segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Critérios diferentes alteram lista tanto no topo como no fim.

No Diário de Notícias de 03/11/2008: "Elaborar um ranking de escolas com base nos resultados dos exames nacionais do secundário implica a adopção de critérios, sempre passíveis de serem questionados. Este ano, o critério do DN foi estabelecer médias com base nos 13 exames com mais inscritos. Assim se chegou à liderança da Academia de Santa Cecília e ao último lugar da Escola Básica Integrada de Pampilhosa da Serra.

Esta última escola, veio a verificar-se, levou apenas um aluno a exame. Merecia o rótulo de "pior"? Provavelmente não. Mas, em anos anteriores, quando se incluíram apenas escolas com um determinado número de inscritos - por exemplo mais de 20 - também houve quem questionasse, com igual razão de ser, porque se excluíam sempre pequenos estabelecimentos com desempenhos de excelência, como o Colégio Mira-Rio.

No entanto, para permitir outros olhares sobre os resultados, o DN publica hoje (à direita) dois cenários alternativos - as melhores e piores escolas com mais de cem exames realizados e as melhores e as piores considerando apenas as cinco disciplinas com mais inscritos. Os resultados, como seria de prever, produzem mudanças significativas tanto no início como no fim da tabela."

Ver Artigo Completo (Diário de Notícias)

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Comentário: Fazer rankings de escolas dá nisto... Acabam por se criar injustiças! Continuo a pensar que estes rankings não trazem muito de positivo e servem para criar desconforto. E mesmo que alguns afirmem que os professores não consideram estes rankings, a verdade é que consideram e acabam por fazer comparações. Admito que os analiso, mas tendo sempre o cuidado de ver quais os critérios considerados.

De qualquer maneira, mais cedo ou mais tarde, acabo sempre aqui.
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