sábado, 29 de novembro de 2008

Actor secundário ou protagonista?

Ao contrário do que muito se fala por aí, sempre suspeitei que "o mentor" de todas as reformas educativas, não era Maria de Lurdes Rodrigues. Também não posso assegurar que seja Jorge Pedreira, no entanto, é cada vez mais frequente ver este senhor, em detrimento da já desgastada Ministra. Curiosamente, também Valter Lemos saiu de cena. Não acredito que seja pelo seu ar "patusco".

Algo se passou para nos últimos tempos ser apenas Jorge Pedreira a aguentar a "ponta da corda" ministerial. Será este o resultado de uma ordem "superior"? Provavelmente, no entanto, creio que o discurso "mineral" de Pedreira, apenas está a agudizar a situação. Ultimatos, mentiras e sobretudo muita retórica, são os "plenos" do discurso deste senhor, que não esconde algum problema visceral para com os professores (algo transversal a toda a equipa do ME - será que foi o critério de selecção?).

Será que é em Jorge Pedreira que reside a solução para o problema? Qualquer que seja a perspectiva (governo ou professores), creio que mais do que uma solução, será uma verdadeira "pedra" no "sapato" das negociações. Se é que ainda se pode falar em negociações...

2 comentários: