quinta-feira, 15 de maio de 2008

Avaliação dos colegas contratados.


Não posso escrever que sei qual o nível de ansiedade a que os nossos colegas contratados estão sujeitos, relativamente à avaliação do seu desempenho docente. Pura e simplesmente não consigo imaginar...

No entanto, tenho de reconhecer o elevado número de emails que recebi para colocar aqui alguns esclarecimentos (relativos à avaliação do desempenho) por forma a atenuar essa ansiedade. Não poderei colocar grandes esclarecimentos, uma vez que eu próprio tenho imensas dúvidas e não consigo encontrar ninguém que as possa esclarecer (provavelmente andamos todos assim).

Embora não sendo nenhuma fórmula milagrosa (agradeço eventuais acréscimos nesta "fórmula" - para tal, escrevam um comentário a este post), o meu conselho é procederem da seguinte forma:

(1) Vão ao sítio da DGRHE, e leiam os seguintes documentos (criem uma pasta no vosso PC e gravem-nos):
(1.1) Decreto Regulamentar relativo à avaliação de desempenho dos docentes, elaborado na sequência do entendimento com as organizações sindicais, e aprovado em reunião de Conselho de Ministros;
(1.2) Textos de Apoio.

(2) Façam o download das fichas de autoavaliação. Podem encontrá-las aqui, juntamente com alguns conselhos (eventualmente) úteis.

(3) Leiam este powerpoint que "roubei" do blog "A Educação do meu Umbigo":





Read this doc on Scribd: avalsimplificada

4) Procurem exemplos de fichas de autoavaliação (e respectivos descritores). O que a seguir podem ver, arranjei no blog "ProfAvaliação":






Nota: Se conseguirem arranjar mais fichas de autoavaliação com descritores, agradeço que as enviem para o meu email (odracirmt@yahoo.com.br), para colocar no Scribd aqui do blog (para o poderem visualizarem vão ao topo do blog, e cliquem no link "Recursos ProfsLusos"). Assim poderão ser partilhadas num único espaço.

Gostava de poder ajudar mais, mas infelizmente não consigo arranjar mais informação. Espero que tudo corra bem. Organizem-se com antecedência, caso contrário, poderão ter surpresas desagradáveis. Estamos muito próximo do final do ano lectivo, e nestas alturas, trabalho é o que não falta.

3 comentários:

  1. Nós contratados tivemos uma reunião com o CE e foi proposto este ano termos todos "apenas" bom,..., no entanto temos que preencher a papelada, grelhas e mais cenas...

    ResponderEliminar
  2. Olá ProfContratado. Muito obrigada pela ajuda em relação à avaliação dos contratados.
    Bom fim-de-semana.
    Isabela

    ResponderEliminar
  3. Na minha escola o CE diz ter pedido esclarecimentos relativamente à nossa avaliação e assim que houvesse novidades fazia uma reunião com os contratados... até á data nada!!

    MR

    ResponderEliminar