domingo, 26 de abril de 2009

Não voto PS...

Afirmo que "Sou Professor, NÃO voto PS"... E não irei votar... É um grito de alma, que vou fazer questão de cumprir aquando do meu voto nas próximas eleições legislativas. Se ao fazê-lo, estou a integrar este blogue no grupo dos "politizados", assim seja. Não podia em consciência, apoiar a manutenção de um partido «totalitarista», que trabalha para as estatísticas. Ou na ausência de apoio, ignorar esta situação. Como é possível ignorar?

Quase nada do que foi feito pelo socialistas, visava (ou ainda visa) o real sucesso dos alunos. Como é possível eu não afirmar que não irei votar PS?! Aliás, embora ainda acredite em algum sucesso das iniciativas sindicais e na capacidade de mobilização dos professores, sei perfeitamente que só poderemos alterar verdadeiramente o rumo da educação, se colocarmos no governo, não uma cor partidária, mas duas. Não acredito que o PSD, PCP, CDS ou mesmo o BE, sejam alternativas singulares. A minha esperança reside na eleição de um governo bipartidário, onde existam condições «travão» para as loucuras dos neoliberais.

Se não me restar essa esperança, essa convicção, o que mais me restará?! Não vou abandonar os meus alunos, por mais precária que seja a minha situação laboral... Não vou abandonar os meus alunos, sabendo que de uma forma ou de outra, posso contribuir para que não sejam totalmente absorvidos pela «geração sócrates».

Ficar-me pelo argumento anterior, também poderia servir para que alguém me chamasse de hipócrita (e com razão). Não são só os alunos que saíram extremamente prejudicados, também a classe docente foi «chacinada», «julgada» injustamente em praça pública e desmembrada de vários dos seus direitos (alguns dos quais denominados de privilégios, pelos «invejosos»). E mesmo não sabendo qual será o futuro político, tenho a certeza que com este PS, a involução laboral irá continuar. A Ministra da Educação já o anunciou, afirmando que os actuais docentes serão suficientes para um acréscimo de 30 000 alunos. Como serão suficientes? Só serão suficientes, se retirarem mais um quantos «direitos» à classe docente e acrescentarem mais uma centena de «deveres».

Queriam que não afirmasse que não voto PS?! Impossível... Só o poderia fazer se não restasse em mim, qualquer espírito de resistência, dignidade e coerência.

5 comentários:

  1. Subscrevo tudo o que disse o colega. Esta cambada de "xuxalistas" têm, no mínimo, de perder a maioria! Mas eu acredito que é possível ir mais longe...

    ResponderEliminar
  2. Fui eu que utilizei o termo de "blog politizado" . Não como crítica mas como característica,(de que pessoalmente não gosto) ... Eu também não voto PS, eu também sou professora, eu também exilava a nossa amiga Maria de Lurdes, etc., mas não penso que esta questão à volta do estatuto e da avaliação de desempenho tenha alguma só a ver com partidos políticos. Era bom de demais que se assim fosse. Penso que o principal problema reside nos próprios professores e, essencialmente, nos sindicatos que sempre lutaram acerrimamente para que o sistema de avalição de professores e a progressão na carreira não sofressem qualquer alterações desde o 25 de Abril.
    Claro que não concordo com a maior parte das medidas que têm sido tomadas mas penso que era igualmente imperativo que fossem tomadas algumas.
    Quem tinha o poder para negociar e apresentar verdadeiras alternativas as propostas deste ministério não se apercebeu que os tempos era outros e enveredou, como nos últimos trinta anos, pela forma mais simples que é dizer não a tudo... (e não me venham dizer que a plataforma apresentou algum modelo credível...) O resultado está á vista!!!
    A culpa é do governo?? Grande parte é, mas assumo a minha parte, tal como também os sindicatos o devam fazer.
    vai longa a conversa já vi.

    Obrigada pelo Blog Ricardo

    P.S. - desculpem se o texto tiver alguns erros ou estiver confuso, estava de saída, dei aqui uma espreitadela e não resisti a deixar um comentário

    ResponderEliminar
  3. Eu tb sou professor, sempre votei, sempre votei PS, e nas próximas eleições faço questão de votar contra o PS e de convencer todos os q me são próximos a fazer o mesmo.

    ResponderEliminar
  4. O PS não presta mesmo!

    Cambada de acéfalos!
    Moderno para essa cambada inculta é regressar à escolástica mais atrasada e retrógrada...

    Será que o PS tem algum Professor?

    ResponderEliminar
  5. Ele deu uma reforma milionária á mãe e ninguem faz nada, ele compra casa atraves de off-shores e ninguem faz nada este é o

    PAIS CADA VEZ MAIS POBRE

    PAIS CADA VEZ MAIS CONTROLADO POR DITADORES

    PAIS MAIS TRSITE

    PAIS MENOS EDUCADO

    PAIS MENOS SOCIAL


    PAIS MAIS ATRASADO

    PARABENS SOCRATES.

    ResponderEliminar