sábado, 12 de junho de 2010

Inócuo e estéril.

No sítio da FENPROF a 11/06/2010: "A FENPROF reúne na próxima segunda-feira, dia 14, com a Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) e com o Secretário de Estado Adjunto e da Educação (SEAE), respectivamente, às 14.30 horas e às 18 horas.

Estas reuniões foram solicitadas pela FENPROF com o propósito de entregar os documentos aprovados pelo seu décimo Congresso que constituem, no seu conjunto, um contributo de grande importância para a dignificação da profissão docente e das condições do seu exercício, bem como para a valorização da Escola Pública e, dessa forma, para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem.
(...)
Na reunião com o Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Educação, a FENPROF proporá o agendamento, para o imediato, de reuniões que proporcionem o desenvolvimento de processos negociais há algum tempo requeridos, mas sem correspondência ministerial, designadamente sobre a Gestão das Escolas, os Horários de Trabalho, a Reorganização Curricular, os Concursos de Professores, a Formação Contínua de Docentes, a Educação Especial e as Actividades de Enriquecimento Curricular. Quanto ao Reordenamento da Rede Escolar, está já agendada uma reunião para o dia 17, sobre a qual, oportunamente, a FENPROF divulgará mais informação."

Ver Artigo Completo (FENPROF)

------------------------
Comentário: Perda de tempo... Na reunião com o CNE a FENPROF irá manifestar a sua apreensão e forte preocupação relativamente às políticas e medidas em curso. Na reunião com o Secretário de Estado a FENPROF irá propor agendamento de reuniões sobre diversos temas. Se a primeira é inócua a segunda será estéril. Continuamos com teatros de trabalho, para os quais já não tenho paciência..
------------------------

7 comentários:

  1. Ricardo,
    Perda de tempo não é. Mesmo que não dê em nada (praticamente certo), nunca é perda de tempo. Dizer que é perda de tempo é dizer que se deve baixar os braços, é dizer que deixamos de tentar mudar as coisas.
    O que resta?
    Ficar à espera que seja o ME a chamar os sindicatos para lhes comunicar as mudanças que o ME pretende fazer, que já sabemos que são, quase sempre, no sentido de piorar o que existe?
    Se isto é perda de tempo, o que é aquilo que nós fazemos aqui, quando reclamamos das decisões do ME?

    ResponderEliminar
  2. Perda de tempo no sentido de que uma serve para manifestar preocupações, algo que poderia fazer com um email, uma carta ou mesmo um telefonema. Ainda por cima sabemos perfeitamente qual a utilidade do CNE. Perda de tempo, pois não estamos a falar de negociação, mas sim de agendamento de negociação, e tal como as anteriores esse calendário poderá ser feito com um simples telefonema.

    Não estamos a falar de negociações, Advogado. Estamos a falar de encenações...

    ResponderEliminar
  3. A respeito de negociações, de sindicatos e já agora de actas...

    Segundo MN "Os únicos aspectos que não constam do acordo estão na acta e são o início de uma nova fase negocial em 20 de Janeiro e a realização de concurso em 2011".

    Presumo (provavelmente mal, espero) que a fase negocial que antecederá e definirá os contornos do concurso de 2011 (a manter-se a promessa) está apenas prevista iniciar-se a 20 de Janeiro?! Não será um bocado tarde? Ou é mais uma vez para noitada e correria entre sobe piso, desce piso? espero mesmo estar enganada.

    ResponderEliminar
  4. C.Pires
    Essas negociações de 20 de Janeiro são estas negociações http://profslusos.blogspot.com/2010/01/negociacoes-do-horario-e-regime-de.html

    ResponderEliminar
  5. Advogado,

    Gracias, afinal sempre estava a pensar torto, antes assim.

    Quanto ao conteúdo dessas negociações, espero que consigamos, pelo menos, não sair pior do que vamos entrar.

    Bom arraial de Sto. António para quem o tiver. Por aqui festarolas só no S. Pedro e no S. João.

    ResponderEliminar
  6. Quim-parte-e-repartejunho 12, 2010 9:13 da tarde

    Tudo o que aí vem é teatro para entreter o povinho. Depois de terem garantido o topo da Carreira para sindicalistas e bacharéis, agora fazem de conta que estão contra o que acordaram.

    ResponderEliminar
  7. Miséria!
    Decidam-se por mudanças estruturais e esta gente ficará a falar para as moscas. Reorganize os ciclos.

    ResponderEliminar