segunda-feira, 2 de março de 2009

CONCURSO DE DOCENTES 2009 - Alguns conselhos úteis.

Por esta altura, já muitos andam a desesperar por antecipação, com os concursos que se avizinham. Nada do que aqui possa escrever pode atenuar o stresse, no entanto, coloco de seguida alguns elementos que poderão ser úteis para o concurso de professores 2009/2010.

1 - Façam o download do Decreto-Lei n.º 51/2009, de 27 de Fevereiro, e leiam-no com atenção;

2 - Vejam se sabem onde colocaram o código de acesso aos formulários electrónicos. À excepção dos colegas que concorrem pela primeira vez (e que terão uma fase de inscrição) o código de acesso mantém-se inalterado. Se escrevo isto, é porque muita gente (muita mesmo), só se lembra deste pequeno pormenor quando os concursos já estão a decorrer;

3 - Vão visitando este blogue ou o sítio da DGRHE, pois em breve deverá ser publicitado o aviso de abertura, assim como as vagas e outros elementos relevantes;

4 - Se tiverem tempo para isso, façam um estimativa do número de colegas que têm à vossa frente, em termos de graduação. Esta estimativa poderá ser relevante, para quando saírem as listas de vagas colocadas a concurso. Como fazer isso? Não é muito simples...

QZP - Vejam as listas definitivas de ordenação, colocação e não colocação do concurso 2006, que constam no sítio da DGRHE, e façam as contas de quantos colegas têm à vossa «frente». Vejam também, os colegas QZP colocados na vossa actual Zona Pedagógica (ZP), assim como os colegas que se encontram colocados nas ZP para onde pretendem concorrer.

Contratados - Será bastante complicado fazerem contas, pois será necessário cruzar
listas de ordenação com as colocações cíclicas. Um trabalho verdadeiramente «titânico». E se repararem, nem sequer estou a considerar as ofertas de escola, pois será complicado terem acesso às listas respectivas.

5 - Julgo que este concurso será o último que permitirá fazer qualquer tipo de estimativa de colocação, como tal, convém que percam algum tempo a fazer cálculos. E se escrevo isto, é porque a avaliação do desempenho passará a ser considerado em termos de graduação (bem sei que este elemento não consta do ECD, mas o ME lá arranjará maneira de dar a volta à questão).

17 comentários:

  1. Bem...... vieste com a força toda eheheehhe isso é que foi recuperar folgo em ver-te!! e cheio de "pica"..lol

    ResponderEliminar
  2. Já agora :-) sabes como se recupera a boa da password?? :-)

    ResponderEliminar
  3. Bem deve ser dificil fazer estes calculos... mas penso que sera util. Eu quero transitar de nivel de endsino, sou qzp, como tal vou ficar na quarta prioridade... o colegas que estao na mesma situação do que eu eu n sei quem sao, por isso não sei bem quantos vou ter a frente, posso apenas contar com os colegas que estao em qzp 1ª prioridade... estou mesmo curiosa e para saber as vagas que vao sair

    ResponderEliminar
  4. Ricardo, espero que não sejas supersticioso... É só um 'feeling' meu!!! ;)

    ResponderEliminar
  5. Bom dia. Tenho 2 dúvidas:
    1. Aos professores que leccionam no ensino privado como é contado o tempo de serviço para efeitos de concurso? Multiplica-se por 0,5?
    2. A nota da profissionalização em serviço associa-se à da Licenciatura?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Seria interessante abrir um fórum onde se pudesse dizer qual o QZP e o grupo a que se pertence para se fazer uma estimativa. É irreal mas seria óptimo.

    ResponderEliminar
  7. Oi!
    Antes de mais parabéns pelo blog.
    É muito útil para nós que andamos perdidos no meio de tanto decreto, papéis, etc, etc.

    Já agora fazes ideia de quando sairá a aplicação?
    Estou mesmo perdida!

    ResponderEliminar
  8. Relativamente à tua sugestão para os QZP´s há na DRGHE uma lista para cada QZP onde estão todos ordenados, por grupos.

    ResponderEliminar
  9. Sou do QZP de Vila Real - 1.º ciclo. É obrigatório concorrer a outro QZP no concurso interno? É que uns dizem que sim outros dizem que não. Levei 12 anos para entrar no QZP de Vila Real e agora... Se não conseguir entrar em QA vou para a mobilidade especial se não concorrer a outro QZP?
    Peço desculpa, mas há informações contraditórias.

    Parabéns pelo seu blog.

    Marta Sampaio

    ResponderEliminar
  10. Para Mary: Desconheço o procedimento de recuperação da password. O melhor mesmo é contactar a DGRHE antes que os concursos comecem. Depois de iniciarem, a confusão é tremenda.

    ResponderEliminar
  11. Para Hug: Infelizmente não domino absolutamente nada em relação ao ensino particular e cooperativo. No entanto, aconselho-te a dares uma vista de olhos ao Decreto-Lei n.º169/85, de 20 de Maio, e principalmente ao Decreto-Lei nº 553/80 de 21 de Novembro. Neste último, aconselho-te a ler o artigo 72.º.

    Mais do que isto, estaria a «inventar». Espero ter-te ajudado de alguma forma.

    ResponderEliminar
  12. Para profpardal: Não faço a mínima ideia de quando sairá o aviso de abertura (e posteriormente a aplicação). No entanto, se tivesse de apostar, diria que lá para o final desta semana...

    ResponderEliminar
  13. Para Marta Sampaio: No Decreto-Lei n.º51/2009, nada é referido relativamente à obrigatoriedade de concorrer a outras ZP. Bem sei que muita gente (e mesmo os sindicatos) referem esse tema, no entanto, só mesmo com o aviso de abertura poderemos esclarecer essa dúvida.

    ResponderEliminar
  14. Obrigada Ricardo :-( Vou tentar chegar à password através da DGRHE Deixa-me dizer mais uma vez que és um espectáculo!! Aturas esta gente toda, ao mesmo tempo..Obrigada mesmo!

    ResponderEliminar
  15. Para Mary: Nem se trata de aturar, trata-se de ajudar. No entanto, começo a não conseguir dar resposta a tantas solicitações.

    ResponderEliminar
  16. Isso nota-se no teu humor ;-) ... Calma, Ricardo...Não te esgotes...

    ResponderEliminar
  17. Nuno:
    Alguém me sabe explicar o porquê de a aplicação para concurso de docentes não aceitar a vírgula quando os agrupamentos pedem a nossa graduação profissional? É que com esta situação a vírgula é substituída por um ponto para ficar submetida, no entanto os agrupamentos pedem a vírgula e não o ponto, impossibilitando o concurso a esta oferta de escola. Obrigado

    ResponderEliminar