segunda-feira, 8 de junho de 2009

Discussão consequente em torno da FAA.

Depois de ler o blogue "A Educação do meu Umbigo" e o "ProfAvaliação" (os meus dois blogues de referência), concluo que o mau estar provocado por aquilo que escrevi, relativamente à entrega da FAA, foi grande. Não escrevo nada por acaso... Se escrevi o que escrevi sobre a FAA, era precisamente para abanar consciências (a minha incluída). Acreditem que desde que escrevi o último post sobre este tema, já tive oportunidade de refazer muitos pré-conceitos, sobre o que move muitos de nós. Eu também erro, aprendo e reformulo. E não me importo nada de «levar» com «lições de vida». Permitem-me crescer. Não sou detentor de verdades absolutas (nem pretendo ser) e rejeito aqueles que não conseguem ver o «outro lado». Ou porque não conseguem ou porque não querem... O que escrevi pretendia precisamente explorar divergências. Objectivo 90% cumprido.

Não vou rebater o que foi escrito no sentido da não entrega da FAA. Todos os motivos são legítimos... A indignação com aquilo que muitos fazem e dizem é legítima... É perfeitamente natural, que não concordem comigo. Não levo a mal ninguém que o faça. Aliás, admiro a franqueza do Octávio Gonçalves. Disse
exactamente o que eu queria ouvir e que ainda não tinha tido oportunidade de ler. É a opinião dele. Pura e dura... Como é que eu poderia ficar chateado com verdades? Não posso...

Não estou aqui para convencer ninguém. Façam como quiserem. Leiam a legislação, conheçam as consequências. Assumam uma posição e cumpram-na. Não façam como aquando dos objectivos individuais, em que pela frente disseram uma coisa e depois fizeram outra. Eu sou frontal. Gostaria que outros também fossem. Sou coerente com aquilo que afirmo e ajo em conformidade. Não me escondo atrás de outros, para defender aquilo em que acredito. Não ando ao sabor das marés, mas posso mudar de ideias se me mostrarem que estou enganado.

E quanto a esta temática, concordo absolutamente com o Paulo Guinote, quando afirma:
"As posições devem ser assumidas no plano individual, em consciência e com conhecimento de que é uma decisão com riscos. Não adiantam posições colectivas, de sindicatos ou movimentos, se depois há debandada no momento da verdade". Eu já assumi a minha... Assumam agora as vossas e ajam em conformidade.

Não percam tempo a criticar as opções dos outros nem procurem nelas argumentos para apontar o dedo. Temos de aprender a viver com as opiniões dos outros, mesmo que elas estejam no polo radicalmente oposto ao nosso. Eu faço-o diariamente... Experimentem fazer o mesmo. A intolerância não é boa conselheira. A intolerância não move ninguém (a não ser o próprio intolerante). É nestas discussões que surgem soluções, e se esta discussão levar a que muitos não entreguem a FAA, não me vou sentir infeliz com isso. É sinal, que foram ouvidos todos os argumentos e que a decisão foi tomada em consciência.

Apenas para terminar: Os 10% que faltaram para que esta discussão fosse realmente eficaz, esteve relacionado com algo que aconteceu e que não pretendia. E não pretendia gerar divisões entre colegas. O que eu queria era expôr diferentes versões e acabei por defender mais uma que outra. Assumo esse erro. Levou a «guerras» salubres entre colegas aqui no blogue, de forma desnecessária e que em nada contribuiu para um ambiente saudável. Mea culpa. Terei mais cuidado, das próximas vezes que abordar temas sensíveis, como este.

16 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=yHxvPMxkO08

    ResponderEliminar
  2. Muito bonito... Dá que pensar...
    Acedam ao link supra-citado, vale mesmo a pena.
    Ricardo parabéns pela frontabilidade e humildade... Só não concordo uma coisa consigo, que se sinta de algum modo "culpado" com algum mal-estar que se gerou em torno da entrega ou não da FAA... Estou seguríssima que o que fez, os esclarecimentos, quer no seu blogue, no blogue do Guinote e do Profavaliação abanaram consciências... fizeram-nos pensar e tomar a tal decisão individual que porá em causa, concerteza, a colectividade ... Não há Bela sem senão...
    Reconheço o calculismo, a prepotência e sagacidade do ME...
    Temos que ser mais forte que eles: somos uma classe pensante... e com o orgulho muito ferido...

    Bom dia para todos
    L.P

    ResponderEliminar
  3. Já coloquei o vídeo... É bastante bom. Também serve para abanar consciências. E de que maneira!

    Obrigado, L.P., por compreenderes aquilo que tentei fazer.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Não tens que agradecer: quisesse Deus que todos nós fôssemos como tu: francos, sinceros, ponterados, solidários, compreensivos ... Não é troca de galhardetes pura, é a sinceridade e reconhecimento por tudo o que tem feito através deste blogue... Guinote, Profavaliação, Proflusos, são excelentes exemplos de preserverança, sagacidade, espírito crítico... Mas o seu blogue destaca-se, e desculpem a sinceridade, pois não é politizante... Vai ao âmago das questões... e com uma dignidade admirável...
    Parabéns a todos os "bloguers".

    L.P

    ResponderEliminar
  5. Errata: L.P "perseverança", digo...
    desculpem

    ResponderEliminar
  6. Foste sincero. Sou um colega teu que já tem imensos anos de serviço. Tu conheces-me e eu já leio este blog desde que o fundaste. Qualquer coisa não estava a bater certo. Estava a estranhar o teu discurso. Sempre pensei que terias um objectivo ao escreveres o que escreveste. Agora sei qual era. Sempre foste frontal, mesmo quando tinhas meio mundo contra ti. Lembraste? Aquelas reuniões em que os restantes colegas queriam passar de ano, alunos com imensas negativas e tu não concordaste. No início também não concordava, mas chamaste-nos à razão. Ainda hoje utilizo os teus argumentos (sempre baseados na legislação, é claro). Dou-te os meus parabéns, Ricardo. É bom de ver que mesmo após tanto anos, ainda me revejo em ti. O catraio idealista que não ruma pela cabeça dos outros nem se deixa arrastar para polémicas de forma inconsequente.

    Um grande abraço.

    João T. (titularíssimo).

    ResponderEliminar
  7. Olhe JoÃO T. não sabe com o invejo...
    Tomara eu ter-me cruzado com colegas assim... Pois também sou uma idealista... muitas vezes incompreendida... denominado utopias, sofismas aquilo que desejo e penso... Mas não me calo... "quem não sonha, não cria"...
    L.P

    ResponderEliminar
  8. Olhe colega, estava quase quase a torcer-lhe o pescoço. Depois de ler isto já percebi muita coisa. Fez bem em redigir este post.

    Acho que de certa forma, acabou por ajudar o Guinote a reacender esta discussão. Ele já andava há muito tempo a tentar fazê-lo. Deu-lhe um argumento forte para o fazer. Já deve ter reparado que após as suas intervenções, ocorreu uma grande mobilização e discussão nos blogs bandeira do nosso movimento (o seu está lá incluido) Estou certa que ele próprio, deverá reconhecer isso em breve. PARABÉNS!!! Continue com o EXCELENTE TRABALHO.

    ResponderEliminar
  9. Eu tb apreciei muito este post e a característica já aqui mencionada: humildade.

    Como já foi várias vezes escrito, esta é uma questão de cada um com a sua consciência. No entanto, qdo existe um cenário de luta contra o ME neste ( e noutros ) temas como a avaliação docente, infelizmente precisamos uns dos outros. Já que só há riscos qdo ficamos muito poucos resistentes.

    O que mais me incomoda é a atitude do sindicato que apoiou a não entrega dos OI, e apela à entrega da FAA.
    Não existem só argumentos legais, às vezes "valores mais altos se levantam"!

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Para João T.: Olha quem é ele... O meu «cota titularíssimo» preferido. Agradeço as palavras, meu amigo.

    Já não «falava» contigo à imenso tempo! Manda-me um email (odracirmt@yahoo.com.br) para colocarmos a conversa em dia. Existem determinados assuntos (muitos dos quais relacionados com este tema) que gostaria de discutir contigo. Ah... E ficas desde já convidado a contribuir aqui na «casa». Se quiseres, obviamente. Mas depois conversamos melhor.

    Um enorme abraço e espero que até já.

    ResponderEliminar
  11. Para Ana Lúcia: Acredite que não era a única a querer torcer-me o pescoço. Acho que durante alguns dias temi pela minha saúde. Eh eh eh...

    Agora a sério, não sei se ajudei o Guinote. Provavelmente, foi ele que me ajudou a mim, pois sem a capacidade de mobilização do "Educação do meu Umbigo", muito do que aqui escrevo passaria completamente despercebido. Aliás, não será só ele, o Ramiro Marques também contribuiu e de forma extremamente importante.

    Mesmo que as «tricas» sejam muitas, acho que bem lá no fundo, o que nos move é exactamente igual.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Para reb: Como já tive oportunidade de te dizer, concordo contigo na questão sindical. Acho que foi um erro estratégico. Mesmo apoiado na legalidade, provocou uma tremenda confusão na cabeça de muitos professores, que se sentiram traídos. É por isso, reb, que as decisões devem ser muito bem ponderadas.

    Aqueles que tomam decisões em consciência, não necessitam de apontar dedos. Mesmo aos sindicatos (pelo menos, nesta situação particular). Obviamente que não existem só argumentos legais. Existem as convicções, e essas são puramente pessoais. Se acreditares mesmo no que estás a fazer, ninguém tem o direito de colocar em causa a tua opção.

    Podes não acreditar, reb, mas independentemente da opção que tomares, terás todo o meu apoio (e mesmo ajuda, se a quiseres) se ocorrerem consequências. Posso não concordar com a tua opção, mas não deixo ninguém sozinho. Espero que consigas fazer o mesmo comigo.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Perante estas palavras, só consigo enviar-te um beijinho. :)

    Deixaste-me sem argumentos. :)

    ResponderEliminar
  14. Muito bem Ricardo.
    Grande Ser Humano.
    L.P

    ResponderEliminar
  15. Os sindicatos apelam à entrega da FAA, certo? E os movimentos? Já foi divulgada alguma posição colectiva?

    ResponderEliminar
  16. Só o Octávio, do PROMOVA, escreveu um texto em que declara que não entrega a FAA.
    Não sei se o fez em nome do movimento ou individualmente

    ResponderEliminar