segunda-feira, 4 de maio de 2009

Iniciativas da Plataforma Sindical para o 3.º Período.

Ainda não li absolutamente nada sobre a conferência de imprensa da Plataforma Sindical, no entanto, ao visitar o sítio da FENPROF fiquei a conhecer as próximas iniciativas. Não andam muito longe daquilo que era previsível (aqui). Registo a substituição da greve «clássica» de um dia, por uma «mini-greve» (dois tempos lectivos), certamente resultado duma leitura real dos últimos desenvolvimentos (e até da "Consulta Geral"). Não sei se não seria melhor outro tipo de greve, mas com esta «mini-greve» os riscos de uma baixa adesão deverão ser substancialmente reduzidos (principalmente se for convocada sob a forma legal de reunião/plenário sindical). Quanto às restantes iniciativas anunciadas, confesso que não esperava mais nem melhor. Segue-se então, o calendário das iniciativas:

12 de Maio:
Divulgação pública de uma Carta Aberta ao Senhor Primeiro-Ministro, dando conta do grande descontentamento que existe no sector e sobre as suas razões;

20 de Maio:
Entrega, no Ministério da Educação, do Abaixo-Assinado "Por uma revisão do ECD que corresponda às exigências dos Professores; Pela substituição do actual modelo de avaliação; por negociações sérias!"

26 de Maio:
Jornada Nacional de Protesto, de Luta e de Luto dos Professores e Educadores. Neste dia, para além da manifestação de luto dos professores e das escolas, os docentes paralisarão dois tempos lectivos (90 minutos), durante os quais aprovarão posições de escola;

30 de Maio:
Manifestação Nacional dos Professores e Educadores Portugueses de protesto e rejeição da política educativa do actual Governo, de exigência de revisão efectiva do ECD, de suspensão e substituição do actual modelo de avaliação do desempenho e de manifestação, junto dos partidos políticos, da necessidade de assumirem compromissos claros no sentido de, na próxima Legislatura, ser profundamente alterado o rumo da política educativa e revistos quadros legais que impõem medidas muito negativas e gravosas, como é o caso do Estatuto da Carreira Docente, entre outros.

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