT ninguém atende.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  57. Cara colega se não lhe aparece esse item para renovação das duas uma: ou horário não existirá no ano lectivo 2010/11 ou então a direcção da escola não mostrou interesse em renovar contrato consigo.

    Paulo

    ResponderEliminar
  58. Estou com o mesmo problema, na minha aplicação do concurso não aparece essa parte da renovação do contrato,k nem a parte de receber a colocação por sms...

    ResponderEliminar
  59. Paulo, venho esclarecer o que anteriormente disseste... na verdade, se o item a solicitar a renovação não aparece é porque o horário não é de 22h. Provavelmente quando a colega foi colocada não o era, só, posteriormente o completaram, mas para o Ministério é um horário incompleto, logo, não é possível renovar.

    ResponderEliminar
  60. Paulo, venho esclarecer o que anteriormente disseste... na verdade, se o item a solicitar a renovação não aparece é porque o horário não é de 22h. Provavelmente quando a colega foi colocada não o era, só, posteriormente o completaram, mas para o Ministério é um horário incompleto, logo, não é possível renovar.

    ResponderEliminar
  61. A esta útima questão acrescento que se o horário foi obtido em Ofertas de Escola ñ é passível de renovação.
    Ana Guedes

    ResponderEliminar
  62. Para Daniel.
    Se for contratado é normal a aplicação não aceitar esse código, porque é uma escola com autonomia e os contratados estão impedidos de concorrerem para essas e para as TEIP. Se for do quadro, o melhor será ligar para a DGRHE.

    ResponderEliminar
  63. Ao contrário daquilo que algumas pessoas afirmam, o problema da aplicação informática (não salvar os dados preenchidos e ainda por cima apagá-los) AINDA NÃO ESTÁ RESOLVIDO! É necessário pressionar os serviços porque este é um assunto muito sério.

    ResponderEliminar
  64. para Ana Guedes.
    gostaria que me dissesse onde leu que "se o horário foi obtido em Ofertas de Escola ñ é passível de renovação", isso porque eu acho que se esse horário obtido em oferta de escola foi completado até 31 de dezembro poderá ter renovação. já ouvi dizer que não se pode renovar mas tb já ouvi que pode. eu não concordo com essa renovação já que no início do ano lectivo não era essa a informação que circulava e eu candidatei-me o ano passado para longe para ficar colocado nas necessidades residuais e nas ofertas de escola na semana a seguir ficava quase em casa. se os colegas que completaram posteriormente puderem renovar acho injusto pela alteração aplicada pelo Minist da Educaç a "esta altura do campeonato".

    ResponderEliminar
  65. HD:
    Foi a informação que obtive na minha escola - não me podiam renovar o contrato uma vez que tinha sido obtido em OE. Mas fiquei colocada com horário completo e em Outubro. Também pelo que li no aviso de abertura deste concurso nada lá diz (nem noutra legislação que consultei) que não podem haver renovações de horários de OE, mas na escola foi o que me disseram, depois de terem mandado mals e feito telefonemas para a DREN.
    Ana

    ResponderEliminar
  66. Por inúmeras vezes já tentei colocar todos os códigos para manifestação de preferências e, para já não falar nas inúteis vezes q tentei guardar, ao carregar em "seguinte" apaga todo o meu trabalho e não avança!
    Isto durante todo o dia! Além de nos queixarmos aqui no blog, alguém sabe o q mais podemos fazer?

    Rita

    ResponderEliminar
  67. Eu já fiz a minha manisfestação de preferências. Inicialmente também tive problemas. Como o prazo termina amanhã, eu aconselhava os colegas no caso de não o conseguirem fazer, a ligarem para os serviços da DGRHE. Se não conseguirem estabelecer o contacto telefónico não hesitem e vão a Lisboa.

    Paulo

    ResponderEliminar
  68. HD

    É uma questão de ler o que diz o legislador (Aviso de Abertura do Concurso, Grupo II, Ponto 8):

    "As colocações em regime de contratação, efectuadas em
    2009 -2010, em horário anual, completo ou completado, até 31 de Dezembro de 2009, poderão ser renovadas por igual período, nos termos do n.º 4 do 54.º do Decreto -Lei n.º 20/2006, na redacção dada pelo Decreto-Lei n.º 51/2009, se precedidas de apresentação a concurso e desde que preenchidos, cumulativamente, os seguintes requisitos..."

    Chamo a atenção para o "... em horário anual...". Portanto para quem ficou colocado a 1 de Setembro. De resto, se assim não fosse seria uma tremenda injustiça.

    ResponderEliminar
  69. Para anónimo:
    Quanto à explicação que tu dás, não sei onde tu te fundamentaste, pois eu já concorri e trabalhei anteriormente no Agrupamento de Escolas de Nery Capucho e esta já tinha contrato de autonomia.

    ResponderEliminar
  70. Boa noite....
    Rita...já consigo gravar sem q nada se "apague"!
    Tenta da seguinte forma: Preenche todos os campos de cada linha, ou seja, a preferência, código, intervalo de horário e por fim a duração do contrato! Só depois deverás passar para a 2º linha!Por cada linha imcompleta, o "dito programa apaga"qd tentamos gravar. Eu (c a ajuda do meu irmão Vasco) consegui desta forma!
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  71. Boa noite,

    Sou QZP, colocada por DACL no ano passada numa escola fora do meu QZP. A escola comunicou-me (e indicou aos respectivos serviços do ME) que têm horário para mim no próximo ano.

    Contudo, posso aceder à minha candidatura electrónica e inserir dados. Não deveria estar trancada???

    Agradeço ajuda nesta dúvida a quem souber responder...

    Obrigada.
    Cláudia

    ResponderEliminar
  72. Na minha aplicação do concurso, nunca apareceu o espaço das sms , nem o da renovação de contrato.Eu submeti o concurso na mesma. na escola onde estive não há vagas renovar contratos, no entanto nas aplicações das minhas colegas, que se encontram na mesma situação que eu apareceu e apesar de não terem vaga confirmaram que queriam renovação de contrato.Aconteceu isto a mais alguém?O que poderemos fazer?Já enviei mail para ministério e já liguei para lá, mas esperei 45 minutos e ninguém me atendeu!

    ResponderEliminar