quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Infelizmente...


... é uma verdade incontestável! Já por diversas vezes, li comentários de colegas a reclamarem que colocavam questões na "sala de convívio", mas que ninguém respondia às mesmas. Como os colegas devem compreender não consigo procurar notícias para colocar aqui no blog, elaborar comentários, ler a legislação para dar respostas aos colegas, exercer a minha profissão e ter vida pessoal, e para além disso elucidar eventuais questões. Sou organizado, mas o tempo não "estica"...

Já há algum tempo, referi aqui que uma das principais razões que me desmotivam a continuar com o blog "Professores Lusos" é a ausência quase total de comentários. Dá-me algum trabalho a procurar notícias para as colocar aqui, e se o faço, é quase puramente por razões altruístas e de certa forma para tentar implementar alguma união... Nem que seja apenas "virtual"! No entanto, verifico que muita gente vem aqui procurar informação mas não procura partilhá-la... Por vezes fico à espera de uma "palavra amiga" expressa num comentário, que sei que não vai chegar. Porquê? Não sei... Mas qualquer justificação "soa-me" a desculpa. Por este motivo, quero aqui deixar o meu agradecimento àqueles poucos que ajudam a esclarecer eventuais dúvidas e que partilham informação com alguma frequência.

As visitas são imensas, mas a participação é aproximadamente nula. Agora a acrescentar a este facto, vejo com grande desagrado que muitos colegas vêm apenas aqui procurar informação, mas não se dão ao trabalho de elucidar eventuais dúvidas que vão surgindo. Eu sei que algumas dessas dúvidas reflectem a ausência de leitura de alguns documentos (por mim considerados) obrigatórios... No entanto, acho que não custa muito dar uma "ajudinha"! Por vezes, tão preciosa...

Começo a ficar cansado... Começo a concluir que este blog não cumpre alguns dos objectivos para que foi criado... Começo a verificar que a informação que aqui coloco, posso apenas lê-la eu... Porque não ser egoista?! Começo a ponderar seriamente adoptar uma "postura" radical àquela que até hoje tomei com este blog. Fico com mais tempo livre para mim e fico a saber exactamente o mesmo. Já ganhei alguns amigos graças a este blog e também posso afirmar que já tive bastantes alegrias com algumas "coisas" que por aqui se passaram! Mas cada vez mais, este blog me faz lembrar as salas dos professores repletas de seres humanos egoístas.

Durante os próximos dias (ou eventualmente semanas) vou ponderar seriamente terminar com este projecto pessoal, como tal, não irei colocar nem mais uma notícia, nem mais um comentário, nem mais um link... Peço desculpa a todos os colegas que aqui vêm com frequência e que costumam ajudar-me neste blog (através da colocação de respostas, comentários, etc.), e aos quais nunca tive oportunidade de agradecer. No entanto, quero expressar aqui o meu obrigado.

Da próxima vez que colocar aqui um post será para vos informar da continuidade ou da interrupção definitiva deste blog. Custou-me imenso redigir este "lamento", mas tinha mesmo de ser... O desgaste psicológico tornou-se para mim insuportável! Um grande abraço para todos vocês!

37 comentários:

  1. Conheço este blog há relativamente pouco tempo. Mas o tempo suficiente para ver a sua importância. Também eu tenho um blog sobre o mesmo assunto, e também lá os comentários são muito esporádicos. Já fico contente por saber que há alguém que lê... Mas percebo-o perfeitamente. Existem muitos assuntos que basta um esforço de cada um para se estar informado, como ler alguns documentos públicos. Mas digo-lhe uma coisa, não desista! Por aqueles, mesmo que poucos, que acreditam naquilo que faz.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. POR FAVOR NÃO NOS ABANDONES!
    O TEU BLOGUE É SEM DÚVIDA UMA REFERÊNCIA IMPORTANTE PARA TODOS OS PROFESSORES!
    FORÇA... NÃO DESISTAS!
    OS COMENTÁRIOS SÃO UM INCENTIVO... MAS, O MELHOR INCENTIVO É SABERES QUE ÉS UM HOMEM IMPRESCINDÍVEL, PORQUE LUTAS TODOS OS DIAS (COMO DIZIA BRESCHT).

    UM ABRAÇO SOLIDÁRIO.
    ANA DO http://naoabdico.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Boas.

    Espero sinceramente que voltes... para ficar. Este teu espaço é muito importante para todos. E ultimamente mais ainda, pois a Educação em Portugal está a tomar contornos anedóticos e incompreensivéis.
    Por isso, e pk num momento delicado como este, é imperativo que estejamos todos unidos e a remar para o mesmo lado.

    Mas compreendo perfeitamente a tua frustação e percebo se queiras acabar com o blog. Mas acredita que ele tem sido uma VERDADEIRA AJUDA para todos.... e acima de tudo é um espaço reconfortante, pois é bom ver que não estamos sozinhos neste momento dificil.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Caro colega,
    Ninguém imagina o trabalho que é construir um blog/site desta natureza. Acredito que às vezes bastava como retributo uma palavra de incentivo. Há alguns anos que acompanho o blog e ninguém imagina o auxílio que é para quem está numa profissão cheia de leis, papéis, pequenos detalhes em que os próprios alunos (a razão da nossa existência) parecem não existir. Temos um país cheio de problemas educativos - por tal não vá o colega criar agora um problema existencial a quem aprecia e dá valor ao seu trabalho.
    Aqui vai um valente abraço e um bem haja pelas horas dedicadas.

    ResponderEliminar
  5. Este foi o primeiro blog que nos abriu os braços e continua a ser um dos principais focos de informação útil sobre educação em Portugal.
    Terás sempre o Apoio do Viver a Mexer...
    "quem vive sem lutar não entende o que é viver, pois mesmo que se morra a lutar acabará por vencer"

    ResponderEliminar
  6. Já ouvi eu dizer em muitas ocasiões que mais vale poucos mas bons. Pelas tuas palavras fizeste bons amigos tb. Pela minha parte vou tentar fazer mais do que fiz.
    Compreendo a tua frustração, mas pelos poucos, não desistas.
    FAZES FALTA!!!
    Um abraço
    Ju

    ResponderEliminar
  7. Mais uma vez faço "meia culpa"... Porque sou um visitante assíduo do teu blog e raramente faço comentários. Utilizo-o porque sei que tudo o que é notícia, novidades, legislação, etc está neste teu Blog que como já disse anteriormente "é um verdadeiro serviço público". Peço que continues a partilhar este teu espírito solidário... Sei que já nem sequer és Prof. Contratado o que só enaltece a tua postura de ajuda a nós profs contratados. Dizem na "minha escola" que sei sempre tudo do que é novo e eu respondo sempre para visitarem o teu blog pois lá está TUDO o que precisamos saber.
    Sei que somos todos uma classe egoísta, que só pensamos nos nossos interesses e que nunca seremos unidos nas causas que o deviamos ser... Mas há sempre alguém diferente, com espiríto e INICIATIVA que quer alterar tudo isto.
    Por estas e muitas outras razões apelo que continues este teu Blog na certeza que por mim terás mais feedback do que tenho dado.
    Obrigado
    Alexandre

    ResponderEliminar
  8. Não há dia em que não passe por aqui. Peço desculpa por não deixar comentários. Continue com o seu trabalho que é altamente importante na divulgação od que se passa.

    ResponderEliminar
  9. Caro amigo...

    Não há dia nenhum que não venha visitar o seu blog, apesar de o conhecer há meia dúzia de meses. E foi com grande tristeza que li este seu post...

    A verdade é que também não tenho contribuído, nem colaborado, nem agradecido...mas acredite que está presente nas minhas orações...

    Prometo tentar mudar a minha atitude...se ainda for a tempo...e acredito que a sua alma não é nada pequena....e que portanto...vai continuar a valer a pena!
    Força e coragem...


    Obrigada.

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    Há pouco tempo que conheço este blog mas a partir desse momento não há um dia que não passe por cá, para quem está a começar este blog é muitíssimo importante!
    Se terminares, o meu muito obrigada! Se reconsiderares e continuares ainda mais te fico agradecido! Força, há poucas pessoas como tu, tão altruístas.
    Desculpa nunca ter deixado nenhum comentário!
    Ângela

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Há pouco tempo que conheço este blog mas a partir desse momento não há um dia que não passe por cá, para quem está a começar este blog é muitíssimo importante!
    Se terminares, o meu muito obrigada! Se reconsiderares e continuares ainda mais te fico agradecido! Força, há poucas pessoas como tu, tão altruístas.
    Desculpa nunca ter deixado nenhum comentário!
    Ângela

    ResponderEliminar
  12. Colega...
    Sempre que tenho algum do meu (pouco)tempo disponível procuro este blog. Faço-o sobretudo pela elevada qualidade e conteúdo dos posts e, também, pela garnde facilidade de afliação às ideias que vão sendo transmitidas.Reconheço a minha 'mea culpa' por não participar nos comentários. Agradeço sinceramente ao responsável por este blog toda a informação que pude recolher e lamentar profundamente , caso, opte pelo seu fecho.

    ResponderEliminar
  13. Boas noites,conheço este blog já a algum tempo e é por ele que me actualizo, desde já agradeço o seu esforço, empenho e a sua preocupação para com nós!Sou do Norte e estou a contrato na Capital, os sindicatos dos professores são de extrema importância (sim eu sei)contudo quando preciso de alguma informação aqui na capital as pessoas não são simpáticas(não querendo ofender ninguém)mas infelizmente é verdade!Assim sendo, venho por este meio pedir ou melhor implorar para que não acabe com este blog, provavelmente existe Professores e Educadores que estão na mesma situação que eu!Por favor reconsidere!Sei que faz a diferença entre muitos!Continue, não desista!
    Precisamos de pessoas como você!
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  14. Estamos de luto... mas agradeço tudo o k o profcontratados fez durante pelo menos os dois anos em k o acompanhei. Voltes ou não... eu compreendo qualquer decisão, mas só queria dizer: OBRIGADA!!!!
    NOKAS

    ResponderEliminar
  15. Para ser grande, sê inteiro:
    nada teu exagera ou exclui.
    Sê todo em cada coisa.
    Põe quanto és no mínimo que fazes.
    Assim em cada lago a lua toda brilha,
    Porque alta vive.

    Ricardo Reis, Odes

    Qualquer que seja a opção que tome... continue a seguir esta máxima. Obrigada!

    ResponderEliminar
  16. ProfC,
    também já passei por essa fase n'O Cartel, como bem sabes. Mas já me apercebi que o nosso tempo é pouco e às vezes escrever um comentário leva tempo que não se tem (ou que se acha que não se tem).
    Não te guies pelos comentários, guia-te pelas visitas que é o número de pessoas que ajudas todos os dias.
    Há também muitas vezes situações em que os comentários seriam tão óbvios, que até se tornam desnecessários, a não ser que queiras muitas asneiras no teu blog a comentar a política educativa.
    Tira um tempo, reflecte, decide.
    bjs da tua amiga

    ResponderEliminar
  17. professor contratado....

    compreendo a frustação de não existir feedback deste trabalho excelente, mas fica desde já a minha sincera opinião: é importante mantermos este espaço que faz com que os contratados não se sintam tão sozinhos e desamparados. Como estou numa escola em que a grande maioria dos professores é dos quadros e não faz a mínima ideia das angústias dos professores contratados é, para mim, fundamental este tipo de espaço onde de alguma maneira posso sentir que faço parte de um grupo com as mesmas questões e indignações... por favor não nos abandones....e todos juntos (sim porque acredito na união)....fazemos a diferença - tu mais do que ninguém

    de alguém que valoriza (e muito) o teu trabalho

    Ana

    ResponderEliminar
  18. R, Aka, prof Contratado:

    Não abandones todos os que contam com a tua preciosa ajuda. Este blog serve de elo de união entre uma classe de amplamente discutida desuniao. Sejam eles contratados ou ex-contratados.
    Aqui ha sempre noticias frescas, uma palavra de consolo e até aposto que muita gente não comenta porque se revê inteiramente nos teus desabafos. O teu trabalho é sempre, de algum modo valorizado, mesmo pelos que comentam em silêncio. Eu sou daquelas que o fazem. E venho aqui diáriamente.

    Este blog permitiu-me conhecer-te e admirar-te o teu trabalho, mesmo antes de ter o prazer de privar diariamente contigo. E garanto-te que a convivência so fez aumentar a certeza da tua competência profissional extrema.
    Ha muitos que se calam e vivem com indiferenca. Mas desses não reza a história.

    Um besito! Bom "descanso"!

    Ana B.

    ResponderEliminar
  19. Olá ProfContratado!
    Conheço o teu blog desde o seu início. Faço parte dos professores que o visitam assiduamente e que raramente deixam comentários. Neste momento "apenas" digo MUITO OBRIDADA. Espero que a tua decisão seja pela continuidade...
    Isabel

    ResponderEliminar
  20. Espero que decidas continuar com o teu Blog que permite esclarecer dúvidas acerca das mudanças profundas que a profissão docente atravessa. Recomendei-o a todos os meus colegas contratados porque está sempre actualizado. Não deixes de actualizar o teu blog porque é essencial para todos os professores contratados. Um grande abraço e continua a lutar ao nosso lado!!

    ResponderEliminar
  21. Junto a minha voz a todos os quantos comentaram anteriormente. Precisamos do blog Profs Lusos diariamente actualizado... É uma referência, uma ajuda, um manual de acompanhamento do ano lectivo e acima de tudo é um espaço comum para todos os profs contratados. É verdade que os comentários são poucos mas também é verdade que o número de visitas que tens dá ao teu blog uma importância utilitária única no cenário virtual educativo. Qualquer que seja a tua decisão deixo aqui um abraço de apreço por tudo o que tens feito...
    Gostaria ainda de sugerir que houvesse um encontro anual?! para todos os utilizadores do teu blog se pudessem conhecer e quem sabe criar um Movimento Educativo comum de defesa efectiva dos nossos interesses.

    ResponderEliminar
  22. Olá.
    Há já alguns meses andavas triste com esta mesma situação e já na altura te deixei uma mensagem pelo apreço e gratidão que te tenho. Sou seguidora desde o outro blog, profcontratado, já há muito tempo, como vês.... Nem sempre deixo comentário, são raras as vezes que o faço. Mea culpa....
    Mas sabes a importância que tens na vida de todos os que te visitam diariamente, semanalmente....
    A sala de convívio é um espaço espetacular, em tempo real, em que há sempre imensos participantes. E é óbvio que mais numas alturas que noutras, mas isso é normal...... Na altura dos concursos, das cíclicas, lembro-me de ter que abrir a parte das mensagens antigas, porque eram tantas as pessoas a deixar mensagens que não conseguia ler tudo seguido. Chegámos a ser mais de cem online.... E o número de visitantes, hein?
    Não desmotives, és uma ajuda imensa, um site de referência para milhares de nós....E não te vás abaixo porque se este blog deixar de existir vamos ficar muito tristes e desconsolados.
    Muito obrigada por tudo, e força....

    Sónia B.

    ResponderEliminar
  23. ProfContratado

    O blog fará muita falta, caso deixe de existir. Mas acredito que o esforço seja demasiado. Não peço que fiques porque seria egoista.

    Independentemente do blog, custa-me "ver" o desânimo crescente com o ensino por parte de um lutador que costuma ter sempre palavras de ânimo para com os colegas que por aqui passam. Tal como vejo noutros bons professores.

    Espero sinceramente que comecem a surgir alguns sinais de melhoria, ainda que pequenos.

    Continuação de um bom trabalho no ensino.
    Um abraço,

    Paula Martins

    ResponderEliminar
  24. Não imaginas a falta que me faz, abrir a página dos Prof Lusos e ficar a par de todas as novidades...ainda mais nesta altura de mudanças, em que tudo parece complicar-se e a motivação para continuar a ensinar se abala...Compreendo-te perfeitamente e peço desculpa por ser daquele grupo que quase nunca comenta nada... Mas OBRIDADA por me teres feito companhia enquanto esperava pelas ciclicas, que nunca mais saiam... pelas tuas palavras sempre positivas em relação às mudanças, por desejares boa viagem...não sei exlicar como tudo isto é importante pois, ao mesmo tempo sinto-me egoista...Tu tens tido muito trabalho, tens feito bem a muitos professores....agora tu é que tens que avaliar se vale a pena continuar ou não...às vezes, penso que o mais importante é a intenção com que fazemos as coisas....claro que é o reconhecimento que dá energia para continuar...
    Muitas felicidades pessoais e profissionais! OBRIGada por tudo...REspeito a tua decisão, mas, no fundo...ficaria feliz se voltasses...
    Tudo de bom!

    ResponderEliminar
  25. ...Já aprendi muito contigo!

    ResponderEliminar
  26. Conheço o seu blog quase desde o início. Parabéns pelo mesmo. Não deite por terra um projecto com esta qualidade. Por favor. Tire as férias que considere necessárias, mas dê continuidade a este blog.
    O meu grande muito obrigado.
    Eduardo Lopes

    ResponderEliminar
  27. Olá!
    Eu sou uma daquelas colegas que visito sempre o teu blog, sem dúvida que fazes um trabalho maravilhoso. Por favor não desistas, vamos todos fazer um esforço por comentar mais os teus posts.
    Abraço

    ResponderEliminar
  28. Sentimo-nos ainda mais sós sem o teu apoio... Precisamos de estar actualizados porque com este ME tudo é possível.
    Mas compreendo a tua posição e qualquer que seja a tua decisão.

    Colega Contratado

    ResponderEliminar
  29. Já todos disseram td. Mas com tanta alteração, tanta indignação, só falta ficar s o meu blog favorito. Tento estar sp em "dia" com a legislação e informar os colegas, mas recorro mts vezes a este blog p tirar dúvidas. Ñ te arrependas do bem que fazes. Espero q voltes. Eu vou continuar a participar e a tentar responder aos colegas da sala...
    Obrigada por tudo.
    SB

    ResponderEliminar
  30. Também eu quero deixar aqui o meu apreço pelo teu blog. Neste ambiente de desalento todos estamos meio perdidos...
    Obrigada pelo tempo dispensado para todos nós, este blog tem sido muito importante.
    AS

    ResponderEliminar
  31. "...Mas cada vez mais, este blog me faz lembrar as salas dos professores repletas de seres humanos egoístas..."
    Disseste tudo amigo!

    ResponderEliminar
  32. só li o último texto mas custa-me que alguém se sinta cansado e prestes a desistir... nunca percebi porque é que os professores são tão empenhados com os nossos alunos e tão pouco colaborativos entre colegas... porque será que não percebemos que "o todo vale muito mais do que a soma das partes"? O que podemos fazer para melhorar o mundo?
    seja qual for a decisão: felicidades....

    cpts
    vera

    ResponderEliminar
  33. professora contratada...

    Confesso que sou uma das visitas assiduas deste espaço, apesar de ser a primeira vez que o estou a comentar, "mea culpa".
    Compreendo a sua desilusã e independentemente da decisão que tomar quero agradecer e elogiar o seu contributo e o seu empenho em criar um espaço tão importante para todos nós.
    Numa altura tão delicada da nossa profissão penso que é tempo de nos unirmos de vez pois como diz o ditado "a união faz a força" e sinceramente isso é algo que nos falta!

    Obrigada por tudo e espero sinceramnte que volte
    Margarida

    ResponderEliminar
  34. Volta,volta,volta!!!






    PLEASE

    Sentimos a tua falta!!!

    ResponderEliminar
  35. http://www.petitiononline.com/cadoc12/petition.html

    ResponderEliminar