terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Teimosos como burros...

Há escolas que teimam em avançar com uma avaliação em vias de ser revogada...

Comentário: O alerta é da FENPROF, mas todos conhecemos uma "escola junto de nós", cujos directores apreciam tanto, mas mesmo tanto, uma "boa" avaliação que não prescindem dela. Mesmo que esteja moribunda. Então e o que é que se está a passar, para o Ricardo (aqui se repararem com atenção, estou a armar-me em futebolista) utilizar um título tão "ostensivo"?! O que se está a passar é o seguinte: Os colegas de algumas escolas/agrupamentos estão a ser... humm... deixa cá ver... aconselhados... naaa... a expressão é mesmo a que se segue... obrigados a optar entre a avaliação simplificada e a que integra a componente científico-pedagógica, sendo-lhes solicitada a entrega de objectivos individuais de avaliação.

E a culpa é dos directores? Bem, não é toda... A maior fatia da culpa é mesmo do Ministério da Educação que ainda não fez chegar às escolas qualquer tipo de esclarecimento no sentido de prosseguir ou não com o anterior modelo e com um novo ciclo de avaliação. E mesmo eu que sou um profundo defensor da perspectiva legalista, tenho de admitir que prosseguir com um modelo que tem os dias contados (e não é uma expressão, mas sim a realidade) não é uma atitude de profunda inteligência (em termos logísticos e de recursos humanos). Pura e absoluta perda de tempo, mesmo que o "novo" modelo seja um "copy+paste" básico do modelo anterior, é necessário ter um "palmo de testa" e alguma ponderação para não por os "burros à frente do carro".

7 comentários:

  1. Ricardo, por acaso sabes para quando ira sair o novo ECD e o no DL sobre a avaliação? Tenho a ideia que a Ministra disse que seria fim deste mês ou principio do de Fevereiro. Tens alguma ideia?

    ResponderEliminar
  2. Por aquilo que foi divulgado na imprensa nacional, até ao princípio do mês de Fevereiro, o Ministério da Educação irá apresentar aos sindicatos a proposta do texto de articulado decorrente do acordo. No entanto, entre o texto do articulado, as negociações que estão a decorrer e a efectiva legislação decerto que mais tempo irá decorrer.

    ResponderEliminar
  3. Bom senso Senhores Directores, bom senso! A ex-ministra da educação é isso mesmo ex-ministra da educação e não me venham para aqui falar das relações com os EUA, porque, nas minhas prioridades, eu estou é preocupado com a relação entre a escola portuguesa e a sociedade portuguesa e/ou global. Essa senhora, agora, dos sapos que venham a aparecer e já apareceram alguns, já não lhe devem fazer muita indigestão, mas os senhores directores "mais papistas que o papa" ainda podem ter que engolir uns tantos sapitos indigestos. Por isso e por tudo, bom senso Senhores Directores! Fica sempre bem!

    ResponderEliminar
  4. Ricardo, o problema é mesmo esse, o tempo.
    Estou a pensar em todos os colegas que estão em condições de progredir em 2010. É que segundo o DL 270/009, que ainda está em vigor, e não está suspenso, estes colegas terão de ser avaliados em 2010!!!
    Por uma questão de segurança, não será melhor estes colegas protegerem-se e requererem, no mínimo, uma avaliação "simplex 2"?

    ResponderEliminar
  5. Reunião dos directores das escolas do norte com a ME, 6ª feira passada, no Porto. Inquirida sobre o actual "vazio legal" da ADD, (preocupante sobretudo para os docentes que completam o módulo de tempo para a progressão em 2010 e pediram avaliação intercalar), a ME respondeu que não existia qualquer vazio legal porque, até ser aprovada nova legislação, vigorava o DL 270/2009. Para bom entendedor...

    ResponderEliminar
  6. Mas os senhores professores ainda não entenderam que a melhor forma de cumprirem e de de poderem um dia objectar contra qualquer prática que os prejudique ...é cumprirem a lei em vigor?
    Já tiveram alguns exemplos recentes de que quem não cumpre a lei fica prejudicado quando a mesma é revogada e entra nova em vigor...para os que a cumpriram, claro está.

    ResponderEliminar
  7. Para Advogado do Diabo: Desse ponto de vista, tens razão... É melhor jogar pelo seguro. No entanto, generalizar ao nível de escola parece-me algo prematuro e desnecessário.

    ResponderEliminar