segunda-feira, 21 de abril de 2008

Conselho Científico para Avaliação de Professores pede "tempo" para definir estratégia.

No Público de 21/04/2008: "A presidente do Conselho Científico para a Avaliação de Professores (CCAP), que hoje tomou posse, pediu tempo para que este órgão consultivo possa definir a sua estratégia, num apelo essencialmente dirigido aos docentes.

"O conselho precisa de tempo para ter um pensamento estratégico de acção. Não significa descurar o curto prazo, mas não pode cingir-se ao imediato", afirmou Conceição Castro Ramos logo após a tomada de posse de todos os membros do Conselho Científico, que tem como missão acompanhar e monitorizar o novo modelo de avaliação dos professores.

No final da cerimónia, a presidente do CCAP justificou este pedido com "as expectativas criadas nas escolas" e nos professores de que o conselho apresentasse um documento logo após a sua segunda reunião, que hoje decorreu.

"O conselho precisa de tempo para conceber o seu próprio quadro teórico. Não tenho pouco nem muito tempo, mas preciso de tempo", disse aos jornalistas.

Conceição Castro Ramos sublinhou ainda que o conselho não foi criado para intervir directamente no processo de avaliação, tendo antes como missão a sua monitorização e acompanhamento.

Confrontada com a demora na constituição do Conselho Científico, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, disse aos jornalistas que "nunca é tarde" para este órgão começar a trabalhar, frisando que "nada ficou parado".

"Os membros do conselho tiveram a sua primeira reunião há um mês e hoje tiveram a segunda reunião", especificou Maria de Lurdes Rodrigues, adiantando que as escolas estão desde Janeiro a trabalhar no novo modelo de avaliação dos docentes.

Durante o seu discurso na cerimónia de tomada de posse do CCAP, a governante vincou ainda o carácter "totalmente independente" deste órgão consultivo, que "não tem [representado] um único membro da administração"."

Ver Artigo Completo (Público)

------------------------
Comentário: Infelizmente tempo é algo que este Ministério da Educação não dá aos seus funcionários. Não é só o CCAP que necessita de tempo! As escolas necessitam de tempo e os professores também. Aliás, tempo é cada vez mais um "bem essencial" de que todos perecemos! E quanto às escolas estarem a trabalhar desde Janeiro, neste novo modelo de avaliação... Bem... Nem todas! E as que trabalharam fizeram-no sem referenciais que deveriam ter sido publicitados pelo CCAP (lembrem-se que esta é apenas a 2.ª reunião).
------------------------

2 comentários:

  1. OLá, colega!
    Adorei o logotipo: "sou professor: não voto PS!" Vou "copiá-lo para o meu blog, pode ser?" Quem é o autor? Está lindo! Vamos todos pôr esse autocolante nos nossos carros! E nos nossos blogs!
    Ramiro

    ResponderEliminar
  2. A imagem foi criada (por mim) para divulgação. Sinta-se à vontade de a colocar no seu blog. Quanto aos autocolantes, vamos ver o que se pode fazer...

    ResponderEliminar