segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Estamos a ser "queimados"...

Prova de ingresso na carreira docente... Avaliação do desempenho docente... Escola a tempo inteiro no 2.º ciclo (com a inerente redução do pessoal docente)... Transferência de competências (como a contratação e colocação de docentes)... Novo modelo de gestão escolar... E muito, muito mais, num prazo tão curto... Tão curto que não nos permite compreender e assimilar com um mínimo de coerência tanta "revolução" na educação.

Para piorar o "estado de sítio" a que as escolas estão a ser sujeitas, e não obstante das inúmeras intervenções infelizes de membros do governo (Ministra da educação "à cabeça"), temos um grupo de "lacaios" a contribuir para o agudizar de uma situação, que já por si é de extrema fragilidade.

Já todos atingimos o "ponto de ebulição"! Já estamos totalmente fartos e exaustos de tanto autismo, de tanto absolutismo, de tanta presunção, de tanta falsidade, de tanta incompetência... Não existem providências cautelares que nos valham, não existe nenhum orgão social que nos auxilie. Se não formos nós a delinearmos uma estratégia, ninguém (mesmo, ninguém) nos vai ajudar a combater esta autêntica "incineração" da educação. Mas o quê? E de que forma? Somos tão desunidos... Somos tão egoístas... Estamos num verdadeiro "beco" sem saída!


Música dos "The Cure" (Tema: Burn).

6 comentários:

  1. sim....essa expressão é sem dúvida a mais sentida...."um beco sem saída..."
    mas será que não vale a pena "atirarmos o chapéu para o outro lado do muro e ir lá buscá-lo?" não sei o que posso fazer.....mas estou disposta a ajudar em tudo o que for preciso...trabalho no privado, mas acredite que vivo toda esta angústia e todo este processo de uma forma muito intensa...não sei o dia de amanhã...e antes disso sou humana...e dói-me sentir que o mundo se está a desmoronar para algumas pessoas...
    Contem comigo.

    ResponderEliminar
  2. Só mesmo uma opção mt radical pode mudar isto. Mas o facto de a nossa classe ser tão desunida, penso que se calhar nem assim lá vamos.
    Em relação à prova de ingresso, já dei a sugestão de ninguém a ir fazer... enquanto esta se basear nestes moldes... suicidas.

    Agora... é preciso divulgação... e que pelo menos 90% dos que vão fazer a prova aceitem fazer isto.

    Mas tenho mtas dúvidas...

    P.S. - excelente escolha musical!!!

    ResponderEliminar
  3. Só vejo uma opção.... Criar uma organização terrorista e partir a cara à milu... pelo menos. É um pouco violento, mas... é o que me vai na alma.

    ResponderEliminar
  4. O problema não é a Maria de Lurdes Rodrigues... Mesmo que esta "senhora" fosse substituída, quem define as políticas educativas acaba por ser o Sócrates.

    A Ministra é uma parte do problema (é quem dá a face), mas a questão é bem mais complexa. É claro, que esta "senhora" (tal como os membros do governo que a acompanham) foram escolhidos a dedo. Ou acham que o Sócrates não sabia o que estava a fazer quando a convidou?!

    Quanto a iniciativas... Existe sempre alguém que as boicota! O problema é mesmo esse.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Devemos antes de mais aumentar a nossa contestação ainda mais...

    - Usar mais a net
    - Fazer vids de declarações dos nossos Politícos em que se contradizem...
    - Fazer vigílias...


    Para mim a cereja no TOPO do bolo:

    - PARAR de dar aulas...Simplesmente não leccionar durante uma SEMANA!!

    Isso era o meu sonho...

    ResponderEliminar