terça-feira, 26 de maio de 2009

A greve dos 90 minutos na imprensa nacional.

Comentário: Num dos artigos é referido o desconhecimento de alguns docentes, relativamente a esta greve de 90 minutos. Não é de admirar... Ainda hoje pude constatar "in loco" esta situação. Já todos sabiamos que esta iniciativa estava condenada a um sucesso contido e pontual (estou a ser benevolente). Os meios de comunicação social estão a capitalizar bem o momento de «infortúnio» da união docente e estarão bastante atentos à manifestação de sábado. Mais do que números, importa o simbolismo da iniciativa. Receio que mais um fiasco, deitará por «terra» qualquer capacidade negocial. É importante a mobilização para a manifestação de 30 de Maio. Mesmo muito importante... Espero que os colegas compreendam que esta manifestação é fulcral. Esta iniciativa ultrapassa em muito a competência sindical. É a última «cartada» política e social dos professores. Depois disso, só mesmo a frente jurídica para resolver as injustiças criadas ao longo destes últimos anos.

9 comentários:

  1. É importante a mobilização para a manifestação de 30 de Maio. Mesmo muito importante... Mas mais importante ainda é dia 7 ir ás urnas e não votar ps ou psd. Não importa muito em quem se vota importamais nos dias que correm em quem não se vota.

    ResponderEliminar
  2. No entanto, para nós professores, o sucesso da manifestação vai ser decisivo.
    Independentemente dos resultados das várias eleições que aí vêm, o respeito para com a nossa classe está totalmente em jogo no próximo sabado.
    Oxalá todos os professores o compreendam.
    Aproveito para fazer um apelo aos colegas de Lisboa. Não esqueçam que para nós é mais fácil estar presente...
    A força da manifestação não depende dos outros, depende de cada um de nós.

    Bosque

    ResponderEliminar
  3. Colega:
    Fui hoje ao meu Agupamento para fazer a inscrição para a manifestação e fiquei completamente desiludida quando verifiquei que só tinha uma assinatura: era do Delegado sindical...
    Este Agrupamento é do Norte.
    A situação está negra.
    Precisávamos de outras formas de luta.
    Os sindicatos podiam enviar para os delegados sindicais de todos os agrupamentos, um texto, a explicar o descontentamento dos professores e os motivos da não adesão à greve (o cansaço,o trabalho,o longo percurso, a família...), para os professores assinarem.Caso contrário vamos ter de ouvir os nossos chefes a dizerem que os professores estão muito satisfeitos, pois a adesão à greve foi uma minoria.
    Dói muito ouvir isto!!!

    ResponderEliminar
  4. A mini greve já passou. Não fazia sentido para a maior parte dos professores e o impacto para o exterior é mínimo.
    Agora a manifestação é outra coisa...
    É fundamental que aqueles que estão conscientes da sua importância assumam a responsabilidade de passar a mensagem e de mobilizar os colegas.
    Todos temos de fazer a nossa parte. Eu ainda não desisti de lutar!

    Bosque

    ResponderEliminar
  5. TEMOS DE SER CRIATIVOS ESTÁ NA HORA DE USAR A CABEÇA SERMOS IMPREVISIVEIS. TODAS ESTAS FORMAS DE LUTA ESTÃO OBSULETAS. É PRECISO IR MAIS LONGE E MAIS CIRURGICAMENTE.

    ResponderEliminar
  6. "Obsoletas"...é preciso cuidado com os erros...depois somos criticados e com alguma razão!

    ResponderEliminar
  7. Ah...EU VOU DIA 30 (ainda não faltei a nenhuma, e sou do norte...TEMOS QUE IR TODOS. É AGORA OU ?!?!

    ResponderEliminar
  8. sou professora e não ouvi falar sobre a greve, nem sabia q existia! pela nossa escola estamos preocupados com trocar aulas para não ter falta, e dar as aulas dos colegas q por um motivo ou por outro estão de baixa ( e não podem pedir um novo professor!!! ) manifestação em lisboa? já faço 750km por semana so para ir trabalhar. custa muito :( façam uma no porto!!!

    ResponderEliminar