domingo, 24 de fevereiro de 2008

PRÓS E CONTRAS - O novo ano lectivo perspectiva uma escola melhor?

No sítio da RTP: "O programa "Prós e Contras" e o grande debate regressam às noites de segunda-feira da RTP1. Os sucessivos atrasos nas colocações dos professores são o ponto de partida para uma discussão mais ampla com os principais protagonistas do Ensino em Portugal. Inovação científica, curriculos, gestão, autoridade ou insucesso escolar serão abordados.

Pela primeira vez desde que tomou posse, a ministra da Educação vem a um grande espaço de informação rebater críticas, abordar a reforma no ensino secundário e discutir porque é que o nosso país tem cerca de um milhão de analfabetos. Em contraponto está a República da Irlanda, que figura, recentemente, entre os países com maior taxa de crescimento da União Europeia. Os especialistas financeiros atribuem este sucesso de recuperação económica à aposta do Governo de Dublin na educação.

O programa, conduzido pela jornalista Fátima Campos Ferreira, é um fórum de debate alargado, com especialistas e decisores. São ainda apresentados casos relacionados com o tema, trazidos a estúdio pelo cidadão comum. A discussão parte de uma sondagem da Universidade Católica Portuguesa, é ilustrado por reportagens e conta com a participação dos correspondentes da RTP no estrangeiro. Novidade é a presença do jornalista Adelino Gomes como comentador residente.
Novo ano, vida nova. Vem aí um debate indispensável, porque o défice da Educação e da Ciência pode custar-nos o futuro. "

Ver Artigo Completo (RTP)

------------------------
Bem... Depois de ver vários debates neste programa e de ter visualizado atentamente o último debate no "Prós e Contras", onde a Ministra da Educação esteve presente, é para mim "claro" que existem a favor da Maria de Lurdes Rodrigues mais Prós que Contras. E porquê? Porque Fátima Campos Correia é claramente tendenciosa, e normalmente "pende" a favor dos elementos do governo. Não tive dúvidas aquando do último programa, em que os colegas convidados (a esmagadora maioria - principalmente os membros dos CE´s convidados) e alguns membros de sindicatos diziam que sim a tudo o que a Ministra dizia ou um tímido (muito, mesmo) não. Mas enfim... foram escolhidos a "dedo", por "alguém"...

Claro que não vou conseguir evitar ver o programa (é mais forte que eu), no entanto, não estou à espera de muito... Aliás, não estou à espera de nada, a não ser enervar-me e escrever um ou outro email para o programa, que decerto não será seleccionado para leitura. Deixo-vos, já agora, o email do programa: pros.contras@rtp.pt. Vai ser sem dúvida, mais uma noite de nervos à "flor da pele". O ideal seria conseguirmos fazer uma concentração "à porta" do estúdio, e fazer tanto barulho que lá dentro fosse impossível não o ouvir! No entanto, o isolamento acústico do local, não deve permitir tal "feito"... E quanto à "primeira vez" da Ministra no "Prós e Contras" (conforme anunciado no sítio da RTP), este pessoal tem memória curta...

------------------------

3 comentários:

  1. "...foram escolhidos a "dedo", por "alguém"...

    Se for como o Expresso da Meia Noite vai ser uma noite de frustração!!

    No entanto nada impede de "entupir" aquele mail que tão gentilmente cedeste à malta!!

    A ver vamos...


    Já dizia o puto da compal:

    Já enviaste um mail hj? Pk não?

    ResponderEliminar
  2. De facto, "é agora ou nunca", num post mais abaixo.
    Demorou, mas o descontentamento começa a mostrar-se de forma significativa.

    É em grande parte a professores(as) como o ProfContatado e outros que lutam mesmo quando parecem estar sozinhos, que devemos esta mobilização.

    Agora há que mobilizar ainda mais.
    Tenho que enviar uns mails aos amigos, conhecidos, colegas...

    Obrigada ProfContratado

    (Paula Martins)

    ResponderEliminar
  3. Não estou sozinho... Temos alguns colegas que se empenham (bem mais que eu) nesta luta e que dão a cara! São esses que devem merecer o nosso respeito e apoio incondicional.

    E quanto à ideia de entupir o email do "Prós e Contras"... Vamos a isso! Já tenho mais dois emails na "calha". Só falta fazer mais uns acertos, para diminuir o sarcasmo...

    ResponderEliminar