segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Pressão "simplex".

No "Sol" a 15/12/2008: "(...) O porta-voz da Plataforma Sindical debruçou-se ainda sobre a avaliação de desempenho, para afirmar que há escolas que estão a cometer «ilegalidades sobre os professores», que alegadamente estão a ser pressionados para preencher fichas nos termos dos procedimentos simplificados, ainda não aprovados em Conselho de Ministros.

«Nenhum professor tem de preencher rigorosamente nada porque não há decreto regulamentar aprovado. Mesmo depois de aprovado tem de ser promulgado pelo Presidente da República e depois publicado em Diário da República», lembrou o porta-voz dos sindicatos.

Mário Nogueira garantiu ainda que 447 escolas têm o processo de avaliação de desempenho suspenso e apelou aos professores para que o mantenham parado, ou que decretem a sua suspensão.

«O maior desafio que se coloca às escolas neste momento é o da avaliação. Se ganharmos a suspensão da avaliação nas escolas teremos a possibilidade de, no âmbito da revisão do ECD, substituir o modelo», sublinhou."

Ver Artigo Completo (Sol)

------------------------
Comentário: Conheço pelo menos 2 escolas, onde já foram distribuídos documentos em que os docentes têm de expressar o seu desejo em serem avaliados pelo modelo simplex 2. Embora esteja absolutamente farto de declarações sindicais (com o Mário Nogueira, à cabeça), esta merece a nossa atenção. Assim, relembro aos colegas que este tipo de documento, para já, não tem qualquer tipo de cobertura legal e a sua assinatura é meramente opcional.

No entanto, não podemos ser vazios de realidade. Existem pressões para a assinatura deste documento, que são complicadas de gerir. O meu conselho é: tentar protelar ao máximo o preenchimento deste tipo de documentos. Para tal, poderá ser tomada um posição a nível de departamento ou mesmo de escola, no sentido do não preenchimento deste documento. Não lutem contra as "pressões" sozinhos, pois o resultado será previsivelmente negativo.
------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário