quarta-feira, 24 de junho de 2009

Aplicação-web de apoio ao preenchimento da FAA.

Depois de analisar o novo portal da avaliação, chego à conclusão que nada de novo foi acrescentado. A «nova» Ficha de Auto-Avaliação (FAA) é praticamente igual à anterior, tendo apenas sido bloqueados os campos relativos à evolução dos resultados escolares dos alunos (o7) e à prevenção e redução do abandono escolar (08), e acrescentado um novo campo (15) destinado aos coordenadores de departamento curricular e aos professores titulares com funções de avaliação e aos colegas que desejem adicionar elementos complementares que considerem relevantes para a auto-avaliação.

Relativamente aos documentos disponibilizados:

(1) As orientações para as fases finais do processo são redundantes e dão indicações para aquilo que deveria ter sido feito ao longo de todo o ano lectivo. A esta altura do campeonato são perfeitamente dispensáveis. À excepção das regras a observar na entrevista de avaliação, o resto é basicamente «palha».

(2) O manual do utilizador é basicamente uma treta, pois não fornece qualquer tipo de instrução para o preenchimento da FAA. Para mim, de manual não tem quase nada.

É ainda disponibilizada uma aplicação onde é possível simular as quotas de "Muito Bom" e "Excelente" por Agrupamento/Escola não agrupada.

Resumindo e concluindo: Nada de novo...

4 comentários:

  1. Deixo aqui um link que poderá de extrema utilidade para alguns colegas que ainda não preencheram a ficha de auto-avaliação.

    http://olhardomiguel.wordpress.com/2009/06/23/uma-ficha-de-auto-avaliacao-excelente/

    Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    O preenchimento desta ficha está a deixar-me com os cabelos em pé...

    Detesto publicitar o meu trabalho e nao tenho geito nenhum para "floreados"!

    Como prof contratada em inicio de carreira perspectivo que voltarei a concorrer ja no próximo ano onde esta avaliação já terá efeitos.

    Preciso de ver exemplos de fichas preenchidas para ver se me organizo e me acalmo :(

    conhecem mais alguma que tenha sido publicada?

    obrigada desde já!

    profaflita

    ResponderEliminar
  3. Por favor, ajudem-me a perceber uma coisa, na ficha de avaliação do PCT:

    Como é avaliada a Formação? É aquela que é feita no biénio, ou só no segundo ano? Onde entram os créditos por utilizar, provenientes de formações realizadas anteriormente? Vai tudo junto? Depende das escolas?

    Obrigada desde já.

    ResponderEliminar
  4. Para Andreia
    Com o simpex, é irrevelante o ano em que fez a formação. São todas tratadas de igual forma.

    ResponderEliminar