segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Namoro perigoso.

No Diário de Notícias a 27/12/2009: "Movimentos de professores consideram que a FNE comete um "erro" se assinar um acordo com o Ministério da Educação, que contemple vagas e quotas. Paulo Guinote diz que sindicato pode "desaparecer". Todos apontam o dedo ao PSD.

A convergência que uniu em Plataforma os sindicatos do sector e levou às ruas mais de 100 mil pessoas contra a política educativa da ex-ministra Maria de Lurdes Rodrigues pode ruir.

"Se a FNE aceitar a proposta desaparecerá como sindicato, acredito que a esmagadora maioria dos associados saia da Federação", defendeu ao JN Paulo Guinote, autor de um dos blogues mais lidos por professores - "A Educação do meu umbigo". Octávio Gonçalves, líder do PROmova, fala mesmo "em suicídio" da FNE.
(...)
Na última ronda, o líder da FNE admitiu poder chegar a acordo desde que o ME concretize a proposta de os professores avaliados com "Bom" atingirem o topo da carreira antes da reforma - uma medida que "mitiga" a dimensão de vagas e quotas, defende João Dias da Silva.

Mário Nogueira abandonou a 5 de Outubro deixando claro que se o ME não mudar esses mecanismos a Fenprof não assinará um acordo. O líder da Federação - que representa quase 70% dos docentes - admitiu voltar a convocar protestos. O ME envia hoje aos sindicatos a proposta final de acordo. (...)"

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

------------------------
Comentário: Até poderá acontecer uma acordo ME/FNE, mas certamente que este sindicato não irá desaparecer, pois possui na sua história alguns acordos com o governo e não foi por isso que registou desvinculações "em massa". Aliás, conheço vários colegas que estão descontentes com os respectivos sindicatos, mas quando lhes faço a questão crucial, a resposta é sempre as mesma: "Ainda continuo vinculado!". E porquê? Por puro comodismo... Dá trabalho a desvinculação... Adiante.

Hoje é um dia importante em termos de negociação e de futuro profissional. Certamente que irão aparecer mais novidades...
------------------------

3 comentários:

  1. O Guinote não percebe nada da poda. A FNE irá fechar o acordo se este privilegiar uma boa fatia dos seus associados. Se calhar o Guinote e eu próprio seremos dos prejudicados, mas isso é a vida, por muito que custe ao umbigo do Guinote.

    ResponderEliminar
  2. desvincular dá trabalho???? Que eu saiba basta ir à secretaria comunicar...

    ResponderEliminar
  3. Eu sei que é fácil desvincular... Pena é que os colegas não se sirvam dessa "arma" para pressionar os sindicalistas a defender os direitos de quem paga.

    ResponderEliminar