segunda-feira, 9 de junho de 2008

Alunos juntos contra os exames.

No Jornal de Notícias de 09/06/2008: "Um movimento estudantil, que se pretende nacional, contra o insucesso escolar está a dar os primeiros passos em Braga com o objectivo de dar voz àqueles que - garantem - estão a ser colocados fora do debate sobre o sector.

A grande luta vai-se centrar na extinção dos exames nacionais. Os alunos apresentam números para justificar esta decisão: "Com a reintrodução dos exames nacionais, o insucesso escolar no 9º ano, passou de 12,5% em 2003/04 para os 21,2 em 2007/08. Este pico na prevalência de reprovações, só tem que ver com a introdução dos exames", garantem.

A estrutura quer agora avançar para a criação de vários fóruns locais, seja por escolas, seja por agrupamentos - com alunos e para alunos - onde estes possam colocar os seus pontos de vista, os seus problemas e apresentar sugestões. Petições, manifestações e outras formas de se fazerem ouvir, estão também entre as possibilidades admitidas.

O movimento quer também que professores e pais participem na discussão.
(...)
Os alunos são unânimes: "Há uma elevada carga de conteúdos relacionados com a memorização e uma nítida falta de relação entre os conteúdos e a vida". Os próprios testes "são mal construídos e estão todos concentrados na parte final do ano, quando já há um cansaço acumulado"."

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

------------------------
Comentário: Vamos ver se este movimento tem pernas para andar. A ideia é boa, mas existe uma elevada probabilidade de ser efémera. Mais cedo ou mais tarde, os alunos que sustentam este movimento estudantil, acabam por sair do ensino (não superior), e se os que se seguem não estiverem motivados, acaba por se extinguir algo que poderia ser um movimento mobilizador de mudança.

Mas nem que seja apenas temporário, só vem enriquecer o já de si empobrecido panorama nacional. Considero este movimento francamente positivo, pois os alunos têm sido sistemáticamente colocados de fora, na discussão das reformas educativas. E por experiência própria, sei que (quase) todos eles têm opiniões relevantes, que deveriam ser levadas em linha de conta. Vamos esperar pelas próximas evoluções.

Se tiverem mais alguma informação sobre este movimento, agradecia que colocassem um comentário.
------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário