quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Sindicatos avançam com proposta de avaliação baseada na assiduidade.

No sítio da TSD a 11/12/2008: "A ministra da Educação reúne-se, esta quinta-feira à tarde, com a Plataforma Sindical dos professores, que vai apresentar a Maria de Lurdes Rodrigues uma proposta para que a avaliação dos docentes se sustente apenas na assiduidade e cumprimento dos serviços atribuídos a cada professor.

João Dias da Silva, secretário-geral da Federação Nacional da Educação antecipa à TSF a sugestão transitória que vai ser deixada no ministério. O dirigente sindical considera que a avaliação deve ser baseada em apenas dois parâmetros.

«É uma solução que passa pela capacidade para efeitos da avaliação deste ano de duas ordens de factores, quer de assiduidade quer de cumprimento do serviço distribuído em cada escola para os diferentes professores», explica o dirigente sindical.

João Dias da Silva diz ainda que os sindicatos estão abertos ao diálogo e que esperam da parte do Ministério da Educação a mesma atitude.

«Não queremos fechar portas, queremos caminhos de solução para que haja a avaliação de professores este ano, mas não existe disponibilidade da nossa parte de modo a ir para uma reunião onde a única solução é aquela que o ministério já tenha decidido eventualmente», afirma o secretário-geral da FNE."

Ver Artigo Completo (TSF)

------------------------
Comentário: Este tipo de propostas é daquelas que eu classifico como estando dentro do grupo "pormo-nos a jeito". Mas alguém acredita que o Ministério da Educação vai aceitar este modelo sindical "mega" simplex?! Ainda por cima estão a dar argumentos à opinião pública e ao governo para criticarem ainda mais os professores. Um pouco mais de inteligência é necessária. Para que houvesse alguma hipótese de adopção de uma proposta pelo ME seria quase imperativo manter alguns dos elementos do modelo simplex ministerial, caso contrário, é mesmo para rejeitar. Bem... Mesmo que fizessem o que eu acabei de escrever seria quase certo que também seria rejeitado pelo ME, no entanto, não iriamos cair em descrédito. Nem sei que mais escreva. Isto está mesmo muito mal! Se é para os sindicatos apresentarem este tipo de modelos simplex mais vale estarem quietos. Só estão a alimentar mais as vozes que se levantam contra os professores e que afirmam que não queremos ser avaliados.
------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário