quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Minudências...

As propostas que apareceram ontem, após reunião com os sindicatos, são minudências. Depois da Ministra da Educação ter repetido e insistido na necessidade de introduzir alterações nos horários dos professores, de forma a aliviar a carga burocrática, a permitir aos docentes uma melhor preparação das aulas e correcção dos trabalhos dos alunos, os resultados da reunião entre ME e sindicatos (ontem) serão tudo menos animadores. Na altura, classifiquei as declarações de Isabel Alçada como sinais de bom augúrio mas afinal estava errado. Vejamos:

- Os alunos que excederem o limite de faltas vão deixar de ser obrigados a fazer provas de recuperação com a matéria das aulas a que não assistiram;

- Fim das reuniões semanais obrigatórias para os professores dos Cursos de Educação e Formação;

- Possibilidade de os docentes darem até sete faltas por conta do período de férias;

- Simplificação dos processos disciplinares aos alunos.

Pouco, muito pouco... Bem, para mim é pouco. Esperemos pela reorganização curricular, mas "deitados", ok?

13 comentários:

  1. Bom dia,

    Tenho todas as condições para progredir do 2º para o 3º escalão.
    Na secretaria só me adiantam que estão a tratar das progressões de todos os professores ao mesmo tempo.
    Corre em surdina a informação que existem "ordens" dadas às escolas para "engonharem" toda a situação das progressões.
    Acrescento apenas que a progressão deveria ter sido efectuada já em 2009.
    Tenho quase 6 anos no 2º escalão, mesmo descontando o congelamento.
    Já requeri a declaração com o tempo de serviço no escalão (mais de 2000 dias).
    Qual o procedimento a seguir? Algum requerimento por escrito?
    Como forçar a escola a efectivar a progressão?

    Grato pela atenção,
    Carlos Silva

    Desculpem pelo "off-topic"

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  2. Ora vamos aprender a contar...
    Um sapinho: "Os alunos que excederem o limite de faltas vão deixar de ser obrigados a fazer provas de recuperação com a matéria das aulas a que não assistiram", muito bem, acaba o castigo para os professores e a penalização para os alunos faltosos! Pensamento de alguns alunos: "Malta, bora lá para a borga!".
    Dois sapinhos: "Fim das reuniões semanais obrigatórias para os professores dos Cursos de Educação e Formação", como passa a facultativo e há algumas escolas em que o director "é mais papista que o Papa" então fica tudo igual!
    Três sapinhos:"Possibilidade de os docentes darem até sete faltas por conta do período de férias", que rica prenda, para o resto da função pública são 13 faltas! E não me esqueço que antes da revisão do ECD eram 12 faltas, que passaram a 5 e agora, excelente, vão ser 7! Uau! “Roubam” 7 e depois devolvem 2! Que generosidade! Mais uma vez somos o parente pobre!
    Quatro sapinhos:"Simplificação dos processos disciplinares aos alunos". A menos que venha uma solução milagreira, cheira-me a simplificação mas é da já simplificada autoridade dos professores!
    Muito bem! Hoje já aprendemos a contar até quatro (sapos), um dia destes vamos aprender a contar elefantes!
    Um abraço.

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  3. RESULTADO: UMA MÃO CHEIA DE NADA E OUTRA DE COISA NENHUMA.

    NÃO HÁ DINHEIRO - FOI O ARGUMENTO + UTILIZADO NESTA REUNIÃO.

    CONCURSO EM 2011 - CLARO QUE HÁ!MAS COMO NÃO HÁ DINHEIRO, NÃO VÃO EXISTIR VAGAS REAIS, APENAS AS CELEBRES VAGAS FICTICIAS PARA O PESSOAL QUE ESTÁ EM QZP MUDAR PARA QA. AQUI, NÃO ENTRA + NINGUÉM.
    SSA

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  4. http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1492367
    SSA

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  5. VOCÊS QUEREM É MAMAR, MELHOR DITO, CONTINUAR A MAMAR.
    TANTO HÃO-DE MAMAR QUE ISTO HÁ-DE REBENTAR, COMO NA GRÉCIA!

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  6. "Possibilidade de os docentes darem até sete faltas por conta do período de férias"

    Quanto a esta, acho de tal forma um ataque à dignidade dos professores, principalmente quando incluída neste conjunto vazio de propostas, que me abstenho de comentar aquilo que a tutela imagina serem as nossas reais aspirações relativamente ao horário de trabalho e às condições de exercício da profissão. É repugnante a mensagem subliminar. Não é trabalhar menos e poder faltar mais que é o sonho de qualquer professor?! Então tomem lá este doce...

    Por outro lado, só uma perguntinha inocente: acabam-se as provas de recuperação (parece que desde já) e é suposto fazer-se o quê? É que caso não tenham percebido há um ano lectivo a correr, alunos a faltar e uma lei em vigor que, segundo a Ministra, já não está em vigor. Sendo assim, alguém me explica como se eu tivesse 5 anos e fosse mesmo muito, muito burra?...

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  7. Lá se vai o acordo! Hoje na minha escola publicaram calendário de avaliação e nem querem ouvir falar na avaliação nos moldes do acordo. Todos preferem o simplex. Os sindicalistas agora tem de segurar o Sócrates para progredirem na carreira. O pessoal mais novo também já percebeu que foi seriamente entalado com o acordo.

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  8. Para rasgar-o-acordo

    Mas o simplex com ou sem aulas asistidas?

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  9. "7 dias por conta do período de férias"

    Concordo com a C. Pires.

    Mais:

    À generalidade dos professores, que nem os 5 dias usa, isto só prejudicará: farão mais substituições!!!

    É tão bom substituir colegas a faltar pelo 102. Adoro!


    E não se compare com a restante FP, o essencial do trabalho dos professores é com os alunos, que nas férias já não estão na escola.

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  10. Para Alexandre: Aonde está a igualdade de direitos? Porque não se pode comparar com a restante FP? Um direito é como a saúde, não é por a ter que a vou usar até ela acabar! Mas é tão bom saber que a temos!
    Quando se generalizar as baixas médicas e o não pagamento pagamento dos 3 primeiros dias, eu quero ver se tem a mesma opinião! Os atestados para alguns contratados já não existem e para os restantes porfessores, lá chegará a convergência!
    Um abraço.

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  11. Eu tive 7 reuniões intercalares em 3 dias. Foram 15 horas de reuniões, além do meu horário normal semanal. Como só tenho 11 horas de componente não-lectiva, tenho direito a 4 horas extraordinárias, ou não? Para não não falar que tive de preparar todas as aulas e não vou receber por isso. Reorganização dos horários? Onde está ela?

    35 horas na escola e é já!

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  12. "Quando se generalizar as baixas médicas e o não pagamento pagamento dos 3 primeiros dias, eu quero ver se tem a mesma opinião!"

    Qual é o drama?

    É que acontece com o meu irmão (professor a contrato) e com 90% da população empregada.

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  13. Para Alexandre: Qual é o drama? Nenhum! Mas provavelmente muita gente irá pensar duas vezes, quando deparada com uma situação de doença, se mete baixa por um dia e não o recebe, ou se mete antes uma falta ao abrigo do artigo 102º do ECD.
    Mais uma vez não há drama! Há é uma nova realidade de férias, as férias da maleita!
    Um abraço!

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