segunda-feira, 16 de junho de 2008

Sócrates visita a escola do futuro.

No Jornal de Notícias de 16/06/2008: "(...)Numa escola-piloto do Plano Tecnológico da Educação, primeiro-ministro e ministra da Educação visitam o que será generalidade em 2010.

Na Secundária André de Gouveia, em Évora, há um computador por 2,6 alunos - uma média que já quase atinge um dos principais objectivos do Plano Tecnológico da Educação (PTE): um computador com acesso à Internet de banda larga por cada dois alunos na sala de aula.(...) É "um exemplo" da realidade em que o Governo quer transformar as escolas até 2010 e por isso foi escolhida para a visita de hoje.
(...)
Todos os membros do Governo entrarão na escola através do uso de um cartão electrónico pessoal - mais um dos projectos do PTE, que pretende além de controlar os acessos do estudante ser um registo da assiduidade e um porta-moedas electrónico.
(...)
O PTE foi aprovado em Conselho de Ministros de Agosto de 2007. Orçado em 400 milhões de euros, o plano visa a modernização tecnológica de todas as escolas de 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário. Setenta a 85% do investimento será assegurado por fundos comunitários. "Colocar Portugal entre os cinco países europeus mais avançados ao nível de modernização tecnológica do ensino" - é o objectivo que se lê assim que se abre a página electrónica do PTE.(...)"

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

------------------------
Comentário: É claramente publicidade governamental. Nem sei se posso considerar este artigo uma notícia, uma vez que são feitas previsões sobre aquilo que poderá ocorrer. A frase "primeiro-ministro e ministra da Educação visitam o que será generalidade em 2010", é do melhor (ou antes, do pior). Muita tecnologia, mas pouca mobilização. Muita estatística, mas com resultados perniciosos. Investe-se no acessório e esquece-se o essencial. Enfim...
------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário