domingo, 21 de setembro de 2008

Avaliação do Desempenho Docente (2).

5. Quais são as fases do processo de avaliação?

Antes do processo de avaliação propriamente dito, tem lugar a definição de objectivos individuais. Estes são definidos no início de cada período de avaliação, propondo o avaliado ao Presidente do Conselho Executivo os objectivos que pretende atingir que os aceita, negoceia ou rejeita. Para tal, é necessário ter em conta os seguintes elementos:

(a) Os resultados escolares dos alunos (definidos anualmente);

(b) A redução da taxa de abandono (definida anualmente);

(c) O apoio à aprendizagem dos alunos com dificuldades de aprendizagem;

(d) A participação nos Departamentos Curriculares, Conselhos de Turma, Conselhos de Directores Turma, Conselho Pedagógico;

(e) A relação com a comunidade;

(f) A formação contínua;

(g) A participação no Projecto Educativo (PE) e no Projecto Curricular de Turma (PCT) e noutros projectos ou actividades extra curriculares.

Nota: O grau de cumprimento destes objectivos constitui referência essencial da classificação atribuída.

Depois dos objectivos individuais, segue-se o processo de avaliação propriamente dito e que engloba 5 fases. As fases do processo de avaliação são sequenciais e compreendem:

1.º A autoavaliação do docente (preenchimento de uma ficha);

2.º A avaliação pelo avaliador (preenchimento de uma ficha);

3.º Conferência e validação das propostas de avaliação com menção qualitativa de Excelente, Muito bom ou de Insuficiente, pela comissão de coordenação da avaliação;

4.º A entrevista (entre o avaliado e os avaliadores);

5.º A reunião dos avaliadores para atribuição da avaliação final.

6. Deverão estes elementos de referência da avaliação do desempenho docente ser levados em consideração para a definição dos objectivos individuais?

A proposta de objectivos individuais a levar ao Presidente do Conselho Executivo, deverá ser redigida de forma clara e rigorosa, de modo a aferir o seu contributo para a concretização dos objectivos do PEE. Como tal, é essencial ter conhecimento dos objectivos/metas fixados no mesmo, para elaborar a proposta de objectivos individuais.

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