segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Aconselhável...

Aconselho que os colegas visitem de forma regular o Fórum da DGRHE, relativo à Avaliação do Desempenho. Existem algumas dúvidas colocadas por elementos dos Conselhos Executivos, extremamente pertinentes. As respostas é que já nem por isso... Seguem-se dois exemplos, que retirei do fórum.



> abandono
por Agrupamento Ruy Belo CEI - Domingo, 10 Fevereiro 2008, 15:23
Como é que um professor que não é DT, prova que influencia ou não um aluno que pode ser conotado como um aluno em abandono?

> Re: abandono
por r dgrhe - Quinta, 14 Fevereiro 2008, 17:49
O trabalho de redução do abandono escolar passa por uma política de escola, nesse sentido inscrita num projecto educativo próprio, sendo o projecto curricular de turma uma das mais importantes dimensões da sua implementação. O professor mesmo não sendo director de turma tem trabalho em equipa com os outros professores do conselho de turma e com os alunos, trabalho esse que pode ser descrito e fundamentado.



> avaliação docente contratado
por Agrupamento Ruy Belo CEI - Domingo, 10 Fevereiro 2008, 15:28

Um docente contratado que faz a prova de ingresso e tem menos de 14 e na avaliação do desempenho tem Bom. Como fazer?

> Re: avaliação docente contratado
por r dgrhe - Quinta, 14 Fevereiro 2008, 17:57

Na prova de avaliação de conhecimentos e competências, a classificação inferior a 14 valores numa componente da prova é eliminatória, pelo que o candidato não estará em condições para o exercício da docência. Logo a avaliação do desempenho docente não se lhe aplica, pois não será professor.

6 comentários:

  1. Questões muito pertinentes, sem dúvida.
    Já os "critérios" de avaliação apontados são no mínimo ambíguos.

    Avaliação de desempenho de BOM.
    Mas se tiver menos de 14 numa das componentes da prova, não está apto para a docência!

    Então a avaliação de desempenho não será justa e não terá por objectivo premiar o mérito? (É o que se tem ouvido dizer por parte do nosso mui querido Ministério)

    Seria interessante poder cruzar a avaliação de desempenho com as notas das componentes da prova. Será que os casos de grande discrepância em ambas as avaliações seriam muito raros? Haveria boa correlação entre elas?

    ResponderEliminar
  2. Uma enorme incongruência, a necessitar de ser amplamente divulgada pela comunicação social. Não existe um fio condutor nesta avaliação que não seja a contenção orçamental e a prova de ingresso na carreira vem demonstar precisamente essa contenção.

    Podemos ter muito mérito na escola, mas se a avaliação nas componentes da prova for inferior a 14, já nem professores somos...

    Sinceramente... Palavras para quê?!

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que as pessoas andam a fazer "orelhas moucas"..pensam que isto irá passar com o tempo...


    A verdade....É que não!!

    ResponderEliminar
  4. Prof Contratado podes colocar o link desse Fórum...não sabia da sua existência!!

    ResponderEliminar
  5. O link do fórum da DGRHE encontra-se disponível na secção "Placard" deste blog. Mas se fores ao sítio da DGRHE e clicares em "Avaliação do Desempenho" também vais lá ter...

    ResponderEliminar
  6. O mais engraçado é que tenho ideia que este governo vai lá ficar novamente. Descobri recentemente que o povo português é sado-maso.

    Chicotes malta?

    ResponderEliminar