quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Estado deve milhões pela formação de professores.

No Diário de Notícias de 01/10/2008: "Os atrasos no pagamento das acções de formação contínua de professores, que se situam já na ordem dos milhões de euros, estão a levar várias escolas superiores de educação (ESE) a equacionarem a suspensão dos programas nacionais de Matemática, Português e Ensino Experimental das Ciências, negociados com o Ministério da Educação.

Segundo disse ontem ao DN Rui Ferreira, presidente da Escola Superior de Educação do Porto, a um mês do arranque das formações do ano lectivo de 2008/09, que voltarão a envolver milhares de professores, ainda só foram pagos "15% dos valores" do ano passado, que tinham sido adiantados por acordo com a Direcção-geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, do Ministério.(...)"

Ver Artigo Completo (Diário de Notícias)

------------------------
Comentário: Aqui se pode ver o real impacto do Plano Tecnológico. Investimento em equipamentos e desinvestimento em formação de professores. As formações (em qualquer das suas modalidades) são essenciais para a nossa actualização enquanto profissionais da educação. Bem... Quando são bem estruturadas e implementadas - o que não é o caso da esmagadora maioria das formações que frequentei nos últimos 10 anos. Para além disso, não nos podemos esquecer que a formação é um parâmetro considerado para a avaliação do desempenho docente. E se já agora é complicado encontrar formação (diria até que em algumas zonas do nosso país, constitui uma procura inglória numa oferta quase inexistente) adequada às nossas necessidades, como será se ocorrer uma suspensão das mesmas por "falta de pagamento"?!
------------------------

1 comentário:

  1. Em relação às formações pergunto onde existe uma lista actualizada de centros de formação contínua porque o que me têm informado é que estes centros estão a ser extintos, inclusive as formações previstas para este ano. Não consigo encontrar formação. Alguém sabe como encontrar?

    ResponderEliminar