segunda-feira, 9 de junho de 2008

Mais de 11600 pessoas vão reformar-se nos primeiros sete meses.

No "Sol" de 09/06/2008: "Mais de 11.600 funcionários públicos vão reformar-se nos primeiros sete meses deste ano, mais 4,5 por cento do que o registado em igual período de 2007, segundo a lista de aposentados hoje publicada em Diário da República.

A lista da Caixa Geral de Aposentações mostra que só no próximo mês de Julho, o número de novos aposentados atingirá os 1.771, o valor mensal mais baixo dos últimos quatro meses.

No entanto, no conjunto dos sete meses entre Janeiro e Julho e de acordo com as contas da agência Lusa, o número de novos reformados da função pública totalizou 11.625, com a maioria deles (30 por cento) a pertencerem ao Ministério da Educação.
(...)
Em termos acumulados, os maiores crescimentos absolutos de novos aposentados aconteceram no Ministério da Justiça (mais 433 pessoas) e no Ministério da Educação (mais 330 pessoas).
(...)
O estatuto prevê a aproximação progressiva (ao longo de 10 anos) das regras de reforma do sector privado, elevando a idade legal de aposentação em seis meses por ano entre 2006 e 2015, mas mantendo, durante todo esse período, o tempo de serviço necessário para requerer a aposentação em 36 anos.

A partir de 2015, os funcionários públicos passam a reformar-se com 65 anos de idade e 40 anos de carreira contributiva (em vez dos 60 anos e 36 de serviço).

Esse estatuto também mantém a possibilidade dos funcionários públicos anteciparem a idade de reforma, desde que tenham o tempo de serviço completo, penalizando a respectiva pensão em 4,5 por cento por cada ano de antecipação."

Ver Artigo Completo (Sol)

------------------------
Comentário: Poderão ser boas notícias! Já havia colocado neste blogue, um post, relacionado com as reformas na função pública. No entanto, o facto de existirem muitas colegas a reformarem-se ao longo destes 3 anos, não significa proporcionalidade directa em novas "entradas" no ano lectivo 2009/2010.

Se quiserem saber mais sobre o diploma que regulamenta as aposentações, cliquem aqui.

Se forem realmente curiosos, até podem ver quem se reformou e qual o valor da reforma, clicando aqui.
------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário