terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O dito pelo não dito (ou vice-versa).

No Público a 03/02/2009: "A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, deixou hoje sem resposta os deputados da oposição que a questionaram sobre quais as consequências que terão os professores que recusaram fazer a avaliação de desempenho. Foi uma das questões em que a oposição mais insistiu ontem na comissão parlamentar de educação onde a ministra foi ouvida, mas em vão.

“As consequências estão estabelecidas nos decretos-leis e decretos regulamentares”, disse a ministra aos jornalistas, no final da audição. Instada a especificar quais as penalizações, Maria de Lurdes Rodrigues sugeriu: “Têm que ler a lei”.

Já na questão do relatório sobre as reformas do ensino básico – que segundo o PSD e o CDS o Governo atribuiu à OCDE – a ministra desdobrou-se em explicações. “Nunca me ouviram dizer nem ao primeiro-ministro que o relatório era da autoria da OCDE”, afirmou a governante, esclarecendo que o perito autor do trabalho foi escolhido de uma lista de especialistas que habitualmente trabalham para a organização e que era o mais qualificado.

Irritada com as perguntas dos deputados, Maria de Lurdes Rodrigues questionou os efeitos das “suspeições” lançadas sobre a autoria do relatório que terá custado entre 40 mil a 50 mil euros: “pergunto-me no futuro que peritos internacionais estarão dispostos a sofrer o enxovalho que este sofreu?”. (...)"

Ver Artigo Completo (Público)

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Comentário: E das duas, uma... Ou a Ministra não conhece as "leis", ou conhece-as e não podia responder de outra forma. Claramente uma estratégia do tipo "sacudir a água do capote". E a "água" vai toda para cima dos PCE... Os PCE que se ponham a "pau"! Se esta tentativa de intimidação correr mal (e na eventualidade de haver adesão à "idiotice" das ameaças disciplinares) é de esperar que muita gente vá ficar só. As declarações da Ministra são «enubladamente» claras.

Relativamente ao estudo que o ME encomendou e às declarações da Ministra da Educação, a questão poderia ser elaborada de outra forma: "pergunto-me no futuro que peritos internacionais estarão dispostos a enxovalhar novamente a realidade educativa?". Sim, porque muito do que consta no relatório são verdadeiros atentados à inteligência de quem trabalha diariamente nas escolas.
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4 comentários:

  1. Mas a ministra não sabe o plural de decreto-lei?

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  2. Eh eh eh... Provavelmente até sabe, mas diria para consultarmos a gramática.

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  3. Ora.. o plural.. o plural... deixa ver... descreto-lei.. hum...decretos-lei.. humm.. ahh... decreto-lães... ora... é só consultar a gramática! eheheh pro "outro" também era só fazer a conta....

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  4. Eh eh eh... Seria engraçado de ver e ouvir.

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