segunda-feira, 30 de março de 2009

Interessante...

Farto de escrever sobre concursos, Ministra da Educação, ovos, «Magalhães», agressões a professores, avaliação do desempenho docente, e outras coisas que tais, resolvi «aliviar» um pouco o pesado ambiente que se tem vivido aqui na «casa».

Coloco a seguir, um exercício bastante interessante e que me foi dado a conhecer há pouco tempo. Muitos de vocês, já o devem conhecer, mas para mim foi uma novidade. Vou utilizá-lo com os meus alunos, logo que surja uma oportunidade. Aparentemente, revela um erro de «processamento» do nosso cérebro. O exercício deve ser feito mentalmente (nada de máquinas calcular! Ok?) e sem usarem papel ou caneta.

Tens 1000, acrescenta-lhe 40. Acrescenta mais 1000. Acrescenta mais 30 e novamente 1000. Acrescenta 20. Acrescenta 1000 e ainda 10. Qual é o total?

Obtiveste 5000?

Correu mal...



A resposta certa é 4100.

Não acreditas? Verifica com a calculadora... Aparentemente, o que acontece neste exercício, é um «problema» de sequência decimal. Confunde o nosso cérebro, fazendo com que «salte» de forma «natural» para a decimal mais alta (centenas em vez de dezenas).

Interessante, não é? Se não for, deixa lá... Volta ao stress dos concursos que isso passa. Eh eh eh.

7 comentários:

  1. Ricardo, obrigada pelos momentos de descontracção. Acredita que fazem mesmo bem.

    ResponderEliminar
  2. lol, já agora.. há dias também me mandaram este site.. para quem não conhece...http://e-livros.clube-de-leituras.pt/index.php

    ResponderEliminar
  3. Costumo utilizar esse exercício no meu primeiro dia de aulas com os alunos.

    ResponderEliminar
  4. ; )

    Fiz a conta várias vezes e mesmo depois de a repetir na calculadora não acreditei...Só depois percebi onde estava o erro inicial... Nem queria acreditar na infantilidade do erro!

    ResponderEliminar
  5. Permite abordar muitas temáticas e em várias áreas disciplinares. É um verdadeiro recurso...

    ResponderEliminar
  6. Fiz o cálculo mentalmente mas em voz alta. Obtive 4100.

    ResponderEliminar