quinta-feira, 18 de março de 2010

Dupla personalidade ministerial?!

No Público a 18/03/2010: "O Ministério da Educação decidiu retirar as alterações que apresentou esta semana ao Estatuto da Carreira Docente, muito contestadas pelos sindicatos de professores, com o intuito de terminar rapidamente o processo de revisão daquele diploma.

O Ministério da Educação não quer que se atrase a aprovação desta legislação de que as escolas, os professores e os pais necessitam. Por isso, o Governo retirou da agenda todas as matérias que vão para lá do acordo [de Princípios assinado em Janeiro] e considero que estão assim reunidas as condições para encerrarmos rapidamente este processo”, anunciou o secretário de Estado adjunto e da Educação, Alexandre Ventura, em conferência de imprensa."

Ver Artigo Completo (Público)

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Comentário: Existe aqui algo de profundamente estranho... Receio que só mesmo quem possua mais informação que aquela que é libertada pelos meios de comunicação, conseguirá alcançar a verdadeira extensão deste tabuleiro de xadrez e qual a verdadeira estratégia do oponente que ainda possui todas as peças.

Não quero acreditar que este avanço e recuo (em menos de uma semana) não tenha um objectivo bem definido. Veremos o que os próximos dias nos trazem...
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9 comentários:

  1. Estava precisamente a pensar aqui com os meus botões: que parte de nós foi dada em troca? só espero que não tenham sido os olhos...

    Ontem havia uma proposta que acabava com a carreira especial dos professores, os concursos, os quadros e mais umas tantas coisas deste calibre. Hoje já nada disso é assim tão importante. Hummm... Aqui há gato...

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  2. Os gajos (ME e Sindicatos) estão mas é combinados. A estratégia foi criar um "caso", para depois ficarem todos bem vistos. Podem enganar alguns, mas aqui há marosca.

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  3. Claro que há objectivos bem definidos e imaginem quem será o alvo? Hum, ora deixem-me cá pensar...Assim de repente não me estou a lembrar...Socoooorro, estou com amnésia.

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  4. Isto cheira tão mal, tão mal, que eu acho que muitos ficaram anestesiados com o odor.

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  5. O que é importante é que estejamos alerta para que essa "gente" não nos coma por parvos. Eu por mim estou farta deles todos.Detesto que nos tentem estupidificar e faço o meu papel. Aos meus alunos alunos explico bem porque é que o nível de exigência na escola tem vindo a diminuir, ainda hoje foi a última vez. E Eles ( os alunos) ouvem tudo muito atentamente.Medo? Não sei o que é isso.

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  6. É obviamente importante estarmos atentos... E mais do que isso, formar-mos as nossas próprias opiniões e se possível sem nos colarmos a outros. Mas neste momento, o que realmente importa é que os sindicalistas estejam atentos. Todos sabemos que eles têm o poder de nos fazer passar por parvos, e receio que, com alguma facilidade. Neste momento, estamos a falar de estratégia pura e os sindicalistas têm de pensar alguns movimentos à frente.

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  7. Os sindicatos querem limpar a imagem e fazer passar a mensagem que o acordo é fantástico. O ministério quer vender a ideia de que é muito dialogante. E assim "uma mão lava a outra"...

    Estou apreensiva em relação ao futuro próximo e à proposta que se segue. Há que estar atento, até porque me parece que a tutela vai deixar uma boa margem de manobra, valendo-se da regulamentação posterior.

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  8. Estou de acordo contigo, C. Pires. Existem várias "pontas soltas" que poderão ser regulamentadas posteriormente. Bem... Estou a falar de "pontas soltas" e ainda não conheço a versão final do ECD. ;) (isto para não me acusarem de pessimista e arauto da desgraça)

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  9. E que tal este pé de dança ter como objectivo a seguinte reflexão:

    - podia ter sido pior.

    E mais uma vez os professores se resignarem com a sorte que têm.

    Com tantos paninhos quentes não vamos a lado nenhum.

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