quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Ensino valorizado precisa de mais professores?

No sítio do Educare a 03/09/2008: "Permanece a questão: o número de docentes no sistema é adequado às necessidades educativas? O Ministério da Educação afirma que sim. Os sindicatos contestam.
(...)
Em relação ao número crescente de candidatos a professor que todos os anos terminam as suas licenciaturas vocacionadas para o ensino, Júlia Vale defende que "se deixe de formar para o desemprego". Uma ideia vaga num terreno de areias movediças. Cerca de 3 mil e quinhentos novos diplomados concorreram este ano para uma colocação, segundo dados divulgados por uma outra organização sindical a Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE). (...)

A lista de colocação de professores no 1.º ciclo do Ensino Básico permanece hoje em branco. Cerca de 13 mil e setecentos candidatos continuam na expectativa. Ao contrário do que seria de esperar, "não se trata de ainda faltar sair as colocações, mas sim de não existir lugares para ninguém", esclarece Júlia Vale que desconhece se o mesmo se aplicará à lista relativa ao Ensino Pré-escolar, que também está em branco e onde figuram mais de 3 mil e setecentos candidatos a concurso.
(...)
A contestação virá. Até porque são esperadas alterações ao funcionamento do próximo concurso de colocação para o ano escolar de 2009/2010, que os sindicatos já disseram desaprovar. "Parece que o ME tem intenção de acabar com as contratações cíclicas", antevê Júlia Vale. É por esta nova fase do concurso que os não colocados aguardam. Mas ainda não existem datas sobre o seu início no site da Direcção-Geral de Recursos Humanos de Educação (DGRHE). No ano anterior as contratações cíclicas decorreram até 31 de Dezembro. A partir dessa data, a contratação de professores compete directamente às escolas. Este é mais um ponto de discórdia entre o ME e a FENPROF que defende a manutenção das contratações cíclicas durante o ano lectivo, no sentido de "garantir a transparência do processo" até ao fim."

Ver Artigo Completo (Educare)

------------------------
Comentário: O problema do concurso de docentes 2009/2010 passa por várias propostas de alteração, que em nada serão positivas para a precariedade laboral e pessoal. E esse problema vai bem mais além que a eliminação das colocações cíclicas. Se este ano, os colegas que ficaram de fora do sistema foram em número superior aos do ano passado, nem quero imaginar o que irá acontecer em 2009.

Nota: Para quem quiser saber mais sobre as propostas de alteração ao Concurso de Docentes 2009, basta ler este post que redigi a 9 de Julho de 2008.

------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário