quinta-feira, 26 de março de 2009

Concurso de Docentes 2009 suspenso temporariamente?

Isto é um autêntico embróglio! O Tribunal Administrativo de Lisboa aceitou uma providência cautelar interposta pela FENEI/SINDEP que suspende o concurso de colocação de docentes. Em declarações ao SOL (ler aqui), o presidente do SINDEP, Carlos Chagas, assegura ter em sua posse um despacho «que suspende a eficácia do acto de abertura do concurso». No entanto, o próprio Carlos Chaga afirma não acreditar que esta suspensão possa durar muito tempo, afirmando que «cabe agora ao Ministério dar uma resposta, que até pode ser a de declarar a utilidade pública do concurso». Chagas admite que o concurso esteja suspenso até que seja publicada a lei que regulamenta os concursos para as escolas TEIP (cuja negociação acaba amanhã).

Do outro lado da «trincheira», temos o Ministério da Educação, que entregou uma resolução fundamentada para impedir a suspensão do concurso. Mas não ficamos por aqui, o secretário de Estado Valter Lemos garante que não irá «deixar passar em claro a atitude irresponsável dos sindicatos» que tentaram suspender o processo e que vai pedir indemnizações aos sindicalistas (ler aqui). Definitivamente a prepotência e o autoritarismo instalaram-se no Governo. Para mim, esta ameaça é completamente despropositada (e reveladora de algum descontrolo) e preocupante numa (suposta) democracia.

O caldo está definitivamente entornado com esta suspensão temporária dos concursos.

4 comentários:

  1. Pelo que percebi do que li o concurso apenas foi suspenso por um curto período de tempo. Logo depois da decisão o ME considerou o concurso de utilidade pública o que automaticamente anula a suspensão...

    ResponderEliminar
  2. Joana,
    O ME pode invocar utilidade publica, mas só o tribunal pode aceitar tal pedido.
    José Alberto

    ResponderEliminar
  3. Isto seria impossível num País CIVILIZADO que tem uma "Democracia" há mais de 3 décadas. Andamos todos a dormir ou estamos todos siderados por esta CAMBADA DE INCOMPETENTES SANGUESSUGAS, que conseguem arruinar o que tanto custou a erguer?
    A Educação pode ser destruida por meia dúzia de energúmenos em pouco tempo, mas as consequencias disso podem ser devastadoras e constituir a ruína do País inteiro durante muito tempo!
    AFINAL ANDÁMOS TODOS ENGANADOS ATÉ AGORA? Onde "estudou" esta gente que nos governa? Será que o sono vai durar muito mais tempo?
    As perguntas de um Português revoltado às portas do 25 de Abril de 2009!

    ResponderEliminar
  4. Para PORTUGAL: Partilho de todas as questões que colocaste. Mas não acredito que alguém nos consiga responder, pois a maioria «dorme» na tempestade à espera que ela «passe».

    ResponderEliminar