segunda-feira, 26 de maio de 2008

Inspecção-Geral vai avaliar 290 escolas no próximo ano lectivo.

No sítio do Sapo Notícias a 26/05/2008: "A Inspecção-Geral de Educação (IGE) pretende avaliar 290 escolas no ano lectivo de 2008/2009, disse à Lusa o Inspector-geral, José Maria Azevedo.

Segundo o responsável, a IGE já enviou uma carta a todas as escolas que ainda não foram avaliadas, convidando-as a dizer se pretendem ou não ser "visitadas" pela inspecção no ano lectivo 2008/2009.
(...)
O processo de avaliação externa das escolas é feito pela IGE e envolve não só alunos e professores, como também os pais e a comunidade em que o estabelecimento de ensino está inserido.
(...)
No ano lectivo de 2006/2007 foi avaliada uma centena de escolas.

No ano lectivo que ainda decorre, o número de unidades de gestão escolar avaliadas subiu para 273.

"Em Portugal existem cerca de 1.200 unidades de gestão", salientou José Maria Azevedo.

"Um quarto das unidades de gestão já foram ou estão a ser sujeitas a uma avaliação externa e os resultados têm sido positivos", disse o Inspector-Geral da Educação."

Ver Artigo Completo (Sapo Notícias)

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Comentário: Para os mais desatentos, os objectivos da avaliação externa das escolas são os seguintes:
. fomentar nas escolas uma interpelação sistemática sobre a qualidade das suas práticas e dos seus resultados;
. articular os contributos da avaliação externa com a cultura e os dispositivos da auto-avaliação das escolas;
. reforçar a capacidade das escolas para desenvolverem a sua autonomia;
. concorrer para a regulação do funcionamento do sistema educativo;
. contribuir para o melhor conhecimento das escolas e do serviço público de educação, fomentando a participação social na vida das escolas.

Concordo com a avaliação externa das escolas (embora discorde de alguns dos critérios utilizados), no entanto, algo aqui "cheira mal". Segundo o Inspector-Geral da Educação, os resultados da avaliação até aqui têm sido positivos. O que em certa medida (e olhando para os objectivos acima), nos permite inferir que a qualidade das prácticas nas escolas e os subsequentes resultados têm sido positivos. Então coloca-se a questão: Se os resultados são positivos porque é que o Ministério da Educação, alterou o modelo de gestão escolar? Qual a argumentação para justificar a fusão do 1.º e 2.º ciclo?

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