segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A garantia da Ministra da Educação.

Ministra diz que "nenhum docente será prejudicado".

Comentário: O Ministério da Educação apresenta hoje as suas propostas finais... Modelo de avaliação do desempenho e estatuto da carreira docente são os principais temas que aparentemente irão recolher algum agrado por parte da FNE e o total desagrado (e como tal, ausência de acordo) por parte da FENPROF. Mas isto ainda são meras especulações, pois os sindicalistas são personagens de alguma previsibilidade. Veremos o que acontece. Adiante.

Isabel Alçada afirma que nenhum docente será prejudicado... Errado e improvável. A senhora Ministra da Educação não consegue garantir que tal ocorra, pois todos os professores sabem que quem realmente dita as regras não é a co-autora da colecção juvenil "Uma Aventura". Mais, experiências anteriores (associadas a declarações recentes da própria Ministra e do seu "staff") fazem antever que muitos serão prejudicados...

Mas não são as promessas de Isabel Alçada que me preocupam. O que realmente me preocupa é a forte desmobilização dos professores em torno destes problemas... Parece-me que anda tudo contente com a suspensão do modelo de avaliação! Será que ainda conseguimos mobilizar milhares?

8 comentários:

  1. No site da FNE está um documento que penso ser a proposta entregue hoje aos sindicatos. Vamos lá ver o que lá vem...

    ResponderEliminar
  2. Caso a FNE tenha a ousadia de trair os docentes e os seus associados ao assinar esta proposta do ME apresentada hoje, aconselho todos os seus associados a divincularem-se desta organização. BASTA DE TRAIÇÕES!!! BASTA!
    Estou há 6 anos, 1 de Novembro de de 2003 no 4.º escalão (antigo 7.º) e vou ser daqueles docentes que irá transitar para a nova estrutura em igual circunstância com colegas com muito menos anos de serviço e com uma avaliação de Muito Bom no período de 2007/2009. Sabem qual era o meu escalão e índice se não houvesse este embuste a toda a classe docente? Por ventura sabem? É por estas e por outras que anda muita gente a viver à custa daquilo que os docentes deixaram de receber. BASTA DE AVENTURAS! A Educação não é nenhuma AVENTURA.
    Cabe agora ao Parlamento tomar as rédeas deste processo e acabar de uma vez por todas com toda esta palhaçada chamada "Negociação". BASTA!

    ResponderEliminar
  3. Bingo, também eu estou nestas circunstâncias. Se a FNE assinar, espero que este sindicato deixe de existir porque realmente não defende os professores de todos estes ataques.

    ResponderEliminar
  4. totalmente de acordo com as afirmações anteriores. Também sou uma, que foi lesada, porque transitava para o antigo 7º escalão a 15 dias da ditosa lei chegar) fui reposicionada no 4º escalão e recentemente fui reposicionada no 5º escalão. Desde Agosto de 2005 que tenho vindo a ver o meu salário diminuir em função doutros com menos tempo de serviço. É muito injusto que os sindicatos não pensem com justeza !!! deixarei de ser sindicalisada se tal acordo for assinado.

    ResponderEliminar
  5. Para ifos: Agradeço a chamada de atenção. Afinal o que veio foi muito mau... :(

    ResponderEliminar
  6. Para Ramiro Marques: É realmente muito má e introduz alterações que irão provocar uma paragem no tempo para muitos professores.

    ResponderEliminar
  7. A desvinculação sindical é um recurso passível de ser implementado na eventualidade da FNE cometer a verdadeira loucura sindical que é anuir a proposta do ME.

    No entanto, já li e ouvi muitos a afirmar o mesmo há uns tempos atrás e continuaram vinculados à FNE. Veremos o que acontece desta vez.

    ResponderEliminar