sexta-feira, 27 de março de 2009

Mais uma vez... Ovos lançados a Ministra da Educação

No Jornal de Notícias a 27/03/2009: "A ministra da Educação fez, esta quinta-feira à tarde, uma visita relâmpago à escola Secundária de Felgueiras, apanhando de surpresa o Conselho Executivo.
(...)
Após uma curta reunião com o Conselho Executivo, Maria de Lurdes Rodrigues abandonou o estabelecimento de ensino e à saída foi vaiada por dezenas de alunos que esperavam pelos transportes públicos para regressarem a casa. Enquanto a ministra estava reunida com o Conselho Executivo, alguns alunos deslocaram-se ao hipermercado "Pingo Doce" nas imediações da escola e abasteceram-se de ovos que foram atirados sobre Maria de Lurdes Rodrigues. A GNR de Felgueiras foi chamada a intervir e identificou dois alunos."

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

------------------------
Comentário: Uma visita de surpresa! Os professores desconheciam que Maria de Lurdes Rodrigues iria aparecer na escola, no entanto, foram atirados ovos à Ministra. Da última vez que tal ocorreu, os professores foram culpabilizados pelas acções dos alunos. Desta vez, será complicado voltarem a apontar o dedo aos docentes. Ou talvez não? Podem acusar os professores de telepatia... Será que vão culpabilizar o "Pingo Doce"? Se sim, o melhor é prepararem-se para uma visita da ASAE. Também poderão ser responsabilizadas as galinhas que puseram os ovos, mas neste caso, será complicado determinarem exactamente quais foram as «malandras» das aves. Os alunos não deverão ser responsabilizados. Primeiro porque não acredito que tenham acertado na Ministra. Com tanto Plano Tecnológico, perdem a destreza nos braços. E em segundo, não queremos irritar os encarregados de educação, pois não? As eleições estão à porta. Por regra, a senhora Ministra não deixa passar impune quem contribui para este tipo de situações. Alguém será punido...
------------------------

5 comentários:

  1. Triste a imagem da nossa "Democraciazita caseira"...
    Triste o modo de actuação das nossas forças de segurança, que presenciei in loco, e, diga-se de passagem, muito ao estilo de tempos bem tristes e negros do nosso amado País, leia-se, tempos "de outra senhora"...
    Triste vai a mentalidade politica neste País que num dia já longínquo de Abril, veio para a rua de cravo na mão...
    Aquilo que presenciei foi acima de tudo, uma acção de carga policial sobre quem se tinha acabado de manifestar, vi os bastões da GNR no ar enquanto dois alunos eram arrastados pelos agentes em causa... Presenciei as caras de espanto de duas docentes a quem os ditos alunos se agarraram numa tentativa de se defenderem...
    A estas duas Senhoras, tiro o meu chapéu!!! Leia-se, faço Uma Continência!!!
    Meus Senhores: a senhora ministra não foi atingida com qualquer objecto; a senhora ministra já nem estava presente quando tão tristes acontecimentos se passarm...
    Meus Senhores: Tenham vergonha!!! Lembrem-se dos valorosos soldados e capitães que fizeram a revolução dos cravos, e, acima de tudo lembrem-se que o objectivo desta mesma revolução foi para que os portugueses tivessem o direito de se poderem manifestar e indignar com aquilo com que não estão de acordo!!!
    A integridade fisica da senhora ministra jamais esteve em causa nestes tristes incidentes, e, que eu saiba, ainda não deixamos de viver em democracia, portanto, qualquer cidadão tem direito á manifestação da sua opinião!!!

    ResponderEliminar
  2. Cheira-me que não foi por acaso que a ministra foi visitar esta escola, sim esta escola. Mas o que ela não sabe é que o Conselho Executivo da Secundária de Felgueiras não anda a " nanar". Tiro o chapeu aos colegas pelo excelente trabalho que realizam na frente desta escola e pelo bom ambiente que proporcionam a todos os que lá trabalham.

    ResponderEliminar
  3. Para o anónimo das 3:42PM: Vou colocar o seu comentário sob a forma de um post. Acho que aquilo que escreveu merece um maior destaque que aquele dado numa simples caixa de comentário.

    ResponderEliminar
  4. Olá. Sou "o anónimo das 3:42"...(lool). Desculpe o "lool", mas achei muito engraçada a forma como me define.
    Fiquei muito contente pelo facto de considerar que as minhas parcas palavras, em jeito de desabafo e muita revolta, sejam dignas de serem colocadas num post.
    Quero desde já, elucidá-lo de que, não sou docente, sou apenas e simplesmente uma mãe de uma aluna da escola onde estes tristes acontecimentos se passaram. Como mãe e encarregada de educação, foi muito complicado conseguir explicar á minha filha como é que num "Estado de Direito Democrático" acontecem situações deste tipo... Foi-me muito dificil explicar-lhe o porquê de presenciarmos a "detenção" daqueles dois colegas...
    A minha revolta foi tão grande quanto é o valor que dou á Liberdade conquistada pelos "Valorosos de Abril", pois sou natural de uma região que muito sofreu nos tempos da ditadura.
    Antes de ter escrito aquele comentário, passou-me pela cabeça escrever algo mais completo, tipo desabafo, mas com chamadas a acontecimentos históricos tipo "Maio de 68", mas para além de correr o risco de entrar em temas que muito provavelmente, a maioria dos nossos jovens desconhecem, tive também o receio de colocar a minha profissão em causa...
    Resta-me dar-lhe os meus sinceros Parabéns pela forma tão corajosa e frontal como apoia uma classe que muito admiro, os professores, pois reconheço que sem a sabedoria e paciência daqueles que foram meus, jamais me seria possivel ter a bagagem cultural que penso ter...
    Um forte Abraço

    ResponderEliminar
  5. Eu vi!!
    Sou docente de outro agrupamento deste concelho (Felgueiras). Quase nem acreditava no que presenciei. Lamento os ovos, que vão fazer falta para a Páscoa. No entanto, é a resposta à falta de respeito com com que os docentes e a educação em geral têm sido tratados nestes últimos tempos. Tempos difíceis! Espero que tudo isto seja um incentivo para corrigir o que há de errado na educação. Como docente dou os parabéns a todos os que se têm manifestado a favor dos docentes, reconhecendo a árdua tarefa de educar...

    ResponderEliminar